segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

BENFICA VENCE NA MADEIRA - Num jogo muito complicado.

    Devo dizer que não segui o jogo com a atenção devida, pois onde me encontrava, obrigou-me a tentar ver o jogo pela net, com paragens que chegavam a ser enervantes, por isso não posso fazer uma análise ao jogo como gostaria, deixando aqui algumas ideias vincadas, à vossa consideração.
    Contudo, já tive oportunidade de ver os resumos e sinceramente, não entendo os motivos para tantos protestos do Pedro Martins e seus pares, na expulsão de Olberdam, nada a dizer, duas entradas a justificarem plenamente os amarelos, em relação aos restantes amarelados, quem vai retirar elevados dividendos e o Porto e mais ninguém, em relação ao golo, a questão que fica é que só por muita má fé se pode contestar a sua legalidade, não há nem de longe nem de perto qualquer fora de jogo no lance.
   Em relação à contestação a uma possível falta de Aimar sobre Peçanha, torna-se ridículo o protesto, porque o erro não dá mais que um lançamento de linha lateral, ou seja, permite todo e qualquer posicionamento do adversário, dando-se início a um novo lance, se vamos protestar questões destas, qualquer dia, dizemos que sofremos um golo porque 20 minutos antes o árbitro não assinalou uma falta, portanto é uma desculpa ridícula justificar o golo do Benfica por um lance que nada tem a ver com a jogada do golo.
   MARÍTIMO 0 BENFICA 1 - Foi um jogo, tal como se previa, complicado para o Benfica, o seu adversário está efectivamente num bom momento, cheio de confiança e como tal isso só valoriza o triunfo do Benfica.
     Queixam-se alguns, com um nível de exigência tremendo, que o Benfica não jogou bem, concordo, efectivamente do que vi, posso concluir que não foi um jogo muito conseguido, mas não deixa de ser verdade que o Benfica no geral foi melhor e justificou o seu triunfo, mas mais importante ainda, é ver a equipa a ganhar a adversários complicados, por ventura no ciclo de jogos para o campeonato mais difícil, Braga fora, Sporting em casa e Marítimo fora, quando efectivamente não está no seu melhor momento e os campeões fazem-se exactamente assim, quando conseguem vencer nos seus momentos de forma menos favoráveis.
   Depois, parece que por vezes as pessoas se esquecem que há adversários e que estes têm o seu mérito, o Benfica conquistou 3 pontos num campo em que os seus mais directos rivais, terão também muito dificuldade em ganhar, tudo isto, valoriza ainda mais esta importante vitória.
   Na ante visão deste ciclo iniciado em Braga, eu tinha dito que seria muito importante o Benfica conseguir pelo menos 6 pontos, conseguiu 7, tinha ainda dito que era importante após estes 3 jogos, que a equipa se mantivesse em posição de discutir o título, que mesmo não sendo líder, teria de ficar a uma distância pontual que o deixasse na luta, pois bem a equipa saiu deste ciclo na frente do campeonato, posto isto, o que querem mais os adeptos do Benfica, goleadas?
    Meus amigos, eu quero é ganhar, quero é ver que este Benfica, mesmo longe da sua melhor forma consegue vencer e isso sim é de extrema importância e o que mais importa realçar.
   Concluindo, o Benfica após um Novembro e Dezembro terríveis, passou em 1º lugar o seu grupo da Liga dos Campeões, continua na frente do campeonato, lamentando-se a eliminação da Taça, pode haver quem não esteja, mas eu estou contente e orgulhosos da minha equipa e só lamento que ela não seja merecedor por parte dos do costume de mais confiança e apoio, porque noutras alturas, a onda vermelha já estava em marcha e julgo que é o que falta para catapultar a equipa para outros patamares, porque infelizmente os jogadores não estão a sentir o apoio e o carinho dos seus adeptos, se o sentirem, imaginem até onde ela poderá ir.
   À semelhança do jogo do Benfica, também não segui convenientemente os jogos dos seus mais directos adversários, mas a verdade é que também eles tiveram muitas dificuldades para vencerem os seus jogos, que diga-se, eram em teoria de um grau de dificuldade bem menor e não vejo nos seus adeptos tantas críticas como nos nossos.
   Pelo que li e pelo resumo que vi, o Sporting esteve num plano aceitável na 1ª parte frente ao Nacional, jogou mais, teve algumas situações de perigo, embora com poucas oportunidades efectivas de golo, justificando plenamente a vantagem no marcador ao intervalo.
   Na 2ª parte, parece que houve mais Nacional, equipa que assustou e muito o Sporting, obrigando Patrício a intervenções valorosas e enviando uma bola à barra, tendo inclusive o próprio Domingos assumido que há vitórias assim, sofridas e que o Sporting teve alguma felicidade no jogo.
   Como atenuante perfeitamente justificável, as muitas ausências de peças importantes na equipa, nomeadamente no seu meio campo, o qual naturalmente se ressentiu e muito das ausências de Rinaudo e Schaars, 2 jogadores muito importantes na manobra da equipa, mas o mais importante foi conseguido, a obtenção dos 3 pontos.
   Para a equipa do Sporting, segue-se após um ciclo de jogos favorável, um ciclo mais complicado e é aqui que a equipa leonina vai ter de provar a sua rela valia, até porque sabe que está a 4 pontos da liderança e que por exemplo o Benfica, terá agora em teoria um calendário bem menos exigente.
   Já o Porto em Aveiro, teve também muitas dificuldades, embora com o mérito de ter recuperado de uma desvantagem no marcador, ante um Beira - Mar, que foi perdendo força ao longo do jogo.
    A verdade é que o Porto apesar de ter justificado os 3 pontos, viu na última jogada do encontro, os aveirenses falharem um golo absolutamente incrível e de baliza escancarada, o que poderia ter sido um tremendo rombo nas suas ambições, neste caso valeu a chamada estrela de campeão, é que não é muito normal falhar-se um golo daquela maneira.
   Portanto, o futebol hoje é complicado, os adversários existem e complicam e no fundo, este fim de semana trouxe imensas dificuldades aos principais candidatos ao título, mas todos eles conseguiram o mais importante, o triunfo.
 

6 comentários:

troza disse...

Excelente post Jotas.

Eu achava que o mínimo eram 7 pontos e, por isso, estou contente, tendo nós falhado no único jogo possível (Braga... se bem que deviamos ter ganho).

BR disse...

A diferença é que contra o benfica toda a gente chora e reclama...
Contra o foculporto e sporting perdem, comem e calam... é como se fosse já um resultado assumido...
É o futebolzinho que temos...

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Caríssimo Jotas, no global concordo e subscrevo o teu Post!

Só mais uma nota: o Benfica já defrontou as 4 equipas que estão nos primeiros lugares da Liga Zon Sagres: FC Porto, Sporting, Braga e Marítimo; O Porto só jogou com Braga e Benfica, falta-lhe jogar com o Marítimo e o Sporting: O Sporting falta-lhe jogar com Porto e SC Braga;

Na segunda volta do campeonato o nosso Benfica recebe na Catedral:
Porto, Braga e Marítimo;

O Porto desloca-se à Luz, a Braga e à Madeira;

O Sporting vai à Madeira e ao Dragay....

Espero que as exibições melhorem mas, mantendo esta performance, estamos no bom caminho para o 33.º!!

Glorioso Abraço!!

Carlos Alberto disse...

O Jotas coloca (como sempre) as coisas na perspectiva certa... o resto são azias de adversários e inimigos

UnumSLB disse...

Contam-se pelos dedos da mão o "bloguistas", que como diz o Carlos Alberto põem as coisas em perspectiva. Eu diria uma lucida perspectiva!

Caro Jotas, és um deles e sendo um elogio é mais que merecido!

Abraço Glorioso!

carlos disse...

Só para referir que as baixas do sporting são:

Rodriguez, Matias, Schaars, Rinaudo, Izmailov e Jeffren? Se serão todos titulares não digo, mas 4 a 5 são titulares, e só nos podemos queixar do nosso departamento médico para não estarmos mais à frente.

Aliás senão vejamos comparando com os maiores clubes nacionais, e verificando as baixas gostava de ver o porto sem:
Rolando( Rodriguez mlr central do sporting) Fernando(Rinaudo mlr trinco do scp) Moutinho(o Schaars do scp) James( o Jeffren do scp) Defour(o Matias do scp) e outro grande jogador qualquer do porto que esteja ao nivel de izmailov.

Benfica:
Luisão(Rodriguez) Javi(Rinaudo) Witsel(Schaars) Aimar(Matias) Gaitan(Izmailov) e Bruno César(Jeffren) à sua escala obviamente que luisão é mlr central e Javi melhor trinco, para o sporting temos 6 baixas sendo os melhores jogadores nas referidas posições.

Em relação a jogos o Sporting tem tido muitos jogos seguidos sem poder rodar estes 6 jogadores ou 5 tirando schaars, ou seja temos de jogar sempre com os mesmos, mas continuo a dizer o nosso objectivo é o terceiro lugar e estou muito contente em manter este lugar, e o maritimo distanciou-se o que para o Sporting foi bom.

Para o ano falamos, agora também gostava muito de ganhar a taça, mas o maritimo é uma equipa muito dificil em provas de 1 jogo, e prova disso já ganhou este ano ao Sporting e Benfica. E veremos o que fará co Porto.

O BENFICA GANHOU LIMPINHO. Quero aqui referir, logico que ha falta de aimar mas é de má fé falar em faltas, mesmo as que dão golo

 
Adaptado por Blogger Benfiquista