quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

BENFICA GARANTE 1º LUGAR - no grupo onde o Manchester caiu.

    Não foi de facto um jogo muito conseguido do Benfica, mas garantiu o essencial com um golo, mais um, daquele que continua de forma incrível a ser assobiado na Luz, Cardozo, já não se pode dizer que quem o assobia é ignorante em matéria de futebol, é já um ato de pura estupidez e quem o pratica é apenas estúpido e nada mais.
    Há também algumas pessoas que por puro delírio querem colocar o Benfica num patamar em que efectivamente não está, ou seja, acha que a equipa tem sempre a obrigação de golear seja contra quem for, uma barbaridade,  quer se queira quer não, esta equipa é boa, forte, mas não sejamos líricos, está longe de ser uma super equipa e não pode ombrear com outros tubarões da Europa do futebol, há que ser realista e tomaram outros que a sua equipa acabasse um grupo da Liga dos Campeões em 1º lugar e sem derrotas e esse é um facto.
   Relembro que ao contrário do que se pensava e porque nós adeptos jogamos muito com os nomes, este grupo foi difícil, porque houve um grande Basileia e a prova é que o Manchester United, vice- campeão europeu, foi relegado para a Liga Europa em detrimento de uma surpreendente equipa Suíça e não fora uma grande performance nos jogos fora do Benfica, hoje não estaria nos 1/8 de final.
    Relembrar ainda os mais críticos e por ventura menos atentos, que apesar de se notar muita ingenuidade e alguma falta de categoria nesta equipa romena do Otelul, a verdade é que em 6 jogos não foi goleado em nenhum e 5 deles perdeu por apenas 1 golo de diferença, a excepção foi em Manchester onde perdeu por 2 a 0.
  Portanto, o Benfica está de parabéns pela sua magnífica prestação nesta 1ª fase da prova e não é uma exibição menos conseguida que mancha o feito alcançado.
  Para uma equipa portuguesa e atendendo ao panorama actual do futebol internacional, tudo o que seja atingir os 1/8 de final tem de ser considerado uma presença positiva, tudo o que vier por acréscimo será uma excelente presença e a verdade é que pelo facto de ter ganho o seu grupo, o Benfica vai evitar as maiores potencias actuais do futebol europeu, podendo ombrear com qualquer dos seus possíveis adversários por uma presença nos 1/4 de final.
   Com este desempenho, evitou-se o Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão, Arsenal, Chelsea, Bayern de Munique e Hapoel, podendo calhar em sorte, Nápoles, Milan, Bayer Leverkursen, Marselha, Lyon, Zenit e CSKA Moscovo. Sinceramente não tenho grandes preferências, julgo que todos eles são obstáculos complicados, mas também com todos eles o Benfica terá boas chances de seguir em frente, por isso, apenas resta aguardar pelo sorteio do dia 16.
   A arrogância inglesa demonstrada por Ferguson e seus pupilos saiu-lhes bem cara, menosprezaram as equipas do seu grupo numa fase inicial da prova e depois, quando acordaram para a realidade, tiveram sempre de correr atrás do prejuízo, provando-se que esse é o pior caminho que se pode seguir e que todas as equipas devem ser respeitadas, sob pena de se ser castigado.
   Constituiu ainda uma enorme surpresa o apuramento do Lyon, a equipa francesa precisava de golear e esperar pela derrota do Ájax frente a um fortíssimo Real Madrid e se a derrota conforme se verificou já era esperada, apesar da enorme colaboração de Jorge Sousa e seus pares, anulando 2 golos limpos e perdoando um penalti ao Real (esperemos que seja mais feliz na Madeira), uma goleada do Lyon com tamanha expressão era algo que poucos imaginavam, apesar da fragilidade do D. de Zagreb, mas constituiu ainda maior surpresa e até com dose de alguma suspeição, a forma como foi conseguida, após o 1 a 1 do intervalo, os franceses marcaram 6 golos em poucos mais de 25 minutos e carimbaram o passaporte para os 1/8 de final.
   Não há nada objectivo que aponte para qualquer acto ilícito, mas não deixa de ser estranha a forma como os 6 golos da 2ª parte foram obtidas, a velocidade com que se sucederam e ao fim ao cabo, não seria a 1ª vez que uma equipa de França estaria envolvida num escândalo de manipulação de resultados nas provas europeias, certamente todos se lembram de Bernard Tapie e do seu Marselha? No mínimo, este jogo de Zagreb, requer uma investigação séria e rigorosa por parte da UEFA e a bem da verdade desportiva, o senhor Platini, não deve intervir nesta questão, mostrando equidade para com todas as equipas.
   Posto isto, aguardemos pelos sorteio dos dia 16 deste mês, com a certeza de mais um belo encaixe financeiro para o Benfica e um jogo de casa cheia onde conto estar presente.

4 comentários:

Carlos Alberto disse...

São todos os brincalhões, esses gajos da UEFA...

mWo disse...

Mais descarado era difícil amigo Jotas!...a UEFA do Platini no seu melhor e com a ajuda do Jorge Sousa...

Como adversário, não podendo ser o Ajax que seria a minha escolha, vou dizer o CSKA ou então para recordar o 4-4 o Bayer Leverkusen.

troza disse...

Mais um excelente post.

Era imperativo ficar em primeiro. Agora é manter o nível (ou subir, também seria muito bom) e evitar o A.C. Milan (que, não sendo impossível de ultrapassar, as equipas portuguesas dão-me muito mal com as italianas).

Quanto à vergonha na UEFA... já vem detrás. O arbitro que apurou a frança para o mundial foi apitar no mundial... isto diz tudo. Estranho como duas equipas francesas conseguem milagres na última jornada e mais estranho ainda (ou talvez não) é que um arbitro português esteve ao seu melhor nível no jogo do Real Madrid vs Ajax. Mas veremos no domingo. Sempre que o Benfica está obrigado a vencer, este palhaço aparece à nossa frente. Guardam-no sempre para estes jogos. E o Benfica deu uma desculpa para isto ao perder na madeira.

Parabéns à equipa do Benfica na liga dos campeões, sendo que apenas fez um mau resultado (empate em casa com o Basileia), tendo feito dois resultados teoricamente muito bons (empates com o Manchester) e um excelente (vitória em Basileia, bastante importante). Olhando para trás, se calhar o empate em casa com o Manchester sabe a pouco. O Basileia é que, afinal, não era tão fraco como diziam.

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Caro Jotas, no que respeita à analise ao Benfica, perfeito! No que respeita ao Manchester devia colocar-se no nosso balneário com a seguinte frase " QUEM NÃO RESPEITA O ADVERSÁRIO, SEJA ELE QUAL FOR, PERDE.."

Para mim do destaque desta eliminatória foi o Jorge Sousa e sua equipa que devia estar já em estágio e com o jogo de domingo no pensamento. Só espero que domingo o Benfica jogue com o equipamento alternativo porque, se joga de vermelho????

Glorioso abraço.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista