sexta-feira, 14 de maio de 2010

JÁ TENHO SAUDADES DAS ROMARIAS À CATEDRAL - Agora a hora é de Selecção.

--- São já muitas as saudades deste Benfica 2009/10, de ver uma equipa de ataque, com verdadeiros momentos de magia, em que por vezes parecia estar a assistir a uma verdadeira e afinadíssima sinfonia, com uma constante vibração e regalo de admiração perante a arte de bem jogar futebol.
    Confesso que me sinto imensamente feliz pelo Título de Campeão, que ansiava por tal conquista, ainda para mais com esta qualidade e demonstração de categoria.
Contudo, agora a hora parece-me de nostalgia e saudade, pois pensar que estarei mais de dois meses sem ver estes artistas a espalharem classe, é algo que me atormenta, eu queria mais, queria continuar a ir quinzenalmente à nossa Catedral, queria assistir aos banhos de multidão vermelha em todos os jogos, ao querer à raça e determinação com que os nossos adeptos empurravam os nossos jogadores, dos ambientes de festa dos domingos na Luz, enfim, saudade de todo um mar de emoções que culminaram com aquele tsunami vermelho pelas ruas de Lisboa e restante país, bem como por esse mundo onde quer que houvesse um benfiquista.
   Mas a saga terminou, falta ainda muito para voltar a ver autênticos recitais da mais bela ópera a que o país teve o privilégio de assistir, mas a ânsia de o tempo passar já mexe comigo, a esperança de um bi-campeonato está no meu coração, o prémio de ver estes artistas a terem uma presença condigna, que irá com certeza espalhar admiração e regalo nessa Europa, através da Liga dos Campeões também e que prémio merecido meus caros, a Europa do futebol merece o Benfica e o Benfica merece estar na maior e melhor montra do futebol.
    Mas há que ter paciência e lidar com a saudade e ansiedade, agora o tempo é outro, a fase dos clubes passou e outro valor se levanta, a fase de um país, a fase de Portugal, da nossa Selecção.
    É verdade que ainda não tinha abordado o tema Selecção, nem a estranha convocatória de Carlos Queiroz, porque estava ainda demasiado imbuído do espírito de campeão, porque quis ouvir, ler e tentar entender as diversas reacções a esta convocatória, de modo a tentar abordá-la mais com a razão e menos com o coração.
    Todos nós somos um seleccionador, todos nós preferimos este ou aquele jogador, é um direito que nos assiste e é nessa diferença que reside uma das maiores belezas do futebol, mas confesso que foi para mim muito complicado entender várias opções, que julgo que nenhum dos milhões de seleccionadores que Portugal tem entendeu e que muito poucos ousariam colocar nos seus 23 convocados.
     Custa-me perceber como é possível Quim, guarda-redes Campeão Nacional e menos batido da Liga, ou Patrício, totalista do Sporting, serem preteridos em detrimento de Beto, suplente do Porto, quando o seu titular não foi convocado para a selecção brasileira, e de Daniel Fernandes, suplente da potência Iraklis da Grécia.
    Estranho muito mais ver 6 centrais convocados, ver Ricardo Costa e José Castro que nunca foram seleccionáveis, terem o passaporte para a África do Sul e ver de fora Ruben Amorim, um jogador que cumpre e muito bem em várias posições e na minha opinião, no momento actual, seria a melhor alternativa à ausência de Bosingwa, ou João Moutinho, que foi sempre convocado para os jogos da fase de apuramento e agora como que misteriosamente desaparece da convocatória para o mundial, é de facto muito estranho o critério das convocações e extremamente difíceis de entender e eu quero crer que estas escolhas, não são feitas por imposições clubísticas ou de interesses de empresários, sob pena de estarmos de volta a um passado recente e de caminhar-mos de novo para um abismo sem saída.
    Sinceramente, receio, sem nisso querer acreditar, que alguma coisa não está bem explicada, pois para além do que já aqui disse, tenho ainda mais dificuldade em perceber como é possível um jogador que não figura numa lista de 50 pré-convocados, apareça agora numa lista de 30 enviada para a FIFA? Refiro-me à misteriosa aparição de Manuel Fernandes, jogador do Valência.
    Mas esta é a minha opinião, vale o que vale, mas agora acabou, quero acreditar que esta é a convocatória do seleccionador nacional e só dele e independentemente de concordar ou não, esta é agora a minha selecção e é esta que vou apoiar de modo efusivo durante o mundial, pois felizmente e ao contrário de muitas coisas infelizes que leio e ouço, há uma coisa que não consigo abdicar é do meu País e do meu sentimento bem português do qual me orgulho imenso.
   Por isso, o meu apelo é Vamos apoiar Portugal, todos junto seremos poucos, viva Portugal, rumo a uma boa presença nesta prova.

10 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

A selecção portuguesa deve ser apoiada por todos nós

Mas quem a dirige, ultimamente, tem "ferido" de morte os benfiquistas

Mesmo assim, vão ter o meu apoiuo.

Um abraço

troza disse...

Sinceramente, não é a mesma coisa torcer pela selecção do que torcer pelo Benfica... Pelo menos para mim.

A curiosidade de saber o que dirá o Maradona se ganhar o mundial é muita... O desejo de ver Cardozo, Di Maria e outros a brilhar no mundial é grande.

Mesmo assim e, apesar da convocatória não fazer muito sentido, espero que o Carlos Queiroz tenha acertado em cheio. Espero que chegue para ganhar. Torço por isso. Ele diz que quer chegar às meias finais. Sinceramente, acho que isso não é um ponto obrigatório (depende de que selecções enfrentarmos e quando) mas passar dos grupos é. E também acho que começamos a ter opções bem válidas para lutar pela primeira final. Temos um dos melhores jogadores do mundo (para mim o melhor): Cristiano Ronaldo.

Temos um redes que pode ser um palhaço mas defende muito bem. Se ele não se lesionar, não interessa quem vai como suplente. Temos uma defesa com várias combinações interessantes e, se o Pepe for, podemos jogar mais ao ataque ou à defesa de acordo com a forma do adversário, as características do jogo, etc..

Acho que faremos um bom mundial! FORÇA PORTUGAL!!!

E quanto ao Benfica... é sempre bom não termos muitos jogadores nas selecções: a próxima época é fundamental para nós (o segundo título é fundamental para começarmos a conquistar de novo a supremacia no futebol nacional, é essencial ganhar a supertaça - quando morrer quero que o Benfica seja o clube com mais supertaças também) sendo que a taça da liga e a taça de Portugal são bónus (e a taça de Portugal continua a ser o mais apetitoso dos dois). Assim os jogadores portugueses do Benfica terão mais tempo para descansar e para preparar a próxima (pré-)temporada, voltar a jogar melhor que tudo e todos e a dar espectáculo jogo sim jogo sim e, se puder ser, no final da época, voltar a festejar!

Manuel Oliveira disse...

Embora sem poder participar nessas romarias quinzenais, também já sinto falta dos jogos a doer. Mas, vamos descansar, assim como os nossos guerreiros e esperar pela supertaça que é ponto de honra ganharmos!
Abraço Jotas.

Anónimo disse...

Caro Jotas para matar as Saudades, dia 15 de maio às 15horas, temos na nossa Catedral o VI grande encontro das escolas de futebol Geração Benfica. será uma tarde de confraternização dos nossos joagadores(zinhos) que podem vir um dia a ser os craques. vamos lá apoia-los a todos.

Bimbosfera disse...

Boas! Aproveito para fazer publicidade ao Meo, ou a outra coisa do género, que tenha a Benfica TV, para se ver os jogos repetidos, e ainda falta dizer que vêm aí 2 jogos importantíssimos, para os nossos emigrantes, e que vão valer para eles tanto como os outros que os que podem quinzenalmente vão à Catedral...

Já vendi TVCabo há muitos anos atrás, aliás, foi quando surgiu a SportTV e o TeleCine, em Portugal...

Bom, é isso. Quanto à selecção, a minha selecção é o Benfica! Não dá. Sei que não o apoio, ao Queirós, não gosto dele, sei que vou andar sempre a dizer que não vou apoiar a selecção, mas no momento vou mesmo por-me atrás à TV, ou em frente, e apoiar aquele triste bando de homens supostamente orientados pelo verdadeiro mestre da táctica.

Caro Jotas, dei uma palavrinha ao Manuel sobre um assunto que gostava de tratar consigo. Se me quiser contactar no mail do Bimbosfera, agradecia, para poder dar um toque sobre o tema que tenho em mente.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- bimbosfera arroba gmail ponto com.

O VERMELHÃO disse...

Ainda hoje não consigo entender as escolhas do selecionador, não consigo!!! Há qualquer coisa que não bate certo.Mas se houver tramoia no meio, ela vem à tona se as coisas correrem mal para o lado de Portugal. Que eu esteja engando nesta minha ultima opinião, mas esta escolha, já me tirou o tesão pela seleção.

Um abraço Jotas

Jotas disse...

Caro Vhugo, eu estarei lá de certeza, pois trabalho na prospecção do nosso clube e vou ter muito que trabalhar.

Blog do Vascão disse...

Parabéns pelas conquista do Gigante Benfica e boa sorte a seleção de seu País, mas não contra o Brasil, espero que portugal se classifique, é minha 2ª Seleção na Copa.

Abraço
Jeferson
Blog do Vascão

#benficanoSM disse...

Apoiar a selecção, sempre. Embora a motivação desta vez depois de ver a lista dos convocados, não seja muita.
Vamos acreditar.
Saudações.

Anónimo disse...

Boas tardes. A convocatória tem coisas estranhas. Se o Quim não ir, eu já esperava, pois à mts anos que os 2 melhores Gr's portugueses não vão (lembrar Baía e Ricardo), a ida do Daniel Fernandes em vez de Rui Patrício, choca-me! Se é pela juventude, para quê levar um "jovem" de 26 anos, suplente do despromovido da Alemanha e titular não indiscutível duma equipa grega de meio da tabela?!?

Na defesa, adivinho que o zé castro tem o guia de ida para corunha, já no final de maio. E o ricardo costa ganha ao carriço pela simples versatilidade que nos pode dar na lateral esquerda, visto que o "nosso" coentrão e o duda não são especialmente fortes na defesa. Espero que o coentrão seja titular.

Outra coisa que me choca é, se a selecção é "de todos nós", se nos representa, acho de falta de senso a convocatória do Miguel, um "marginal" que tantas vezes se vê (com culpa ou não) em sarilhos. Para o lugar dele convocava antes o Amorim.

Se o Pepe vai fazer de trinco e tem problemas físicos, para quê convocar outro trinco com problemas físicos, Pedro Mendes! E vamos ao Mundial com 1 "10" de raiz?!? Sou benfiquista, mas preferia lá o Moutinho, mesmo com uma má época. Se bem, que o Carlos Martins não seria totalmente imerecida. Manuel Fernandes na posição do Pedro Mendes claramente. Dar músculo ao meio campo era necessário. Na frente, nada a assinalar. Tenho pena que o quaresma não tenha tido hipótese de se mostrar, ou mesmo o Varela, com a lesão de poder jogar pelas Quinas. Nuno Gomes não seria uma boa aposta, mas preferia o Big Mak ao Hugo Almeida.

Desculpem o testamento. Acho que a convocatória não está tão horrível como se diz, mas ficamos com menos hipóteses de brilhar.

Ficava mais em choque se fosse argentino. Abraços e saudações desportivas.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista