terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O TÚNEL DA POLÉMICA - Afinal o que pretende o SCB ?

--- Infelizmente e passado um mês após um jogo, Braga - Benfica, é ridículo, toda a celeuma que ainda se faz após aquilo que deveria ser apenas um jogo de futebol, mas, com a nossa mentalidade, cada vez mais sul americana e menos europeista, já nada me espanta e quando uma justiça desportiva, que se quer célere, demora meses e às vezes mais de um ano a decidir casos, é normal que as estapafúrdias e constantes polémicas, se arrastem por esse tempo adiante.
     Antes de analisar friamente e daí só agora fazer o post, estas imagens que a SIC disponibilizou e que mais parecem fotografias sequênciais, devo dizer, que sou da opinião que é urgente banir e punir severamente este tipo de incidentes em túneis, sob pena de qualquer dia, os jogadores que se deslocam aos terrenos adversários, terem de aguardar no centro do terreno durante o intervalo, ou irem com uma guarda privada que lhes crie um corredor de segurança, o que seria lamentável e contra o meu clube falo, porque também ele tem os seus episódios, à semelhança de qualquer clube nacional, ou seja, nesta matéria, ninguém tem moral para atirar a primeira pedra e gostaria de deixar este ponto bem claro.
   Mas centrando-me no túnel de Braga que está agora muito em voga e depois das imagens à entrada do túnel e essas sim, foram imagens e em directo e nas imagens (se assim se podem chamar) do interior do túnel, há pontos que devem ser questionados e o mais grave de todos, na minha opinião e que confere ao caso a prática de um crime grave, repito, de um crime grave, é a possível falsificação deliberada dos factos colocados em relatório pelo arbitro do encontro Jorge Sousa e basta pensar um pouco para chegarem à mesma conclusão que eu.
    Vamos começar pelo princípio: O que se vê na entrada do túnel e que deu em directo? - Vê-se apenas e só, jogadores do Braga a agredirem, nada mais, vê-se Mossoró e Ney a darem um murro em Cardozo e vê-se Vandinho, pelo menos a tentar pontapear, Raul José, adjunto de Jorge Jesus e um fiscal de linha, a olhar fixamente para os acontecimentos, sem nada comunicar ao chefe de equipa. Esse é o 1º facto e nele, não se vê qualquer acto que justifique a expulsão quer de Cardozo, quer de Leone, mas sim de Ney e Mossoró, com benefício da dúvida para Vandinho.
    Já em relação às imagens seuqências, que são intervaladas de 2 em 2 segundos, do interior do túnel de acesso aos balneários, o que se vê? - Di Maria a passar à frente de toda a gente em passo apressado e a dirigir-se para o seu balneário, Saviola e um jogador bracarense a discutirem de forma acesa, sem contudo haver confronto físico, devido à acção dos vigilantes e Cardozo, no canto esquerdo que dá acesso aos balneários onde o Benfica se equipou, com as mãos na cintura, a olhar para a confusão, sem sequer esboçar qualquer reacção e também não se vê Leone em qualquer imagem, entretanto, já com tudo a acalmar, vem a equipa de arbitragem e quando ela chega, já Cardozo se havia dirigido para os balneários e é aqui que residem as minhas questões que gostava de deixar à consideração de todos: Se os arbitros já chegam com tudo sanado e Cardozo e Leone já ali não estavam e ainda fora do túnel não se vê nada de anormal feito por estes jogadores, qual o motivo da expulsão de ambos? E é precisamente por aí, que digo que há crime deliberado de Jorge Sousa, ao colocar factos que não existem e a existir seria impossível vê-los no seu relatório que levou à expulsão indevida de 1 jogador do Braga e outro do Benfica (Leone e Cardozo) e ninguém que tenha visto essas imagens, pode afirmar o contrário do que aqui disse, porque estaria a ser simplesmente mentiroso.
   A não ser, que Cardozo, que é um jogador como sabem de extrema velocidade, quando está no se canto de mãos na cintura, tenha aproveitado os 2 segundos, para dar um corrida supersónica para agredir o jogador bracarense, é essa a única hipótese que vejo.
  Portanto, este caso deve ser investigado de forma séria e de preferência honesta, com intervenção do Ministério Público, porque há aqui, claramente indícios de crime de falsificação de factos do relatório do árbitro e se a liga foi tão severa, com um suposto delegado que omitiu factos ocorridos no Benfica - Nacional da época passada, que pelos vistos ele não presenciou, porque esses factos, está provado, não existiram, então, agora que há factos mencionados no relatório de Jorge Sousa que não existiram, qual será o procedimento a adoptar por uma LPFP que se quer séria, digna e sem olhar a nomes?
   Outro facto a salientar, tem a ver com a acção da direcção bracarense, a qual, com base nestas imagens, o que se estranha, tenha feito uma participação à liga, para punir vários elementos ligados ao Benfica, sinceramente, nestas imagens, ninguém que esteja no seu perfeito juízo, pode perceber com base em quê que a direcção do Braga se queixa, ao fim ao cabo, a responsabilidade da segurança no túnel do seu estádio é apenas sua e quem levanta falsos testemunhos, além de cometer o crime de difamação, está certamente também a querer encobrir aquilo que muitos dos seus provocaram e diga-se sem qualquer necessidade.
   Não satisfeita e percebendo claramente, que com a divulgação pública destas imagens, os seus argumentos ficaram sem qualquer ponta de credibilidade, então, a direcção bracarense, decide avançar com queixa para a instauração de sumaríssimos a Saviola e a Javí Garcia, cuja pretensão, foi recusada em 1ª instância, pelo CD da Liga. Não questionando a sua legitimidade para tal, porque a tem, apenas não percebo, a razão de tanto empenhamento em ver os jogadores encarnados castigados, com recurso descabido e inédito, para o CJ da FPF e o ódio demonstrado nas suas acções, a não ser e gostaria de não acreditar nisso, que estejam a trabalhar em sintonia com mais alguém, cuja intervenção neste jogo, se existe ou existiu, não devia.
  Mas devo dizer e de acordo com os regulamentos, que Javí Garcia, não pode levar sumaríssimo com  base nas imagens, porque no lance reclamado pelos bracarenses, o árbitro do encontro marcou a falta respectiva, logo visualizou o lance e sancionou-o, portanto, sumaríssimo sem efeito, a não ser que mais uma vez, seja aberta uma excepção, já em relação ao lance que alegam do Saviola, não me lembro se foi ou não sancionada qualquer falta, ou se o árbitro estava naquele raio de acção e ao ver, deixou seguir, caso contrário, pode haver sumaríssimo de acordo com os regulamentos.
  Portanto e de modo a acabar com estas palhaçadas e já que são os clubes que fazem as leis no seio das Assembleias da Liga e se querem ter um pingo de moral e vergonha para rclamarem quando se sentem lesados, devem aprovar de uma vez por todas, punições muito severas para acontecimentos deste género, sob pena, de perderem a réstia de credibilidade que ainda têm, mas lamento dizê-lo, duvido que o façam, porque parece-me a mim, que os clubes estão mais interessados que este estado de coisas permaneçam assim, do que pôr cobro a eles e assim sendo, deviam ter vergonha de reclamarem seja o que for, pois estão a colher aquilo que semeiam.
  Já em relação as suspeitas evidentes de práticas criminosas aqui presentes e as quais, são por demais evidentes e indesmentíveis, deve o MP, abrir um rápido e rigoros inquérito, constituir arguido quem deve constituir, para que esses agentes prevaricadores do futebol, sintam que não podem brincar com a justiça e passear impunemente como "Prima Donas", mas, vendo a nossa justiça no estado deplorável em que está, também lamento dizê-lo, não acredito que se venha a fazer justiça.
  Para que não haja dúvidas a ninguém nos factos aqui relatados, deixo aqui o enderço para que possam visualizar as imagens que confirmam o que acabei de dizer:


7 comentários:

carlos silva disse...

Tu nao podes dizer isso porque nao consegues ver a área toda.Para mim essas imagens valem o mesmo que 0

troza disse...

Valem o mesmo que zero mas é melhor do que nada. Além disso, ainda nas imagens televisivas, o arbitro assistente (ou 4º arbitro) vê as agreções ao Cardozo e essas imagens já não valem zero.

Quanto a estar imagens... se os arbitros chegam lá 2 minutos depois, pelo menos deixa-nos a pensar...

garanhão plus disse...

Valem 0, porque os agredidos foram os jogadores do Benfica, senão valiam 100, o normal.
Acho muito giro dizerem que não se vê a área toda, a não ser que haja invisíveis, pois como se vê bem, para o lado esquerdo fica o balneário do Braga, para o direito o do Benfica e o espaço que as filmagens não captam é precisamente a zona de acesso aos respectivos balneários e os do Braga foram para o lado do Braga e os do Benfica para o lado do benfica e como tal era impossível ocorrer aí qualquer episódiod de violência, a não ser para os que têm uma imaginação muito fértil.
Mas acho que os árbitros ou eram de olhão ou do Boavista, porque só chegam 2 minutos depois e conseguiram ver o Cardozo a agredir quando ele já ali não estava. Há coisas fantásticas não há?.

carlos silva disse...

acho que essas imagens antes do tunel valem bem mais...

Bernardo disse...

Esta história é mais uma grande palhaçada do futebol Português... Em que o grande beneficiado é somente o Porto.

O Braga o que pretende é protagonismo e continuar com os vários pedidos de castigos ao SLB só faz com que se fale desse clube de "merdas". Podem ir em 1º (com o mérito desportivo inerente), mas como clube não vale nada porque compactua com a falsidade e corrupção. Eu simpatizava com o Braga, mas enquanto tiver esta direcção espero que se afundem o mais possivel e que acabem como clube (2ª Divisão convosco)!!!

Relativamente aos castigos pedidos pelo braga, só pode ser brincadeira. Já fomos muito penalizados pela expulsão do cardozo que influenciou a derrota em Braga, por isso se existerem mais castigos é a pedido de quem comanda no "sistema". Só é pena existir uma unica equipa com vontade de buscar a verdade desportiva e contraiar os Porcos corruptos. Precisavamos do sporting mais forte para tentar a transparência também.

Mas ainda tenho um bichinho que me diz que sairão castigos ao SLB antes do jogo com o Porto, sei lá porquê, mas vou esperar para ver!!!

A partir deste momento não darei mais nenhum dinheiro para ver jogos sem ser no estádio da LUZ. Acabou a mama para os outros clubes lambe botas do Porto.

Abraço

Rui Paz disse...

Quero em primeiro lugar dizer que fiquei muito decepcionado com a ingratidão do Sporting, pois devia agradecer publicamente ao Benfica, à semelhança dos restantes clubes da Liga, o facto de ter tido casa cheia, algo que também ao Sporting só o Benfica lhes consegue prporcionar e desse modo fugirem aos 15 a 20 mil espectadores que costumam ter. Ficava-lhes bem esse reconhecimento de uma evidência la palisse.
Em relação a este caso, devo dizer que o lamento profundamente e lamento mais ainda, ver um clube com pregaminhos no futebol português e que admirava, andar nitidamente a reboque de um patrão chamado Pinto da Costa, só assim se percebe a guerra que está a cavar.
Lamento ainda, que o Sport Lisboa e Benfica, se deixe enxovalhar desta maneira, por gente sem escrúpulos, mal intencionada e que não passa de um grupeco de bandidos e de mafiosos que se apoderam cada vez mais do futebol português. O SLB, devia ter já cortado relações com esse clube, denunciar a sua podridão e como é aqui dito, fazer queixa crime por falsificação de documentos contra o trio de arbitragem e por injúrias e difamação contra a direcção de um clube outrora de respeito de nome SC de Braga.
Digo ainda mais, de uma vez por todas, o Benfica tem de deixar de ser o Pai Natal desta gentalha toda, há que encher o Estádio da Luz e deixar os desse clubes as moscas, para que eles finalmente entendam que sem o grande SLB, o futebol em Portugal seria uma falência total e talvez assim, aderissem as alterações regulamentares que à muito o Benfica pretende introduzir, mas que estranhamente, os clubes votam ao lado do Porto, contra essas medidas, nomeadamente quando se trata de punir severamente a simples tentativa de corrupção e um clube que se diz puro e diferente como o Sporting, não se percebe, porque razão votou ao lado do Porto, julgo que isso diz tudo em relação ao que é a sua capa de pureza e à sua verdadeira intenção no futebol.
Num entanto e em abono da verdade, digamos que os sportinguistas são realmente diferentes, são normalmente mais chorões, são sempre do contra, especialmente quando o assunto se chama Benfica e têm como principal diferença, o facto de não torcerem pelo seu clube, mas sim contr um outro clube.

sloml disse...

A minha opinião sobre esse assunto está expressa no meu último post. Ainda tento ser diplomata e talvez seja chamado de anjinho por isso, mas a verdade é que concordo em parte com o Carlos Silva quando diz que estas imagens não provam tudo. São sequenciais e ninguém me garante que ali esteja tudo o que se passou. No entanto, sempre é alguma coisa. E sim, as do campo provam bem mais. E sempre a favor do Benfica, pois as agressões bracarenses são por demais evidentes.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista