quarta-feira, 4 de julho de 2012

DEPOIS DE UMA PAUSA - Da apresentação do Benfica, ao fim dos empréstimos.

   Ilustres amigos, peço desculpa por mais uma longa interrupção, mas a ausência de competição do nosso clube, aliada a um período de retemperadoras férias, fez com que o descanso fosse total, inclusive na actividade deste espaço e confesso que por vezes isso também sabe muito bem.
   O Benfica já se apresentou e isso faz com que tenhamos mais motivos de conversa, isto depois de uma meritória presença da nossa selecção no Europeu, que apenas caiu nos penaltis com a actual bi-campeã europeia Espanha.
   A apresentação da equipa fez-se como se quer, com alguma descrição e com o capitão a ter um discurso realista em que as palavras nada valem, vale antes aquilo que se consegue fazer dentro do campo.
   As novidades são algumas, desde logo Ola John, um jogador em quem deposito muitas esperanças, é um diamante puro e que na minha opinião vai ser uma das mais valias do clube e da própria competição, julgo ainda que a equipa do meio campo para a frente tem muitas e boas soluções, aliás, no ataque as soluções são tantas que até me confundem.
   No entanto, julgo que continuam a escassear algumas opções no sector defensivo, falta um outro lateral esquerdo de qualidade para ombrear com Luisinho que é na minha opinião um jogador bem interessante e português, o que se saúda, falta ainda uma alternativa válida a Maxi Pereira, ora se colmatar essas lacunas, julgo que o Benfica será melhor e mais forte que o da temporada passada, isto se ninguém sair, mas certamente, até ao fecho do mercado haverão algumas novidades aliadas a uma sempre campanha especulativa da comunicação social com nomes sem fim, apenas para animar a malta, espero é que ao contrário de muitas vezes, os benfiquistas não embarquem nesta propaganda.
    Outro assunto importante e que pode ter reflexos importantes no planeamento do Benfica, é a aprovação do fim de empréstimos a clubes que disputem a mesma competição.
    Compreendo que o voto do Benfica tenha sido contra esta medida, pois haviam já vários atletas excedentários colocados, entendo ainda que se defenda que esta medida não deveria ter sido decretada tão perto do começo de uma competição e que até deve-se ter um período de transição, mas como aqui defendi muitas vezes, na sua essência, sou completamente a favor desta medida, pois ela defende a verdade desportiva e lamento até que a direcção do Benfica tenha votado contra, mas repito, atendendo ao que atrás disse, compreendo.
    Esta medida da Liga, ao contrário do que alguns dizem, em nada vai agravar a situação financeira débil dos clubes, assim se mudem algumas mentalidades e se ponham fim a um conjunto de interesses instalados, o que esta medida vai obrigar e bem, é que muitos clubes deixem de ficar dependentes e a dever favores aos grandes clubes e obrigá-los a apostar em jovens da formação, isto na ausência de capital para comprar jogadores em catadupa e de qualidade duvidosa, factor esse que poderá ter reflexos positivos a médio prazo no aparecimento de jovens valores portugueses e que bem falta começam a fazer ao nosso futebol.
   Tal medida vai ainda fazer com que os maiores clubes nacionais sejam mais racionais nas suas compras e impedi-los de comprar a granel, com tudo o que de positivo isso acarreta quer para as finanças dos clubes, quer para um diminuir de uma política comissionista que graça no futebol português.
    O futuro dirá se tenho ou não razão, mas a mentalidade e desonestidade de grande parte da classe dirigente do nosso futebol, pode ser o maior entrave à evolução desta modalidade e a positividade desta medida, é até preocupante que em vez de se tentar mudar um certo modo de estar dos clubes, estes estejam já mais preocupados em encontrar lacunas nesta lei e um modo de a contornar, bem à portuguesa.

2 comentários:

Carlos Alberto disse...

Grande Jotas.

Bem revindo LOL

Quanto ao assunto empréstimos, é mais uma parvoice feita à pressão pelo Presidente da Liga!!! BURROS

O que vai acontecer (caso David Simao, por exemplo) é um jogador rescinde hoje pelo Benfica, assina por outro clube por um ano e depois torna a assinar pelo Benfica tendo entretanto já um contrato promessa assinada que na prática é o mesmo que tinha!!!

Manuel Oliveira disse...

Bem-vindo de volta!

Abraço.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista