Regressado de mais uma semana de férias (este ano é só à semana), cá estou de novo para umas breves considerações sobre a pré temporada do Benfica, evitando para já abordar temas fora das 4 linhas, embora considere estranho sempre tanta prontidão nos castigos ao Benfica, mesmo que sejam outros a incendiar estádios e que certas gravações tão apregoadas não passem de meras produções fictícias, já que ninguém as viu ou ouviu, o tempo é de futebol, embora ainda não seja a doer.

No torneio da Polónia, o Benfica averbou 1 vitória e 1 derrota, com o PSV e com alguma expressão no resultado, fruto também de algum cansaço, mas assim como não houve razões para uma depressão com um jogo de treino, também não há razão nenhuma para qualquer euforia com o facto de se golear o Real Madrid, seja ele qual for, ou pelo facto de marcar 10 golos em 2 jogos, a pré temporada é um percurso de assimilação de processos e de crescimento sustentado de uma equipa, até porque a aplicação e a concentração nos jogos a sério em nada se comparam a este tipo de ensaios.
No entanto, há sempre sinais positivos e negativos que se tiram destes jogos, os positivos devem ser continuamente trabalhados e aproveitados, nesse aspecto, o Benfica parece-me bem, a sua capacidade ofensiva e criatividade dos seus jogadores tem períodos de inegável categoria e já com uma boa profundidade e jogadas de bom recorte.

Há ainda que realçar as grandes prestações e Carlos Martins e o facto e Mora exigir hoje outra atenção que ainda não teve no Benfica.
Contudo e como é normal, ainda nem tudo funciona bem, há alguns aspectos negativos e estes devem ser trabalhados até à exaustão, de modo a estarem corrigidos quando a competição começar, refiro-me claramente há permeabilidade defensiva do Benfica, se nos primeiros 3 jogos não sofreu golos, nos restantes sofreu sempre 2 tentos ou mais, é muito golo sofrido numa equipa que quer ganhar títulos e alguns desses golos, resultam de erros grosseiros, outros da clara falta de um lateral esquerdo de qualidade, Melgarejo até pode servir em alguns jogos em casa frente a adversários menos cotados, pois a sua qualidade ofensiva é muita e julgo já não oferecer quaisquer dúvidas, mas nem sempre se inventam coentrões, nem sempre as adaptações resultam e Melgarejo defensivamente tem ainda muito que crescer, embora eu me lembre que o Fábio também começou com algumas lacunas posicionais e precisou de errar muito para atingir o seu actual nível.

Por não ser daqueles que muda de opinião a cada minuto ou porque se ganha ou se perde, mantenho o que disse a quando da sua contratação, Ola Jonh foi uma grande aquisição e digo-o em função daquilo que vi dele não só nos jogos contra o Benfica, mas também via net, pois tive muita curiosidade em acompanhar alguns jogos seus e sinceramente fiquei deslumbrado.
Obviamente agora, alguns como sempre, que tanto vibraram com a sua contratação, serão já os primeiros a lançar duras críticas à direcção do Benfica por esta aquisição e o valor por ela pago, mas isso já é normal, é um modo de estar na vida de alguns, contudo aquilo que se via e falava deste miúdo, aponta para se estar na presença de um miúdo de muita qualidade e é isso que não convém esquecer.

Concluindo, há que continuar a trabalhar e certamente a equipa estará pronta a corresponder aos anseios e expectativas dos seus adeptos quando a liga começar.
6 comentários:
Amigo Jotas
Gaitán está desmotivado, assim como Enzo Perez. Ambos querem sair. Parece-me ser um dado adquirido.
Enzo Perez nem festejou os golos contra o Real Madrid, demonstrando assim o quanto quer ficar no Benfica.
JJ falou aqui à uns tempos nos jogadores para as laterais , dizendo a certa altura ... e talvez Salvio.
Ora isto é mais que uma dica para se pensar que o Salvio vem mesmo e que o Enzo Perez vai sair.
Rodrigo Mora parece-me mais forte que Nelson Oliveira, dentro da área adversária.Até posso estar enganado mas se calhar o Nelson vai sair para rodar noutra equipa.
Discordo de quando diz que são jogos a mais. É a jogar que se apanha endurance e ritmo competitivo.
Grande abraço.
Há de facto sempre aspectos menos bons a rever. Esperemos que a equipa técnica trabalhe bem nesse sentido.
De bom, entre outras coisas, destaco as surpresas com que temos sido presenteados. Casos como os de Mora, Enzo, Melga e Cancelo são de salutar.
Cumprimentos Benfiquistas
Amigo Jotas, mais um grande Post! Espero que as tuas férias tenham sido boas!
da pré-época refiro que estaria bastante feliz se já tivessemos um lateral esquerdo a treinar e a assimilar as táticas. com isto não quero dizer que o Melgarejo não possa fazer-se um bom lateral mas até lá??? dos regressados ou novos jogadores do Benfica, destaco pela positiva o Carlos Martins, o Melgarejo e gostava que o enzo quisesse jogar a sério pelo Benfica. Vejo dificuldades no Ola John, tem potencial mas também muito a aprender, ainda. Sempre vi qualidade no Rodrigo Mora, penso que poderá ser útil.. Falta entar o Rodrigo e várias saídas - fala-se no Nelsón Oliveira e Roderick mas vão ter de sair mais ( arrisco Djalo e Hugo Vieira)... Detestava ser sair o Witsel mas, se baterem a cláusula...A entrada de Sálvio só com a saída de gaitán...
Glorioso Abraço!!
Cara sad amiga, concordo com io comentário.
Caro Jotas,
Por mim, seria assim:
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2012/07/para-mim-o-plantel-seria-assim.html
Abraço,
Bruno Pereira
Concordo que o Enzo está a crescer e a soltar-se.
Ao contrário do amigo Ricardo não acho que ele queira sair. Não festejou efusivamente talvez por feitio.
Vi que no 1º contra o Real ele levantou os dois polegares e olhou para o céu
Abraço.
Enviar um comentário