sábado, 16 de julho de 2011

Benfica vence no Guadiana - Mas há ainda muito a mehorar.

--- Como é óbvio, a pré época vale o que vale e cada um lhe dá a importância que lhe quer dar, a mim, estes jogos nunca me disseram muito e tal como não entrei em pânico com os primeiros jogos na Suíça, também agora não entro em euforias idiotas, naturalmente, há ainda um longo caminho a percorrer e muito para melhorar, anormal seria o contrário.
    O que se notou neste vitória por 3 a 1 sobre os franceses do PSG, foi um Benfica mais solto e com melhor conhecimento dos jogadores entre si, já se viu mais mobilidade ofensiva e os jogadores a conseguirem executar melhor o que pensam e isso será uma evidência à medida que as cargas físicas forem diminuindo e consequentemente os atletas se forem sentindo muscularmente mais leves, ou seja o normal de uma pré época.
   Fruto das muitas ausências no sector defensivo, nota-se claramente muitos desiquílibrios naquele sector, não só pelas naturais faltas de rotinas entre os elementos que actualmente compõem aquele sector, mas também porque faltam muitos atletas que estão fora e que conferem maior qualidade a esse sector.
Na minha opinião, essas ausência não tem apenas reflexos em termos defensivos, embora estes sejam os mais evidentes, mas os seus reflexos têm também notória influência ao nível das movimentações ofensivas, não só porque os ausentes conferem maior confiança aos seus colegas da frente, mas também porque em termos criativos se nota claramente a falta da subida no terreno dos laterais, factor esse que irá permitir muito maior acutilância ofensiva nas faixas e isso é para mim uma evidência.
   Este jogo em termos qualitativos já foi melhor e os próximos serão ainda melhores, naturalmente essa será a tendência, mas não se pense, nem tal se pode exigir, que na pré - eliminatória, o Benfica estará já no auge das suas capacidades, quer técnicas, quer físicas, isso é humanamente impossível e seria até sinal que algo não estaria a ser bem planeado, sob risco de colocar em causa toda a restante temporada, o Benfica, estará nessa altura, no melhor momento possível, assim como o seu adversário e é com a condição que apresentar que terá de passar o seu adversário, que não sendo fácil, teremos na verdade que dizer que se o Benfica não conseguir eliminar o Trabzonspor, então é porque não tem tarimba para jogar a Liga dos Campeões.
   Julgo ser ainda muito cedo para fazer uma avaliação precisa dos reforços, uns adaptam-se mais rapidamente que outros, assim como pelas suas características e pela sua morfologia há jogadores que adquirem a forma mais rapidamente que outros, mas julgo ser já possível dizer que há alguns jogadores que serão reforços e o caso mais notório é para mim o do espanhol Nolito, uma jogador tecnicamente evoluído, com uma raça e entrega ao jogo notável, aliando isso a uma velocidade e capacidade de execução de qualidade.
   Em relação aquele que se diz ser o reforço mais sonante, Witsel, para primeiro jogo, com apenas 2 treinos, não esteve nada mal e uma das coisas que se percebeu, é que este jogador, consegue fazer muito bem aquilo que Ramires fazia com mestria, que é fechar por dentro nas acções defensivas, conferindo assim um maior equilíbrio ao meio campo defensivo.
   Venham então mais jogos, para que a equipa continue a evoluir, com calma sem dramas ou euforias, mesmo que obviamente haja coisas criticáveis, as quais devem ser debatidas no universo benfiquista, sem rodeios e sem ser necessário colocar tudo e mais alguma coisa em causa e muito menos colocar por qualquer situação com a qual discordamos o rótulo de incompetentes às pessoas, julgo que mesmo criticando friamente e ponderadamente, a avaliação clara e precisa das pessoas, só pode e deve ser feita no final e aí, claro que serão os resultados a defini-los, disso darei eu conta da minha opinião no próximo post.

5 comentários:

Carlos Alberto disse...

Como eu nunca fui fã do Ramires ('quenianos' é no Atletismo) acho que a comparação do Witsel com ele é injusta para o belga.

Quanto ao resto concordo em absoluto com o amigo Jotas!

Abraço

" R y k @ r d o " disse...

Palavras para quê? Mas um texto fabuloso do caro jotas

Cumprimentos

VenceBeiramar disse...

Visitem o Meu Blog, não sei como divulgar o meu blog! Por isso vou deixando comentários na Blogoesfera.Obrigadoo

http://benficacomdiogobarge.blogspot.com/

Jotas disse...

Caro Diogo eu bem tento, mas na verdade, não consigo colocar os meus comentários, salvo melhor opinião, muda a caixa de comentários.

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

CARO JOTAS, NA GLOBALIDADE CONCORDO COM O TEU POST...

HÁ, DE FACTO MUITO A MELHORAR. TEMOS RAPIDAMENTE DE ENQUADRAR O GARAY E RESOLVER A SITUAÇÃO DO LUISÃO, QUE É RECORRENTE TODOS OS INÍCIOS DE ÉPOCA.

COM A DEFESA ESTÁVEL E DEFINITIVA PODEMOS PENSAR NUMA BOA ÉPOCA...

GLORIOSO ABRAÇO

 
Adaptado por Blogger Benfiquista