segunda-feira, 25 de julho de 2011

UMA VISÃO SOBRE A PRÉ - ÉPOCA - E os parabéns ao Maxi.

--- Após cerca de aproximadamente um mês, desde que as equipas lusas iniciaram a sua pré temporada, julgo que, independentemente do que este período vale e vale essencialmente para se perceber a qualidade e a integração dos novos jogadores, assim como avaliar o gradual crescimento das equipas e seu modelo de jogo, com os resultados a pouco ou nada dizerem, julgo já ser possível tecer breves comentários, com o natural ênfase às três principais equipas da nossa liga.
   Tenho dentro do possível acompanhado os jogos dos chamados 3 grandes da nossa praça e sinceramente, a equipa que julgo ter tido um crescimento mais notório em relação à época passada é o Sporting.
   Mas antes de começar pela minha análise a esses clubes, começo por dizer que a mim, esta fase da época, pouco ou nada me diz, se é verdade que como atrás disse, dá para perceber o modelo de jogo e a forma como as equipas assentam nele, nunca se pode fazer uma análise muito precisa, porque há jogadores que pelas suas características e morfologia demoram mais que outros a adquirir forma e é por isso que certos atletas conseguem sobressair nesta fase e se apagam quando as condições são idênticas, ou seja, já todos vimos equipas com pré - épocas notáveis e campeonatos medíocres e ao inverso também já se assistiu.
   Mas comecemos esta breve análise com o Benfica: Esta equipa foi sujeita a muitas alterações, como um rodopio de entradas e saídas de jogadores, facto esse que complica a integração e a criação de rotinas.
   Tem no entanto para mim, a vantagem de manter a mesma equipa técnica, por consequência, parece-me que o modelo de jogo da equipa não irá fugir muito daquele a que se assistiu nas 2 últimas temporadas, com alguns momentos de futebol de excelência, pese a memória curta de muita gente.
   Nesta fase e a poucos dias do primeiro jogo oficial, nota-se que o Benfica tem belíssimas individualidades, nomeadamente do meio campo para a frente, mas ainda lhe faltam os mecanismos necessários que coloquem a equipa a funcionar com tal, fruto também do handicap que muito tem prejudicado a sua evolução, a ausência dos titulares do sector defensivo da época passada.
   Com a sua integração, julgo que vamos ver um Benfica a crescer de forma mais rápida e com tempo, a criar as bases sólidas que lhe permitam discutir títulos com a prática de um bom futebol.
  Pela Positiva: A qualidade individual de alguns reforços que não só constituirão mais valais, como também, pela versatilidade de alguns, permitirão ao Benfica, durante o jogo moldar-se perante os adversários.
 Pela negativa: A instabilidade permanente da entrada e saídas de jogadores, a integração tardia da maioria dos defesas e a instabilidade provocada pelas palavras de Luisão, que em nada se coadunam com o seu papel de capitão.
  Quanto ao Sporting, pelo défice de qualidade apresentado na época passada, o clube teve a imperiosa necessidade de atacar o mercado, sendo tal como o Benfica, sujeito a muitas mudanças, inclusive de equipa técnica.
   Nota-se que a equipa contratou a bom preço alguns jogadores de qualidade e que serão uma mais valia para a equipa, essencialmente no sector intermediário e ofensivo.
  De Domingos, os adeptos leoninos não podem esperar um futebol marcadamente ofensivo, nem de grande espectacularidade, mas nota-se claramente que irão ver um Sporting pressionante, competitivo e com capacidade para ser este ano um forte candidato ao título, no fundo, Domingos, é um treinador que constrói equipas coesas e altamente pressionantes, dando-lhes uma marca fortemente competitiva e é isso que se tem visto até ao momento neste renovado Sporting.
Pela Positiva: As aquisições feitas em tempo útil, dando ao treinador os jogadores na altura certa para trabalharem, sem grande alarido e com grande rigor, algumas das quais de inegável qualidade.
Pela negativa: A euforia desmedida e injustificável face ao actual período da época em que nada de valor se jogou, que levou ao cúmulo de Godinho Lopes considerar o jogo com a Juventus como um jogo a sério e não um jogo treino e a defesa leonina, julgo ser o seu calcanhar de Aquiles, nomeadamente nas laterais e pela falta de alternativas aos prováveis titulares.
   Quanto ao Porto, mais do mesmo, ou seja, apesar da mudança de treinador, julgo que há ali uma linha de continuidade, com a grande vantagem de manter o plantel da época passada, com alguns reforços que serão uma mais valia futura.
    Se de facto, o Porto não vender ninguém até ao fecho das inscrições, julgo que em virtude de manter a sua estrutura e continuar com o mesmo modelo de jogo, será o mais forte candidato ao título.
   Contudo, esta época, julgo que a concorrência será maior, terá na minha opinião um Benfica mais forte e um Sporting muito além do da temporada anterior, pelo que certamente, terá de lidar com uma pressão maior, algo a que nunca foi sujeito na época passada.
     Pelos jogos a que já assisti, o Porto parece-me uma equipa com a mesma qualidade de jogo ofensivo, mas mais permeável defensivamente, sendo algo mais permeável no seu meio campo.
   Pela positiva: O facto do seu núcleo duro se manter.
    Pela negativa: A saída de um treinador que era visto pelos jogadores como um dos seus, facto este, que consoante os resultados, pode constituir um rombo durante a temporada, pois provavelmente, Vítor Pereira, ao contrário do se antecessor, irá ter um Benfica e Sporting mais nos seus calcanhares.
     Quanto às restantes equipas, não tem dado para ver, já que não transmitem os seus jogos, mas gostaria de ver essas equipas a serem mais fortes e competitivas, capazes de discutir os resultados com os grandes, de modo a conferir a nossa Liga uma maior incerteza.
         Depois da estrondosa vitória do Uruguai, na final da Copa América, com uma exibição notável e nitidamente superior ao seu adversário, não poderia deixar de dar aqui os meus parabéns ao enorme Maxi Pereira, hoje para mim, um dos melhores laterais direitos do mundo, com um pulmão inesgotável, uma raça e um querer de campeão e ao contrário do que dizem alguns, consegue aliar tudo isso a uma boa qualidade técnica.
   A sua exibição ontem foi notável, aliás como em toda a competição.
  Parabéns Maxi, tu mereces.

4 comentários:

Bruno Pereira disse...

Concordo plenamente com a análise efetuada. Penso que a diferença entre o SCP e os restantes 2 candidatos ainda é relevante e apesar do bom trabalho q o Domingos penso q vai realizar, ainda estará distante da equipa de JJesus ou da máquina FCP.
Há aqui um aspeto importante e q é o da saída de jogadores do FCP q penso q ainda vai ocorrer e q assim sendo, inverterá por completo o tabuleiro de jogo, colocando o Benfica como a equipa melhor posicionada para conquistar o campeonato. Para breve uma análise sobre este tema em http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

BOM DIA JOTAS, CONCORDO NA GLOBALIDADE.

SEM DÚVIDA ESTE CAMPEONATO SERÁ MAIS COMPETITIVO, O SPORTING ESTARÁ MAIS FORTE E O PORTO PARTE NA FRENTE: POR MANTER, ATÉ VER, OS MELHORES JOGADORES E POR CONTROLAR AQUELES ASPECTOS DECISIVOS QUE, POR VEZES, DEFINEM AS CONQUISTAS. MUITA ATENÇÃO ÀS PRIMEIRAS JORNADAS. OU MUITO ME ENGANO OU A ESTRATÉGIA SERÁ A MESMA DA ÉPOCA PASSADA, IE, CAVAR UM FOSSO LOGO NO INÍCIO DO CAMPEONATO, PARA TAL, VALENDO TUDO - TEMOS DE ESTAR TODOS MUITO, MAS MUITO ATENTOS.....

SOBRE O JOGO SPORTING vs JUVENTUS, QUE VI, NÃO ACHEI NADA DE ESPECIAL. É FACTO QUE O SPORTING ESTARÁ MELHOR MAS JOGAR BOM FUTEBOL NÃO SE VIU. FIQUEI INCRÉDULO AO VER AS MANCHETES DE ONTEM E PENSEI " SERÁ QUE ESTES JORNALEIROS VIRAM O MESMO JOGO QUE EU???"

O QUE RETIRO DESSE JOGO É QUE, INFELIZMENTE, A JUVENTUS TERÁ MUITA DIFICULDADE EM FICAR NOS 5 PRIMEIROS CLASSIFICADOS DA LIGA ITALIANA, OU ENTÃO MUDA MUITO!!!

GLORIOSO ABRAÇO..

troza disse...

O Sporting é o grande vencedor desta pré-epoca pelos seguintes pontos:

- conseguiu unir a sua massa adepta à equipa (como o Benfica no início da época 2009/2010 que terminou com o título)

- conseguiu boas contratações (espero para ver se ficam por aqui ou se são excelentes) a bons preços

- conseguiu blindar-se relativamente aos pasquins... Há certas notícias que prejudicam a equipa e o Sporting tem conseguido manter-se low profile, com muitas das contratações a serem surpreendentes.

No entanto concordo quando dizes que o Porto é o mais forte candidadto ao título... Para além das ajudas mais que habituais (e um calendário que novamente parece encomendado... eu disse isso no início do ano passado...) vê o Benfica fazer uma revolução enorme, se calhar grande demais para o que devia ser feito (embora quem venda 5 títulares de uma equipa que foi campeã e precisa de reforçar o banco seja obrigado a um grande número de contratações).

O Benfica não vai ter tempo para por esta equipa a jogar bem... como o ano passado (e muitos anos anteriores) o campeonato vai ser decidido nas primeiras jornadas. Das últimas 3 vezes que o Benfica começou bem a época foi campeão em duas e na outra só não foi porque acabamos a primeira volta com 10 pontos roubados.

Assim, para o Benfica, tudo depende do início de época. E atenção... o Sporting vai começar a época moralizado e confiante... e o Porto também.

O Benfica só será um sério candidato ao título se começar bem a época. Veremos o que acontece...

Manuel Oliveira disse...

Amigo Jotas, concordo no que diz respeito ao Benfica que foi o único que acompanhei até agora.
Muitos e belíssimos jogadores entraram, não só do meio-campo para a frente, por isso a equipa ainda não está a carburar em pleno.
Espera-se que consiga ultrapassar com êxito esta fase inicial da época.
Eu estou esperançado.

Abraço.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista