segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Semana de Champions - Jornada de grande importância

--- Após a pausa para as selecções, nada melhor que uma jornada calma da Taça de Portugal, com uma vitória natural por 5 a 1 sobre o Arouca, para retemperar forças para uma jornada que não sendo ainda decisiva, revela-se de extrema importância para as contas do Benfica, no que ao apuramento diz respeito.
   De facto, há que ter consciência que uma derrota em Lyon, não tira o Benfica para fora dos 1/8 de final da prova, mas pode eventualmente complicar as contas e retira toda e qualquer margem de erro para os 3 últimos jogos, pois é preciso não esquecer que nesta competição é preciso ganhar em casa e buscar alguns pontos fora e a verdade é que os adversários mais directos do Benfica, Lyon e Shalke, ainda terão de vir à Luz e é aqui que só a vitória interessa, depois, há que vencer em Israel e se assim for, somam-se os 12 pontos que serão suficientes para garantir o apuramento.
   Espero que as minhas palavras não sejam entendidas como pessimismo da minha parte, são antes, realistas e prevendo o pior dos cenários, que seria a derrota em França, mas estou convicto, que com uma boa atitude, concentração e ambição, o Benfica pode ir buscar pelo menos um ponto, o qual se poderia revelar vital nas contas da equipa.
   Como se devem recordar, disse aqui na altura do sorteio, que este grupo estava longe de ser acessível, era antes um grupo equilibrado e com 3 galos para 2 poleiros e é aquilo que os resultados até então verificados têm demonstrado. É certo que não temos tubarões no grupo, mas temos 3 equipas muito semelhantes na qualidade e isso obriga a todo o empenho que estou certo, os jogadores terão.
  Lembro-me ainda de aqui escrever, que pelo seu imenso historial, era expectável e realista, exigir ao Benfica a qualificação para a fase seguinte e isso seria por si só um bom desempenho na Champions, mas aquilo que o clube não pode desperdiçar é pelo menos continuar nas competições europeias, nem que seja via Liga Europa, isso seria o mínimo exigível e pelo menos esse patamar creio que não será desperdiçado.
   O Braga também vai jogar, com um começo pior que o do Benfica, num grupo que também lhe abria boas perspectivas, embora não se possa exigir aos bracarenses o mesmo que ao Benfica, a margem de erro já terminou, como 2 jogos e outras tantas derrotas e com o apuramento comprometido, a equipa portuguesa joga nesta dupla jornada frente ao Partizan, a sua continuidade na UEFA, pois quem sair vitorioso deste duplo combate, certamente garantirá um lugar na Liga Europa, para o Braga, esse já será um bom prémio e uma participação muito aceitável na sua estreia na maior das competições de clubes.
    Na Liga Europa, Sporting e Porto têm o apuramento e o primeiro lugar nos respectivos grupos na sua mão, tirando um excelente proveito dos sorteio favorável que os encaixou em grupos bastante acessíveis, como tal, uma vitória nesta jornada, colocará dragões e leões, praticamente na fase seguinte e é a partir daí, que verdadeiramente começa esta prova, pois a selecção dos melhores fica feita e a esses juntam-se os 3ºs classificados da Liga dos Campeões, que por norma são equipas com nível para esta prova.
   O Sporting irá defrontar a equipa belga do Gent, que está claramente num patamar diferente, já o Porto irá defrontar fora os turcos do Besiktas, no seu jogo de maior grau de dificuldade, sabendo-se como se sabe, dos ambientes nos estádios daquele país.
   Espera-nos pois uma semana europeia intensa, com os adeptos a vibrarem intensamente com as suas equipas e espera-se que continuemos a dar sequência ao bom desempenho, factor esse que se está a revelar decisivo para que na próxima época ou mais tardar em 2011/12, possamos ter 3 equipas na Liga dos Campeões.

5 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Jotas, em primeiro lugar vamos ver se o Benfica vai jogar.

Concordo com o que dizes. O Braga se perder irá no fim ficar em último.

O Benfica se fizer 12 pontos pode não ser apurado. Por se o Hapoel perder os jogos todos e todas as outras 3 equipas ganharem em casa, ficam todos com 12 pts...

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/10/continuam-as-farpas-para-desestabilizar.html

Apanhados disse...

De facto será muito importante não perder em França...para compensar o péssimo resultado que fizemos na Alemanha. Ainda este fim de semana não foram além de um empate contra o último classificado (Estugarda)

Tenho esperança que o shalke04 não vá ganhar a israel...

sloml disse...

Jotas, é isso mesmo. Temos de conseguir um resultado positivo em Lyon, e um empate já seria um resultado bem positivo. Se ganharmos os jogos em casa e o de Israel, passaremos à fase seguinte.

André disse...

Concordo com o que disseste. Acredito que o SLB consiga empatar em Lyon.




benficahd.blogspot.com

Manuel Oliveira disse...

Amigo Jotas, só hoje passo por aqui porque o tempo tem sido pouco. Ando em viagem!
Infelizmente acabámos de perder em Lyon, num jogo miserável.

Abraço.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista