domingo, 3 de janeiro de 2010

FINALMENTE O REGRESSO - Que saudades de ver a bola a rolar

--- Em primeiro lugar, espero que todos os meus companheiros bloggers e os visitantes deste espaço, tenham entrado bem no novo ano, com saúde e muita alegria.
    Depois, dizer que finalmente a bola vai voltar a rolar, que saudades, foi muito tempo sem sal e pimenta, mas que ao mesmo tempo serviu para aguçar o apetite, após uma pausa para as festas, em família e com os amigos de sempre, venha de lá esse futebol.  
    Depois de ontem termos tido o primeiro jogo do ano, com a natural vitória por 2 a 0 do Porto, frente à Oliveirense em campo neutro como sempre exigiu o Porto, vem aí a Taça da Liga, com a estreia dos principais clubes cá do burgo, é uma competição ainda pouco enraizada, que vai na sua 3ª edição, já com muitas lacunas criadas pelos seus dúbios regulamentos, inadmissívies numa competição profissional e que sinceramente, nos moldes em que está criada não me cativa muito, julgo que a atribuição de um lugar europeu via Taça da Liga, iría dar uma acrescida importância a esta nova competição, mas depois de tanta espera, estou ansioso pelos jogos de hoje, numa fase de grupos, em que são apurados os vencedores de grupo e o melhor 2º classificado.
  No Grupo A, constituido por Académica, Estoril, Porto e Leixões, o mais acessível de todos, tem para hoje apenas uma partida, uma vez que a equipa portista só defronta o Leixões na 3ª feira, fruto da partida em atraso para a Taça de Portugal ontem disputado, hoje apenas se joga a Académica - Estoril. No Grupo B, mais forte que o anterior, estão Sporting, Braga, Trofense e U. de Leiria, com Sporting e Braga, favoritos à vitória no grupo a degladiarem-se hoje na Arena de Alvalade, num jogo interessante, com algumas baixas importantes em ambos os conjuntos, desde já Liedson pelo Sporting, o que é um duro revés, sabendo-se que os novos reforços ainda não podem actuar, do lado arsenalista, já com João Pereira no lado de lá, as baixas de vulto de Hugo Viana e a repentina e misteriosa lesão de Rodriguez, que por coincidência, se lesionou na véspera de defrontar o clube que dizem ser o seu próximo destino, num  entanto e pese embora estas contrariedades, cheira-me a umm jogo emocionante e interessante, a que irei assistir com muito gosto.
   Carlos Carvalhal, entrou no novo ano com um discurso diferente, mais agressivo e confiante, o que é bom, fruto obviamente das contratações feitas e que se avizinham, que naturalmente desanuviam um pouco o ambiente turvo em Alvalade, resta saber se tal discurso irá contagiar os seus jogadores, é que eu acho que agora que a equipa via ser dotada de mais e melhores jogadores, vai ficar a faltar-lhe treinador.
   No outro jogo do grupo, defrontam-se Trofense e Leira, com os homens do Lis a terem de vencer, de modo a tentarem no seu jogo em casa frente ao Sporting, fazerem 6 pontos que lhes permita um apuramento que se antevê complicado.
 Finalmente no Grupo C, composto por Benfica, Nacional, Guimarães e Rio -Ave, o mais equilibrado de todos, mas onde o Benfica tem sempre de se assumir como favorito, tem o seu início com uma interessante Guimarães - Rio - Ave, e mais tarde, um empolgante Benfica - Nacional, equipa que esta temporada já foi goleada por 6-1 na Luz, mas que obviamente poucos esperam que tal score se repita, quer por fruto das ausências de vulto na equipa, Aimar, Ramires e Di Maria, quer porque o equílibrio entre as equipas é maior do que aquele resultado indica, estando portanto criadas as condições para mais um bom jogo, em que as equipas devem apresentar-se com fome de bola.
   Jorge Jesus aparece também ele com um discurso de confiança e optimismo, dizendo que a produção da equipa será ianda melhor em 2010, uma vez que os processos de jogo e o conhecimento da equipa já é melhor, o que obviamente eleva a fasquia, aumenta a sua responsabilidade e a da equipa, o que na minha perspectiva é positivo, pois esta cultura de exigência à muito que estava arredada da Luz.
   Exceptuando esta 1ª jornada, uma vez que o interregno foi grande (14 dias) e por isso mesmo a equipa precisa de readquirir ritmo competitivo, julgo que o Benfica deve aproveitar esta prova para rodar jogadores, dar-lhes mais minutos e habituação às exigências do futebol português, aproveitando ainda para integrar em competição os novos reforços, apesar da responsabilidade acrescida de defender o troféu conquistando por si na temporada passada e julgo que mesmo com poupanças estratégicas, é possível, em Março, estar na Final.
      Digo isto, porque julgo que não se pode colocar em causa a conquista do grande objectivo da temporada e esse é sem dúvida o Campeonato, aliando a isso uma boa presença na Liga Europa, essas sim as provas mais importantes que o Benfica tem pela frente e onde deve centrar as maiores atenções.
     Infelizmente, hoje não me posso deslocar ao Estádio da Luz, mas estarei lá, como sempre, e alma e coração.
    Para dar ainda mais sal a este início de 2010, nada melhor que um derby no Futsal, Sporting e Benfica defrontam-se hoje em Loures, em mais um emocionante derby, que promete emoção e espectáculo, com sempre, num jogo que é sempre o mais aguardado nesta competição.
  O Benfica não pode contar com Ricardinho lesionado, uma ausência de vulto e muito importante, mas com a qualidade deste plantel, tal ausência não poderá ser desculpa em caso de mau resultado, sem bem que uma derrota para qualquer das equipas pouco significado tem, uma vez que o título se decide mais tarde em play-offs.
    Venha então de lá essa bola a rolar, que o povo está sedento.

4 comentários:

Micaela disse...

Finalmente os jogos :D

A vida sem futebol é uma chatice

Nuno Silva disse...

Foi ontem o Oliverense X Porto, e foi ontem que cumpri uma das resoluções para 2010…

… não programei o meu final de dia em função do jogo, não deixei de jantar á mesma hora do jogo, e sim… vi o jogo! Vi enquanto achei piada, enquanto me interessou apreciar alguns aspectos e depois mudei de canal! O facto é que o futebol que o Porto apresenta neste momento não vale mais que um prato de boa comida quentinha em companhia da família nem de uma entretida telenovela portuguesa! É mesmo assim! Foi um anoitecer bem mais animado do que o do SLB X FCP, Mar X FCP, FCP X Set, FCP X Bel, etc…

Eu também estou espantado comigo mesmo… mas enquanto este senhor professor, cujo nome só volto a escrever quando deixar de ser treinador do Porto, lá estiver… vai ser assim!

Estava curioso para ver se ia ser displicente no escalonamento com foi noutras situações desta competição… não foi.

… para ver se os jogadores regressavam fora do ponto… não aconteceu felizmente. E o Rodrigues veio até com muito pedal, o melhor enquanto vi! Meireles e Varela também em bom ritmo.

… para ver se jogava Belluschi mesmo com o campo pesado e irregular… jogou, pasme-se.

… para o regresso do Orlando… não se magoou, já é lucro. Jogou medianamente e não era de esperar mais.

De resto, a mesma pasmaceira de sempre…

- um Belluschi com medo de ser 10, porque lhe disseram que devia ser um Lucho... a jogar demasiado atrás. Sempre que chegava à frente a tocar a bola com qualidade, apesar de de facto, não estar a cumprir função de organizador de jogo, mas antes de médio em apoio aos extremos a corresponder a tabelas, sem posse de bola, com poucos passes de ruptura.

- um campo de trampa… onde não é de estranhar a entorse de Fernando ou outras.

- acima de tudo continuou um ritmo lento, pouca criatividade no meio campo e um ataque pouco concretizador e com pouca capacidade de se impor na área.

Enfim… o importante era vencer, cumpriu-se o objectivo mínimo… mas note-se, o adversário era a oliveirense!

Do jeito que está a performance no campeonato não era mau abdicar das restantes competições e reunir esforços para recuperar o “tempo” perdido no campeonato… este ano sim faz sentido… agora quando se venceu nos 2 últimos campeonatos confortavelmente até se podia gerir a equipa durante a competição principal.

A situação da Champions também parece que não nos vai dar muito mais trabalho. Basta ver o actual ritmo do Porto e do Arsenal e perceber que em condições normais seremos futebolisticamente cilindrados, ainda que consigamos evitar a goleada. Falta ver como chegam ambas ao fim de Fevereiro!

…Em dia de jogo de Benfica e Sporting, com jogos frenéticos jogo em Old Trafford, Celtic Park e a falha do R.Madrid no ataque à liderança do Barça… não havia mais anda para A Bola colocar na capa. Depois digam que as opções editoriais são por causa de razões comerciais e de venda de jornais!
…Dizem por aí que o jogo do Benfica foi de novo envolto de confusões, arbitragens habilidosas…
…dizem ainda que o Veloso agora que é representado pelo J.Mendes joga que se farta…
…que tal contratar o tal J.Mendes para treinador ou empresário do Porto!

Vá… Bom ano a todos! Essencialmente desejo saúde e inteligência nas vossas decisões pessoais e familiares, o resto virá mais cedo ou mais tarde!

joao feio disse...

apaf do tio olegario allez

tibi disse...

o jf para mim axo k so sai do fcp kdo morrer pk o pc ama o!por isso vamos ter de levar com o professor do medo..............................eternamente

 
Adaptado por Blogger Benfiquista