quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Taça da Liga - Uma jornada que já pode decidir.

--- Joga-se hoje a 2ª jornada desta nova competição do calendário nacional, a qual a mim em particular não me desperta muito entusiasmo, embora goste de ver o meu clube a ganhar qualquer jogo, julgo mesmo que esta prova, não confere grande entusiasmo à maioria dos adeptos, basta ver que quase todos os jogos tiveram uma muito fraca adesão de público.
    Num entanto, é uma competição e como tal é para tentar ganhar, embora seja da opinião que o meu clube, deve aproveitar estes jogos para ganhar jogadores, dar minutos aos menos utilizados e poupar os principais atletas para competições muito mais importantes e cujo objectivo é prioritário, refiro-me à Liga em si e a uma boa campanha na Liga Europa, uma vez que a Taça de Portugal já foi.
    Hoje, em alguns grupos, pode já ficar muita coisa decidida, os 3 grandes venceram na 1ª jornada e ganhando hoje, darão um passo decisivo rumo às meias finais, onde apenas passam os 1ºs classificados de cada grupo e o melhor 2º classificado.
    No Grupo A, defrontam-se Académica e Porto, ambos com 3 pontos, frutos das suas vitórias na 1ª jornada, adivinha-se portato que em caso de haver um vencedor, certamente será encontrado um dos semi-finalistas. À semelhança do Benfica, os portistas vão também eles aproveitar para rodar a equipa, o que pode tornar um adversário menos complicado para a Briosa, restando saber se a aposta de Vilas Boas será na equipa titular ou se também pretende dar minutos a outros atletas, mais longe do apuramento, parecem estar Estoril e Leixões, vindos de uma derrota, só ganhando podem continuar na corrida, pelo que deste jogo, é certo que pelo menos uma equipa vai dizer adeus à Taça da Liga.
No Grupo B, O Sporting desloca-se a Leiria, equipa que cedeu de forma impressionante um empate em casa frente ao Trofense, por isso, aos homens do Lis só a vitória interessa. Ao invés, o Sporting ganhou ao Braga em Alvalade, como tal, sabe que vencendo garante desde já o 1º lugar do Grupo e o apuramento e Carvalhal já disse que vão jogar os melhores, ou seja, sem poupanças, até porque o treinador leonino sabe que o campeonato é já uma miragem e a sua aposta tem necessariamente de passar por esta competição e pela Taça de Portugal, pois na Liga Europa, a equipa vai continuar enfraquecida, já que os reforços não podem alinhar.
  O outro jogo joga-se entre Trofense e Braga e os homens da Trofa, em casa, não serão um alvo fácil de abater, motivados que estão pela igualdade alcançada em Leiria, ganhando, as suas esperanças continuam intactas, já o Braga, só um resultado interessa, a vitória, pois numa fase de grupos com apenas 3 jogos, a margem de erro é reduzida e não permitem que se façam menos de 6 pontos para se conseguir o apuramento.
No Grupo C, aquele que mais particularmente me interessa por razões óbvias, O Benfica tem uma deslocação complicada à cidade berço, defrontando um Guimarães que cresceu muito com Paulo Sérgio e que já afastou o Benfica da Taça de Portugal na Luz, pelo que as dificuldades serão imensas, mais ainda, porque Jorge Jesus vai apostar nos jogadores menos utilizados e muito bem na minha perspectiva, é muito mais importante vencer na Madeira do que hoje, há que estabelecer prioridades.
  Mas apesar disso, o Benfica não vai entrar derrotado, as suas 2ªs linhas são unanimamente reconhecidas como de grande qualidade, com jogadores bons e que podem a qualquer altura integrar a melhor equipa, com o senão de que obviamente estes jogadores não têm as mesmas rotinas de jogo dos outros.
   O Vitória, tudo leva a crer, vai apresentar-se na máxima força, até porque se quer ganhar esta Taça, tem forçosamente de conquistar os 3 pontos, pois vem de uma derrota caseira frente ao surpreendente Rio-Ave, equipa esta, que vai receber o Nacional da Madeira e em caso de vitória, fica em excelente posição para atingir as ansiadas meias finais e quem sabe, discutir na última jornada o 1º lugar do grupo com o Benfica.
    Portanto, as expectativas estão elevadas, com alguns jogos que podem ter caracter decisivo e como se sabe, com as equipas pequenas muito mais empenhadas nesta competição, porque veêm nela, uma excelente oportunidade de ganhar um título.
    Desejam-se bons jogos, que vençam os melhores, sem polémicas e com bom futebol, o que será complicado, fruto do mau tempo que assola o país e que colocou a maioria dos relvados portugueses em muito mau estado.

2 comentários:

troza disse...

Ora aí está uma taça que pouco ou nada interessa.

Mas porquê? Porque é recente? Porque nem sequer tem um prémio grande como disputar mais um trofeu (aka supertaça) ou nem garantir ida à liga europa?

É uma boa pergunta. Acho que isso contribui para que as equipas joguem com a equipa alternativa. Mas a principal razão para esta taça não ter interesse é o formato e o calendário. Se fosse substancialmente da taça de Portugal ou, pelo menos, tivesse um formato interessante...

Por isso, estou-me um pco nas tintas. Que o Benfica vá às meias finais pois quase que é obrigado a tal e que sirva para ver o valor (ou a falta dele) nos vários jogadores menos utilizados.

A única função actual desta liga é fazer o Benfica e o Sporting um pouco beneficiados e enganar gente com aquela conversa dos grandes serem benificiados ou do Porto ser o prejudicado pelas arbitragens... Foi a única coisa que aconteceu até agora nesta taça...

Filipe Silva Nunes disse...

a esta hora ja sei Q la empatamos.. caro Jota nao vi o jogo com prblemas com a TV mas uma coisa e certa.. acontece aos melhores!!!

Saudacoes Encarnadas!!!

 
Adaptado por Blogger Benfiquista