sábado, 26 de dezembro de 2009

MERCADO DE INVERNO - O ataque começou.

--- Com o campeonato praticamente a meio e o mercado de Inverno aberto, são diversas as movimentações dos clubes nacionais no sentido de fazer nuns casos ajustes nos seus planteis de forma a torná-los mais equilibrados e competitivos para as duras batalhas que se avizinham e noutros casos para reorganizar e moldar planteis mal construidos pela raiz.
   Dos 3 grandes, Benfica e Sporting já se reforçaram, já o Porto, na voz do seu Presidente, movido pela arrogância e excesso de confiança que apresenta sempre que se desloca a Lisboa, afirmou nesta cidade que o Porto não iria ao mercado, uma vez que o plantel portista foi planeado para ser usado até ao final da temporada, algo que obviamente não corresponde à verdade e o Porto irá necessariamente ao mercado para buscar 2 ou 3 jogadores que cubram o fiasco de 80% das suas contratações.
  O Benfica contratou já dois jovens brasileiros a quem se reconhece imenso potencial, um pouco à imagem que já fizeram com David Luiz, Sidnei, Di Maria e outros e que na minha opinião se tem revelado uma boa política, embora, alheado a isso, gostasse de ver uma aposta mais efectiva em alguns jovens de grande potencial oriundos da formação e de preferência portugueses.
   Alan Kardec, avançado brasileiro de 20 anos e Ailton, médio defensivo e campeão brasileiro pelo Flamengo, ambos internacionais sub-20, são contratações não a pensar num futuro imediato, mas sim para serem talhados e trabalhados durante a presente temporada, de modo a fazerem uma adaptação calma e sem pressão ao futebol português.
   Julgo que o Benfica, com a qualidade do seu plantel, como ficou bem patente no último Benfica - Porto, em que não se notaram as ausências de algumas pedras basilares da equipa, apenas precisa de mais um lateral esquerdo, com qualidade e esse para se assumir no imediato, de preferência vindo do continente europeu e julgo que mais compras, serão um esbanjar a mais do muito que já se esbanjou e pode até criar alguma instabilidade num plantel que se tem revelado forte, unido e com mentalidade de campeão.
  Já os rivais de Alvalade estão por profunda necessidade a apostar tudo neste mercado de Inverno, fruto da débil qualidade do plantel actual e do risco que se previa do Sporting poder até falhar um lugar de acesso às provas europeias.
   O Sporting acabou de contratar um jogador de valor, Pongolle, ex- At. de Madrid, jogador francês que embora não marque muitos golos, desiquilibra muito pela sua velocidade, sendo um jogador de enorme valia e que luta imenso, será com toda a certeza um elemento importante no ataque e que poderá fazer um boa dupla com Liedson, isto a juntar ao já contratado João Pereira, que para além de vir suprir uma das mais evidentes lacunas da equipa, é na minha opinião, o melhor lateral direito português a actuar no nosso futebol.
   Assim, com o reforço do ataque e da sua lateral direita, o Sporting remendou já duas das suas imensas carências e julgo que chegarão a Alvalade pelo menos mais 3 jogadores para que as restantes lacunas sejam preenchidas, um lateral esquerdo, fala-se em Del Horno, um médio ala e um defesa central, já que Mexer não me parece ser o reforço que a equipa precisa, mas sim um jogador para talhar para o futuro.
   Mas nestas aquisições há algo que o Sporting vai ter de aliar à qualidade técnica de quem contrata, a altura dos jogadores, pois a baixa estatura média do seu plantel é também ela só por si uma lacuna evidente e que não pode ser descurada e quer João Pereira, quer Pongolle, não encaixam nesse parâmetro, pese embora a sua qualidade evidente.
   Falta saber apenas quem o Porto vai contratar, aposto que pelo menos 2 jogadores chegarão ao Dragão, até porque a equipa está carenciada de um médio centro que assegure ao mesmo tempo a ligação do meio - campo e ataque, mas Luchos não abundam no mercado e valem muitos milhões, para além disto, julgo que mais um ponta de lança chegará também, com caracteristicas completamente distintas aos do actual plantel, os quais são baixos e sem grande poder de choque para puderem abrir espaços para os alas e médios, Farias claramente não é jogador para Jesualdo e embora marque muitos golos quando entra, apaga-se quando joga de início e contra as equipas grandes, já Falcão, começou em grande, mas o fogo depressa se tem apagado, é o que dá querer provocar o Benfica sem antes comprovar o verdadeiro potencial do seu reforço.
   A juntar a tudo isto, o processo disciplinar a Sapunaru e principalmente Hulk, que vai obrigar a ajustes na equipa, uma vez que estes jogadore, pelo menos em Janeiro dificilmente jogarão.
   Vamos então ver quem ataca melhor o mercado sabendo-se que a margem de erro do Sporting é mais reduzida, uma vez que tanto o Benfica como o Porto, já tem traços gerais os seus onzes mais ou menos definidos e não será fácil alguém entrar de caras, facto esse que por outro lado, permite ao Sporting em caso das contratações não falharem, poder ser a equipa a quem o aumento de qualidade do seu futebol mais se vai notar e valha-nos a verdade, diferente não podia ser, porque piorar parece uma tarefa mais árdua que melhorar.
  A todos continuação de Boas Festas.

17 comentários:

GIL VICENTE disse...

Boa noite, caro Jotas

Boa crónica.
Quanto ao "papa" condendo e mentiroso, bem, pela boca morre o peixe.
E, se não quiser "morrer", que se deixe ficar com a porcaria que tem
Dá-nos muito jeito.

Um abraço

macado sd disse...

lampioes no final da epoca a gente conversa!nao se esqueças que ainda faltam 16 jornadas!pode ser que voçes depois esqueçam se que ao campeonato nao sao 100 metros mais sim uma maratona e vosso gas tambem ja nao é muito!fcporto rumo ao penta.bom ano

garanhão plus disse...

Também acho que o Benfica tem um plantel bem apetrechado e que não precisa de grandes reforços ao contrário do Sporting que tem muito para mexer e não é com Mexer que vão lá.
Pongolle é mais um bluff e João pereira deixou agora de ser arruaceiro como tantas e tantas vezes lhe chamaram, agora é bom, enfim.
O porto, está a espera do trabalho dos olheiros do Benfica e só espero que lhes demos mais um falcão de asas curtas como o que lé têm.
A conversa de macacos tem sido a mesma desde a pré temporada, nunca temos gás, mas lá vamos ganhando, enquanto os outros esperam sentados.

Maestro disse...

Grande analise Jotas

O sporting está a fazer o que tem de fazer, se não o fizesse corria o risco de lutar pela manutenção.

O porto tal como disseste e bem, vai-se reforçar, mas acho bem que o pinto da costa disse. Antes do classico tratou de dar confiança aos seus jogadores, enquanto nós anunciavamos 18M para contratações.


No futebol não há verdades, não interessa hoje dizeres uma coisa e amanha fazeres outra. O que interessa é o resultado, e o pintinho fez bem, aumentando a confiança da equipa, que ja era pouca como se viu. E agora há de ser menos ainda. Malvado do Saviola.

Quanto ás nossas contratações, penso que o Airton é bom e fará falta, Kardec não faço a minima ideia mas quando um jogador se diz pareçido com outro desconfio logo. Ele disse que era pareçido com o jardel e não gostei muito disso. Vamos ver...

Ps. Manda o macaco para a ribeira pá...

Aquele abraço companheiro

Apanhados disse...

Caro Jotas,
obrigado pelas tuas palavras...
Tudo o que faça pelo orgulho Benfiquista é insuficiente para amortizar a minha dívida espiritual perante cada um de vós, e por todos nós (e pluribus unum).... :)))

Também já linkei o teu blog no meu.

Saudações Gloriosas e um Fantástico Ano 2010.

Jean Jacques disse...

Adoro o Macaco

Macaco sd disse...

Maestro se te apanho na ribeira pode ser que te faça um gancho!A ribeira é minha!adoro te jean jaques es o meu idolo pk es angolano!adoro angolanos!adorava o quinzinho,o avo akwa e o pedrito mantorras k se nao fosse a lesao estaria ao nivel de eto´o e drogba!

tibi disse...

Para quem fala que os olheiros do slb é que descobriram o falcao tao muito enganados!Ja a dois anos teve pa vir para o fcporto ou nao se lembram?falcao nao pode fazer tudo sozinho e é bom jogador e trabalha k se farta!quase todos os jogos é dos que mais corre na equipa!hulk pa mim devia ser suspenso 6 meses que assim ja nao prejudicava a equipa!o hulk devia jogar 90 minutos a frente de uma parede a rematar talvez ai conseguisse deitar abaixo a parede!A imprensa agora so fala que falta ao meio do fcp um lucho!mas a que lucho se referem?o do ultima epoca nao deve se de certeza!

carlos silva disse...

Sinceramente em termos de contratações penso que o Porto não tem um plantel tão mau como se diz por aqui. O reforço do Porto para Janeiro vai ser o belluschi se o professor Jesualdo resolver mete-lo, penso também que o Ukra pode voltar ao Porto, e de resto penso que o valeri tem de ser reforço, e o Prediger também, senão para que os compraram?nós nao sabemos o valor deles porque nunca os vimos jogar.Mas o Valeri já se viu que tem toque de bola.Penso que falta um avançado centro matador, e que neste caso poderia ser o Dzeko( se o porto quiser investi verdadeiramente), por 18 milhoes conseguem traze-lo, e porque nao tentar Nistelrooy?)quem paga 200mil ao Rodriguez, consegue pagar 300mil ao Nistel.

Quanto ao Sporting, o Joao Pereira não deixa de ser arruaceiro quanto a mim, e provou-se ao meter logo um cachecol benfica é merda aos ombros.Tal como nao gostei das atitudes do simao na luz, nao gosto das do Joao Pereira em Alvalade, mas nao nego que é mt bom reforço para o Sporting que precisa dum lateral esquerdo que tenho a certeza que podendo ser Del Horno(e caso seja mais barato que Evaldo), era uma grande aquisiçao a todos os niveis.Pongolle desconheço o que possa valer na realidade, mas la em espanha estão contentes porque parece que puseram um barrete ao Sporting por 6 MILHOES, mas também estavam contentes com valor do Javi Garcia e do Saviola e que pensavam que iam ser barretes e tá-se a ver o que rendem no Benfica, portanto para mim sei que é rapidissimo e o Sporting precisa de velocidade e é possante, agora será que o Sporting neste momento consegue reabilitar alguem?é a minha questao.Depois penso que falta um ala direito, fala-se de Maxi Rodriguez, para mim era excelente.

Benfica, bem mais do mesmo brazucas jovens, o Airton e o Kardec sei que são bons no Brasil mas será que vão ser ramirez, ou vão ser Donizetes?O Airton é uma boa alternativa ao Javi que penso que faltava.o Kardec sinceramente penso que irá ser uma boa alternativa de banco e no futuro pode ser muito bom.

tibi disse...

Valeri tem qualidade so que tem de jogar!e ja te disse carlos silva pessoalmente que tipo de jogador parecia e ate comparei com um excelente medio mas nao vou revelar o que disse senao inda pensam que sou maluco!mas o tempo dira se tenho razao ou nao!prediguer compraram pa aquecer o banco e pa mim tb espero que o bellushi comece a jogar 90 minutos senao nunca mais mostra nadinha

Blog do Vascão disse...

Pasando pra deixar um abraço ao amigo Jotas e desejar um 2010 cheio de conquistas na vida pessoal e do seu Benfica.

Grande abraço
Jeferson

Jotas disse...

Caros visitantes, este post não tem como objectivo fazer criticas, mas sim falar do ataque ao mercado pelos 3 grandes e qual a razão segundo a minha modesta opinião.
Ficou julgo eu, bem patente a ideia, o Benfica ataca o mercado a pensar mais na prx temporada que nesta, o que pode ser positivo embora ache que já são jogadores brasileiros a mais e o plantel sem saídas fica enorme e pode criar desastibilização, ou melhor, se a equipa tem demonstrado ser um grupo forte e coeso não se corra o risco de estragar. Julgo que Keirrison, Filipe Bastos, Luis Filipe, Jorge Ribeiro e Schaffer vão sair a titulo definitivo e Urreta, Miguel Vitor vão ser emprestados. O Sporting está a atacar o mercado porque era realmente que mais défice de qualidade tinha e logo mais necessidade e julgo que se está a reforçar para os lugares certos e bem, já o Porto, apesar de PC ter dito antes do jogo do Benfica, convencido que ía ganhar, que o Porto não iria ao mercado, é óbvio que vai, porque também ele tem lacunas e porque algumas contratações não resultaram, isso aliado aos processos disciplinares de Hulk e Sapunaru, estas são as ideias base que deixei patentes e julgo que sem entrar em ataques a ninguém, apenas com a ideia que tenho que vai acontecer.

Jotas disse...

Caro macaco sd, a sua participação neste espaço ´bem vinda, até porque gosto de uma participação multicultural, ou seja de adeptos e todos os clubes, mas peço que com correcção, educação e elevação, como tem sido sempre feito neste espaço, embora com a liberdade de poder criticar, agora ameaças e coisas desse género aqui não, ok? Espero que continues a defender a tua dama, como no teu primeiro comentário.

Filipe Silva Nunes disse...

Realmente o Benfica está-se a reforçar bem com estes brasileiros..

mas tamb temos Que admitar Que o sporting tamb nao se está a reforçar maL...bem vamonos mas é preocupar com o nosso GRANDE clube..e não se esqueça do que eu lhe digo--- SEREMOS CAMPEÕES!!

VIVA AO BENFICAA!!!!

forteifeio disse...

Belo post.
Quanto ao Porto penso que sentiu mais a falta do Lizandro do que do Lucho, era um jogador muito forte lá à frente com uma atitude extraordinária.

Um Bom Ano para ti

Pablo Aimar disse...

O Airton nós precisamos, sem dúvida, e o Kardec também faz falta, agora o Éder Luís é que não sei se vale a pena esta epoca.
Temos de manter esta equipa e garantir estabilidade, coisa que nos falta à muito.
Se o Manuel Fernandes assinar pelo Sporting, vai ser mais um mal amado na Catedral. Pobre e mal agradecido

António Pista disse...

Newsletter Semanal #4

Blog Águia de Ouro

A época festiva em que vivemos ocupa-nos a maior parte do tempo, no entanto foi-nos possível fazer um resumo exaustivo das primeiras 14 jornadas deste campeonato, onde analisamos a prestação de cada equipa...


Posts Anteriores:

- A Liga Sagres após 14 jornadas...
- Tudo vermelho após o Natal
- Feliz Natal
- Raça de Campeão

http://aguia-de-ouro.blogspot.com

 
Adaptado por Blogger Benfiquista