terça-feira, 20 de janeiro de 2009

SALVADOR O SACRISTÃO DO PAPA - O servo que presta justa vassalagem

--- Surgiram nas ultimas horas noticias dignas de comentar, começo pelo novo servo do futebol português, qual sacristão do Papa Pinto da Costa, de facto, não podia haver melhor porta - voz, até porque é justo que assim seja, tais os favores que têm sido prestados ao S.C. Braga.
Pelo hesterismo ridículo e evidente a cada dia que passa, com reacções absurdas e já sem qualquer tipo de escrúpulos, estou plenamente convencido que existe um campanha bem orquestrada em marcha que visa descredibilizar o Benfica, campanha movida por pessoas assustadas com a possibilidade não só do êxito imediato do Benfica, como também da possibilidade evidente da recuperação da hegemonia no futebol nacional.
Salvador, vem hoje dizer coisas espantosas, ainda indignado com a arbitragem na luz, se na verdade lhe reconheço o direito à indignação, julgo que há limites para tudo, embora a sua proximidade às suas novas fontes, lhe permitam ter um maior conhecimento da realidade existente há muito tempo no futebol português.
Vem este servo, dizer que esteve esta semana em Itália e que lá lhe disseram que pensava que a máfia estava lá, mas que depois de verem o jogo da Luz, parece que afinal ela passou para Portugal. Julgo que António Salvador, devia explicar melhor e sem mentiras, até porque como todos sabemos ele não saiu de Portugal, talvez tenha é estado no Porto e naturalmente sentiu-se como se estivesse na Secilia, aliás, julgo que o Presidente bracarense, chegou à conclusão que todos há muito havíamos chegado, pelo facto de agir em estreita colaboração com o FC Porto, daí ter-lhe sido muito fácil perceber que a Máfia estava em Portugal e de como ele estava tão próximo dela, nada mais natural.
Salvador vem ainda dizer algo que não me apanhou de surpresa, "O apito dourado continua bem vivo em Portugal", ele desde que estreitou a sua relação com um dos clubes condenados por corrupção, sabe melhor que nunca aquilo que diz, pois a sua proximidade com os seus autores é por demais evidente.
Como bom sacristão do Papa, o qual é obrigado a estar calado por força do seu castigo por tentativa de corrupção, nota-se perfeitamente que este senhor, acedeu de bom grado a ser o seu porta voz, no sentido talvez de desviar as atenções para o julgamento do seu patrão, que irá decorrer em Março, ou então por pura chantagem, do género, sê bom servo ou na próxima época não empréstimos, devo mesmo dizer que antes de ler o que disse Salvador, julgava que o Porto iria ter um jogo muito complicado em Braga, depois de o ouvir, julgo que se tratará de um mero cumprir de calendário.
Por falar em empréstimos, julgo ser um caso de sério debate desportivo, estranho mesmo que se fale tanto de arbitragem, mas os nossos atentos jornalistas, não falem desta questão pertinente, a qual é sem dúvida uma forma de falsear a verdade desportiva.
Há um clube em Portugal, com cerca de 20 e tal jogadores emprestados a clubes que com ele disputam o campeonato, o que pode dar azo a muitas especulações, não quero enveredar pelo caminho fácil da suspeita do género, vê lá, facilitas os nossos jogos e na próxima época tem mais uns quantos emprestados, caso contrário, já sabes, mas esta suposição é legitima, sendo urgente que se criem regras rigorosas a esse nível, as quais podem seguramente passar por um de duas alternativas: Ou pura e simplesmente não se pode emprestar jogadores equipas que disputem o mesmo campeonato, ou então criar o limite de apenas se poder emprestar um jogador por clube, a equipas que disputem o mesmo campeonato. Julgo que assim a verdade desportiva ficaria mais salvaguardada.
Estalou a bronca na Taça da Liga, ao que parece, o regulamento está mal redigido e da forma com está redigido e levando à letra, o Belenenses é o clube apurado para as meias finais, num entanto segundo a interpretação da LPFP, o Guimarães é o apurado.
Ou seja, o 1º factor de desempate, diz que passa a equipa com melhor Goal-average, o que é diferente de dizer que passa a equipa com maior diferença entre os golos marcados e sofridos (desculpem a minha ignorância, eu julgava que era a mesma coisa, mas não é). Passo a explicar: O goal Average, trata-se de apurar o coeficiente entre os golos marcados e sofridos, ou seja o Belenenses tem 2 a 1 em golos, segundo esse coeficiente que é calculado com a divisão entre golos marcados e sofridos, (2:1 = 2), o Guimarães tem 3 a 2 em golos, segundo esse coeficiente (3:2=1,5), logo o Belenenses passaria por esta regra que está escrita. Pois bem a Liga, defende que se aplica o senso comum do goal average, ou seja a diferença entre golos marcados se sofridos, e como o 2º critério de desempate é o maior nº de golos marcados, passa o Guimarães.
A verdade é que os regulamentos não podem ser feitos baseados no senso comum, mas sim na lei e na minha opinião, conta o que está escrito e aí a razão assiste ao Belenenses que não tem culpa da incompetência da liga.
Outro assunto que suscita grande interesse em Portugal é a candidatura Ibérica, Portugal - Espanha, para a organização do Mundial de 2018. Confesso que também eu gostaria à luz do coração de assistir a um evento desta natureza no nosso País, quem não tem ainda fresco na memória o fantástico Euro2004? Mas a verdade é que não me parece que Portugal esteja preparado para um encargo desta índole, independentemente das muitas estruturas já criadas, mas sabemos bem qual o nível de exigência da FIFA e não estamos como País em condições mínimas de megalomanias, ainda para mais sabendo de antemão que nem a abertura nem a final serão realizados em Portugal, o que por si só me faz ter sérias reservas quanto a esta candidatura conjunta.

9 comentários:

Maestro disse...

Grande post Jotas.

Esta ultima da taça da liga nem sabia, mas isto é irreal, só mesmo em Portugal.

Aquele abraço amigo

Bruno Pinto disse...

Que post ridículo! A culpa tinha de ser do Pinto da Costa!! Até dá para rir. O Benfica é levado ao colo há não sei quantos jogos e o Papa é que é o mau da fita. É o desespero...

último! disse...

Ó Bruno,

Fomos beneficiados (pelo menos assumimos) um jogo da liga e vocês já dizem a não sei quantos jogos... tira as palas pá!
Se estás a falar do jogo contra o Belenenses já viste as novas imagens que mostram a falta sobre Moretto?

Jotas,

Em relação à organização do Mundial o retorno do investimento é sempre superior, depois a maior parte está feita, logo não seria um investimento tão grande assim.

Sobre a obrigatoriedade de os estádios de abertura e encerramento terem mais de 80 mil lugares, a mesma obrigação já existia neste último Euro e abriram-se excepções, isso é um pormenor facilmente ultrapassável.

Anónimo disse...

Ridículo é querer fazer do maior mafioso da história do futebol nacional um santo.
Se houvesse justiça desportiva, esse clube corrupto estava na 2ª liga, se houvesse justiça nos tribunais, ele e os seus capangas estavam presos, mas à justiça divina ele não escapa.

carlos silva disse...

Já que o meu tio está sem escrever à muito tempo, quero deixar aqui um comentario, que secalhar vai fazer insurgir, muito boa gente.Está na altura de falar do jogador bruno alves.

Gostaria de dizer que sou insuspeito para falar no assunto uma vez que o admiro como jogador, e para mim é a par de anderson polga o melhor central da liga, para mim talvez até melhor que o brasileiro.Grande estampa fisica, grande poder de impulsao, grande capacidade nos lances quer de bola parada, quer de bola corrida, mesmo assim nestes e mais fraco.Com um temivel jogo aereo, muito concentrado, rapido e objectivo, e agora até ja livres marca.Confesso que desde que vi os jogos olimpicos 2004 custava-me ver bruno alves a jogar, parecia um tosco, mas evolui imenso.Contudo para alem de para mim não ser muito forte no 1 para 1, penso que peca por ser demasiado impetuoso, chegando por vezes à agressão , e passando normalmente impune(posso enumerar uma dezena de casos onde aconteceu)Para mim chegou o tempo de dizer chega, porque quem perde é o jogador, pois quando sair, e de certo vai sair para um clube ainda maior que o porto, provavelmente nao vai ter a protecção que neste campeonato tem.

O rui jorge é que dizia, é mais dificil jogar no sporting...Tenho a certeza que se bruno alves jogasse em alvalade seria expulso muito mais vezes, senao vejamos o que se passou com o mesmo rui jorge.

carlos silva disse...

e gostava de deixar uma pergunta no ar....Porque é que os jornalistas nao perguntam pelo caso sidney?


Se fosse no caso do sporting, meu deus, ja estavam a escrever trinta por uma linha como com o vuck.

Outra coisa, se o jornal a bola quer vender o miguel veloso, penso que podia desde já oferecer os 30 milhoes da clausula, e assim podiam ficar com ele.é ridiculo ver noticias constantes, para a venda deste jogador...

carlos silva disse...

so para confirmar aquilo que eu disse ontem, miguel veloso falou a record dizendo:

É tudo lastimável porque não é verdade que tenha pedido para sair. Sempre estive satisfeito ao serviço do clube e não seria agora que não ia estar. Deixa-me triste porque foi o Sporting que me lançou e criou, pelo que só tenho de agradecer tudo o que tem feito por mim

Por fim, Veloso não tem dúvidas em atribuir todas as notícias que têm vindo a terreno sobre um eventual descontentamento a “tentativas de desestabilização”. “Acredito nisso mas, tanto eu como a equipa, estamos imunes a este tipo de situações, até porque só estamos concentrados na conquista dos nossos objetivos”

Carlos Saraiva disse...

Caro Jotas na minha primeira visita ao seu blog não contava sentir-me logo ofendido.
"...talvez tenha é estado no Porto e naturalmente sentiu-se como se estivesse na Secilia..." Eu sou do Porto - distrito - não sou corrupto nem nunca estive envolvido em jogos de tráfico de influências. Penso que a generalização do que alegadamente se passrá no FC Porto com o PORTO é abusiva. Sobretudo se pensarmos que os maiores jogos de corrupção e tráfico de influências até são passados em Lisboa ao nível das mais altas instâncias do Estado.

http://chutodeletra.blogspot.com/

carlos silva disse...

mais 1 penalty fantasia da apaf, felizmente o rui defendeu....

O golo do liedson deixa-me duvidas que esteja adiantado e se tá n á mt perceptivel.

Em relação ao jogo aceito o 1 a 1

 
Adaptado por Blogger Benfiquista