sexta-feira, 11 de maio de 2012

ELEIÇÕES JÁ MEXEM NO BENFICA - Com a chamada liberdade de opinião.

  Aproxima-se a passos largos um novo acto eleitoral no Benfica, Outubro será o mês dessas eleições, um mau timing, julgo que é um enorme erro marcar eleições numa altura em que a época se encontra em pleno funcionamento, será lógico que fosse no final deste mês, assim daria tempo para quem vencesse, preparar de forma conveniente a nova temporada, mas pronto, será em Outubro e é com essa data que temos de conviver.
    A verdade é que esse acto eleitoral, vai já dando que falar, as movimentações são já algumas, embora, não seja do conhecimento público nenhum candidato que se apresente como alternativa a Vieira e esta seria a altura certa para que as alternativas surgissem, afinal de contas a época terminou, já não existem objectivos a cumprir e nada do que fosse dito poderia ser confundido com qualquer tentativa de desestabilização do grupo de trabalho, mas julgo ser muito mau sinal, quando uma alternativa se começa a vislumbrar na sombra, escondida por trás das claques, isso por si só, revela o caracter dessa possível alternativa.
   Como sempre que há eleições, surgem os que são a favor de Luís Filipe Vieira, os contra e aqueles como eu, que acham ser mais lógico esperar por alguém que apresente alternativas e mostre um novo projecto antes de tomar qualquer posição pública, é que julgo ser mais racional esperar, ouvir e debater os tais novos projectos que possam surgir, do que fazer uma campanha pública de ataque ao actual Presidente sem que se apresentem ideias novas ou um outro rumo para o clube, a mim isso parece-me de certa forma irracional.
    Obviamente, a liberdade de opinião é um valor fundamental em Democracia, mas isso aplica-se a todos, a quem defende Vieira e quem não gosta de Vieira, acho até de muito mau tom que aqueles que querem Vieira fora do Benfica, chamem aos que querem a sua continuidade de seguidistas ou lambe botas, dando dessa forma toda a legitimidade para que sejam chamados de dissidentes e julgo que não é por aí que devemos ir, pois o debate para ser são e saudável, deve ser feito de forma civilizada, com diálogo e sem necessidade de achincalhar ninguém, até porque somos todos benfiquistas e isso é o mais importante.
    Com toda a legitimidade, há aqueles que dizem que é na nossa casa, estádio ou assembleias que se deve discutir o Benfica, em resposta aos que se têm manifestado contra as acções que um grupo tem feito de forma sistemática no estádio e suas imediações, eu concordo que efectivamente, o direito à indignação, a mostrar discordância com a actual direcção, deve ser feita realmente nas nossas instalações, mas defendo uma forma diferente de o fazer daquela que tem sido norma.
   Ou seja, não me parece ser o melhor caminho que quem se manifesta contra esta direcção, o faça destruindo o nosso património com pinturas naquilo que é nosso, não me parece que seja de bom tom que durante um jogo da nossa equipa se passa o tempo a pedir a cabeça de Presidente e treinador, muito menos concordo que defendendo a tal liberdade de opinião que benfiquistas agridam outros benfiquistas, só porque estes têm uma ideia diferente, isso em nada respeita a história e a instituição Benfica, apenas contribui para a chacota dos nossos adversários e para o gaúdio de um indivíduo que é conhecido no futebol pela corrupção, esse vai gozando o panorama e a postura de alguns.
   Ao invés, mesmo que eu possa estar em desacordo com as suas ideias, nada teria a apontar aos que já pedem a cabeça do Presidente mesmo sem haver alternativas, se não pintassem paredes, se não agredissem quem com eles discordem e se mostrassem o seu desagrado antes e depois de um jogo da nossa equipa, enquanto se limitavam a um apoio incondicional aos nossos atletas durante o jogo, isso sim, seria uma forma séria de reivindicar em que nada beliscava o clube e as suas gentes.
    Acusam-me de ser um Vieirista em certos blogues, das duas uma, ou não sabem interpretar o que escrevo, ou eu não tenho capacidade de passar a minha ideia, repito mais uma vez para quem quiser perceber, que eu não defendo nem ataco a actual direcção, o que defendo é que não posso nem devo, por uma questão de racionalidade, pedir a cabeça de um Presidente, quando não conheço uma alternativa, quando ela surgir, tomarei a minha posição.
    Para que fique bem definido aquilo que penso da actual direcção a todos os que me acompanham neste espaço, digo que há muitos anos que não via um Presidente que fizesse um esforço tão significativo em matéria de investimento no futebol e nas modalidades para proporcionar títulos ao clube, acho que Vieira tem nessa matéria trabalhado muito, feito um grande esforço para tornar o Benfica competitivo em todas as frentes em que está, julgo que pedir mais não é fácil, ainda para mais, quando agarrou no clube após gestões como as de Damásio e de Vale e Azevedo, outro clube em Portugal não mais se teria levantado e esse é um mérito inteiro do actual Presidente.
   Mesmo depois de apanhar um clube com a credibilidade abaixo de zero, com os mais variados processos de dívida nas barras dos tribunais, com o clube penhorado em todo o lado e à beira do seu precipício, conseguiu construir um novo estádio, pensado de forma mais brilhante do que em qualquer outro clube, ou seja, não se limitou a construir um estádio, mas sim um espaço que albergasse também as modalidades, com a construção dos pavilhões adjacentes ao estádio, ou seja, enquanto outros andam com as modalidades às costas, nós temos as modalidades em casa.
    Contudo, também reconheço alguns falhanços, primeiro por alguma inexperiência, depois por algum desconhecimento de futebol e depois por falhanço estratégico.
   Acho que o forte investimento feito no futebol, a mola de qualquer clube, foi por vezes feito mais em quantidade que qualidade, ou seja, não havia necessidade de se comprar certos jogadores, mas também teve o mérito de criar mais valias financeiras em jogadores que mais ninguém teve, no fundo, quando se investe, há sempre riscos, mas nesse aspecto, atendendo aos valores gastos, poderia ter-se feito mais e melhor, julgo até neste aspecto que o Presidente foi traído pela ânsia de querer ganhar e a necessidade de o fazer.
   Contudo, na minha opinião, onde Vieira realmente falhou foi em termos estratégicos, ou seja, nunca na vida poderia apoiar para a Liga e Federação, um implicado no apito dourado, alguém ligado a um clube que ficou conhecido por corromper árbitros, desconheço de que forma Vieira foi iludido, mas que se torna difícil explicar esse apoio isso torna, mas creio que o próprio Vieira já percebeu isso, mas agora sente-se comprometido em agir nessa matéria.
     Concluindo o post, acho que o Presidente do Benfica tem muito méritos, é alguém que foi muito importante em determinada fase da vida do clube e agora resta esperar para se perceber se há ou não melhor para se tomar uma decisão quanto à sua continuidade ou não, mas um certeza eu tenho, depois de toda a recuperação da credibilidade do clube e da sua pujança no mercado e valorização da sua marca, não quero nem desejo, que um Benfica agora apetecível a qualquer candidato que surja, volte a cair nas mãos de oportunistas que deitem por terra todo um trabalho de salvação do clube feito e que foi vital para a sobrevivência do clube.

7 comentários:

71460_5/8 disse...

estou mesmo para ver quem terá coragem para defrontar o LFV!

Minha Chama disse...

Caro Jotas:

"o que defendo é que não posso nem devo, por uma questão de racionalidade, pedir a cabeça de um Presidente, quando não conheço uma alternativa, quando ela surgir, tomarei a minha posição."

Subscrevo, por acaso não tenho tido problemas em relação à questão do: parece que está a apoiar este ou aquele.

Enfim...

Nova bicada em:

http://aminhachama.blogspot.pt/2012/05/correntes-excentricas-ii.html

Manuel Oliveira disse...

Concordo totalmente com o post.
Também eu já fui acusado de Vieirista vê lá tu.

Abraço.

Joseph Lemos disse...

Caro Jotas

Concordo plenamente com o exposto, mas deixa dizer-te uma coisa:
O que menos me chateia é classificarem-me de "vieirista".

Sou mesmo!

E assim será até que outro se perfile e dê garantias superiores de honestidade, dedicação e labor.
E têm mesmo de ser superiores porque, em igualdade de circunstâncias,muito obrigado, estamos bem servidos!
É que sabemos o que temos e não sabemos o que nos espera.

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Amigo Jotas, Bom dia!

Eu antes de tudo sou do Benfica! Reconheço méritos em Luís Filipe Vieira mas também, muitos defeitos e alguns erros estratégicos.

O timming das eleições, como referes e bem, não é o melhor. Eleições a meio das épocas podem ser fator desestabilizante da estrutura e até da equipa. é o que temos mas devíamos tentar alterar este facto.

Neste momento e com os escassos dados disponíveis não é, de todo, possivel avaliar qualquer alternativa a Luís Filipe Vieira. Só ontem se falava em Bagão Félix que não me motiva mas mais que nomes gostava de projetos, de ideias e destas nada!

Aguardemos mas importa reforçar, como fizeste no fim do teu Post, que todo o cuidado é pouco... é que mesmo com defeitos é preferível LFV a um qualquer outro Vale e Azevedo ou Bruno Carvalho!!

Glorioso Abraço!
RF

" R y k @ r d o " disse...

Viva amigo Jotas

Vieira tem virtudes e defeitos. Confesso que lhe estou grato por tudo o que tem feito pelo Benfica mas custa-me passar ano atrás de ano a ver os outros serem campeões e, até, a ganhar provas internacionais.
O Benfica precisa de sangue novo que o movimente e o faça acordar.
Até pode ser LFVieira. Mas tem de promover uma estrutura para ganhar. Dez (10) anos a ganhar apenas 2 campeonatos é pouco para a Nação benfiquista. Penso eu.

Agora resta saber se vai aparecer alguém credível nas próximas eleições que dispute com LFV a vitória. Vejo tudo muito calado.

Também acho ser uma aberração as eleições serem em Outubro. Deveriam ser em fins de Maio ou Junho a fim de que ganhasse quem ganhasse pudesse preparar a próxima época conforme fosse sua vontade e não apanhar o comboio em andamento.

Cumprimentos
************************
Extra topic

Acha que percebe alguma coisa dos Activos da Sad do Benfica?

Se assim é porque não dar uma opinião? Onde?

Clike:
http://obelovoardaaguia.blogspot.pt/2012/05/avaliar-o-activo-da-benfica-sad.html

Cabeçudo disse...

Ei!.. oh malta!...calma!..calma!.

tenho boas novas..ouvi dizer que o

ex-inglorioso e incorruptível Vale de Azevedo está de volta.

Agora, não sei se é para prestar vassalagem à ingloriosa justiça, ou se é para tomar as rédeas da governação desgovernada do clube ofertante do LOC MI.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista