domingo, 24 de janeiro de 2010

TAÇA DA LIGA - Sem surpresas

--- Disputou-se hoje a última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, finalmente com público nos estádios, quase 5 mil na Trofa e quase 7 mil em Vila do Conde, facto esse que me apraz registar, em que mais uma vez o banho de multidão benfiquista em terreno portista, demonstrou o cariz popular de que muito me orgulho em relação ao Benfica.
    Sporting, Porto, Benfica e Académica, serão então os semi - finalistas.
RIO - AVE 1 BENFICA 2 - Hoje apenas vou analisar este jogo, uma vez que não vi nada dos outros, pois os jogos disputaram-se todos à mesma hora.
   Foi um bom jogo este, disputado com correcção e muita entrega de ambas as equipas, um pouco à semelhança do jogo da Liga Sagres, mas na minha opinião melhor jogado e com um vencedor completamente justo e a demonstrar que também ganha com erros de arbitragem, até como forma de dedicar esta vitória aos que falam em colos e andores, aqui foi dada a resposta. Quero mesmo salientar, que o Benfica, fez 4 jogos seguidos fora, para duas competições distintas, com adversários fortes e teve um empate e 3 vitórias, com 9-2 em golos, o que para uma equipa que dizem não aguentar este ritmo e que está em quebra, não é nada mau.
   Como seria de esperar, o jogo começou com equilíbrio e com as equipas a tentarem encaixar uma na outra, mas aos poucos, o Benfica foi-se soltando e estando melhor no jogo, teve mesmo alguma situações de jogo muito bem definidas em que falhou apenas o último passe, se bem que oportunidades foram poucas, apenas me lembro de um lance em que Saviola à boca da baliza falha a emenda para golo e um penalti descarado por mão de Gaspar.
   Ao intervalo o nulo aceitava-se, mas a haver um vencedor, esse claramente teria de ser o Benfica, que entrou na 2ª parte mais forte e acutilante no ataque e não demorou muito que se adianta-se no marcador, com um passe fantástico de Cardozo a rasgar toda a defensiva adversária e Carlos Martins a concluir com um pontapé de uma qualidade técníca de grande categoria e à meia volta, fzendo um grande golo no estádio dos Arcos, estava feita justiça no marcador.
   Mas a vantagem durou pouco tempo, pois 5 minutos depois, Cosme Machado, assinala grande penalidade contra o Benfica, visto o lance de frente, sinceramente pareceu-me que David Luíz é o primeiro a chegar à bola cortando-a contra o pé do adversário, com a bola a ficar quase entalada entre ambos, pelo que o contacto à posteriori é inevitável, embora não me pareça um lance escândaloso, até porque devemos pensar sempre no ângulo em que o árbitro se encontra e ele, colocado por trás dos intervenientes e ainda a alguma distância, devido ao aparato do lance, é natural que lhe tenha parecido grande penalidade e é precisamente neste tipo de lances, que eu acho que se deve falar com racionalidade, porque não são fáceis e qualquer decisão teria de se aceitar, embora tenha perfeita consciência, que a ser assinalado a favor do Benfica, seria mais um roubo de catedral, lá viria a história do andor e afins, mas perdoem-me, eu não sou assim, gosto de futebol.
   Feito o empate por Bruno Gama, que converteu o penalti, a equipa vila condense moralizou um pouco e mesmo sem ter o domínio da partida, acreditou que poderia ganhar, mas a sua reacção foi esgotada pela única oportunidade de golo que teve em todo o jogo por Chidi, pois a partir daí só houve uma equipa em campo e essa equipa foi claramente o Benfica, pelo que não espantou ninguém que o 2º golo do Benfica aparecesse, através de um passe fabuloso de Cardozo ainda no meio campo, a isolar Di Maria que partiu bem detrás e garantiu os 3 pontos para o Benfica com uma conclusão perfeita. De referir que nesse lance Saviola, por via das duvidas parou com receio de estar em posição irregular, mas também ele estava em jogo.
  A partir daí, a equipa vila condense foi-se abaixo e foi mesmo o Benfica que por Kardec, poderia ter feito o terceiro golo com dois remates e duas bolas na trave, golo esse que permitiria o Benfica jogar as meias finais em casa, um estreia muito agradável deste jovem brasileiro, que a mim me surpreendeu pela positiva e que merecia ser coroado com um golo.
  Kardec é um rato de área, parece que a bola vai ter com ele e com mais rotinas com a equipa e depois de melhor adaptado ao nosso futebol, podemos ter aqui um jogador muito interessante, sinceramente gostei do seu primeiro cartão de visita.
  Pela positiva, a boa estreia de Kardec, os golos do Benfica, pela sua qualidade e a fantástica onda vermelha que invadiu de novo Vila do Conde, de facto, jogar sempre em casa é concorrência desleal e isso sim é ser levado num andor, mas que culpa tem o Benfica que os outros não tenham capacidade para arrastar estas multidões?
  Pela negativa, o penalti por marcar por mão evidente e descarada de Gaspar.
Arbitragem de Cosme Machado, irremediavelmente marcada por esse lance de mão na área do Rio - Ave e pelas dúvidas que não teve no lance do David Luíz, mas deixem-me dizer, que apesar destes erros e até pela forma como conduziu o jogo,  nunca me pareceu que tivesse uma arbitragem tendenciosa ou prepositada, apenas errou humanamente e quando assim é, apenas podemos dizer acontece (se calhar digo isto porque ganhamos), mas há que reconhecer que sem esses erros, o Benfica jogaria em casa nas meias finais.
    Nos outros jogos das equipas apuradas, o Sporting conseguiu o pleno na fase de grupos, com Liedson mais uma vez a resolver, mostrando que os sopapos não o abalaram, vencendo nesta última jornada um valoroso Trofense, digo isto, porque venceu o Braga em casa, empatou em Leiria e deu luta ao Sporting, ficando em 2º lugar no grupo, julgo que era complicado pedir mais a uma equipa da Liga Vitalis.

  O Porto e a Académica venceram os seu jogos e foi precisamente neste grupo que surgiu o melhor 2º classificado dos grupos, o que não espanta, se atendermos ao facto deste grupo ser de longe o mais acessível.
  Assim nas meias finais, Sporting e Porto jogarão em casa, uma vez que foram os melhores primeiros, enquanto Benfica e Académica jogarão fora de portas, sendo certo por isso, que vamos ter um derby ou um clássico nas meias finais, o que me agrada, até porque acredito que o Benfica tem capacidade para discutir palmo a palmo qualquer jogo em qualquer estádio, embora continue a defender que não há que hipotecar um único ponto no campeonato por causa desta competição, se o Benfica tiver que usar as suas 2ªs linhas, que as use na Taça da Liga.

10 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jotas vi os jogos dos três grandes ao mesmo tempo....

O Porto entrou mal mas depois dominou o jogo por completo com o estoril aqui e ali a criar perigo, marcando mesmo um golo mas bem invalidade por falta cometida pelo avançado estorilista.

Quanto ao Sporting, bem... O Trofense teve ujm falhanço num canto e perdeu o jogo...quem viu o jogo certamente dirá qeu o resultado é injusto, pois a segunda parte foi jogada no meio campo do sporting e sempre com várias situações de perigo e há um penalty por marcar conta o sporting por mão na área...

Anónimo disse...

Afinal ainda podemos jogar na Luz...Basta que para isso no sorteio nos saia a Académica!

teenagewasteland disse...

Nao hugo creio que nao seja assim.
Acho q o sorteio ja esta definido por potes. Pote 1 os melhores primeiros: sporting e porto.
e pote2: o primeiro com menos pontos e o segundo melhor, benfica e academica.
Posso tar enganado, mas tenho quase a certeza q seja assim.

teenagewasteland disse...

Correcção: acabei de ver agora que o sorteio é livre.

sloml disse...

O sorteio é livre? De acordo com o que os comentadores disseram durante todo o jogo, o pior primeiro e o segundo iam jogar na casa dos 2 melhores primeiros. Não é assim? Pensava que era já certo que teríamos de ir a Alvalade ou ao Norte.

Em relação à crónica, concordo com tudo. Ainda houve outro penalty sobre Maxi. Se fosse contra o Benfica, toda a gente diria que era, portanto aqui também era. David Luiz só toca na bola, mas é burrice pura fazer-se áquele lance daquela forma. Enfim, o normal nele. Os outros jogos também não vi.

troza disse...

Taça da Liga... weeee!

lol.

Que interessante... Eu quero é que o Sporting tenha mais uma vitória contra o Braga e o Benfica despache quem for à Luz. A taça da liga só é interessante se o campeonato se for... Tal e qual como o ano passado.

E mesmo assim... na... Todos os anos as regras mudam mas eles lá tem tido os grandes todos nas meias finais...

Anónimo disse...

Até que enfim:marcaram uma G.P contra o SLB feita pelo CACETADAS Davide Louco,seguidor do Bynia
O árbito vai ser julgado pelo C.D. da Liga e o Costa vai dar-lhe 20 anos de cadeia
Vou gostar de ver o sorteio e rezo para que seja:AC/SCP e FCP/SLB
e vou adorar ver o jogo entre Super Minhocas e NNazis

Flip NNunes disse...

realmente o titulo esta correcto (sem surpresas).. o GLORIOSO continua numa mare de vitorias magnifica

Saudacoes BenfiQuistas!

garanhão plus disse...

esse anónimo faz-se de parvo ou é mesmo parvo?
Mais uma vitória inteiramente justa do Benfica, contra tudo e todos e assim será até ao fim da Liga.

troza disse...

O anonimo esqueceu-se que agora está na moda expulsar os jogadores adversários por tocarem na bola com o peito ou a cara...

 
Adaptado por Blogger Benfiquista