segunda-feira, 13 de julho de 2009

JOGOS DE PRÉ - ÉPOCA - Indicadores positivos

--- O Benfica realizou dois jogos de preparação em menos de 24 horas e nesta altura não esperava tanto deste Benfica. Estes jogos valem o que valem, mais que ganhar ou perder, interessa antes ver as rotinas que estão a ser criadas, os indices físicos da equipa e o modo como vão assimilando as ideias do treinador.
Jorge Jesus, aposta claramente num 442 em losângulo, um pouco à semelhança de Paulo Bento, só que mais esticado, uma vez que tem pelos menos um extremo mais aberto, Di Maria, sendo que Carlos Martins tem jogado mais descaído para a direita, onde Maxi Pereira, se vem revelando cada vez mais como um lateral a toda a linha e não como defesa ou extremo direito, factor esse que permite um maior equilíbrio no meio campo, que os sectores joguem mais ligados defensivamente e apareça com mais unidades quando ataca.
Parece-me que a grande diferença desta pré-época em relação a anos anteriores, é que o novo treinador encarnado, começa desde já a consolidar um esquema de jogo e a querer delinear um onze base, algo que por exemplo, nunca aconteceu com Quique. Tal facto, vai permitir que se trabalhem e aprofundem rotinas nesta fase da temporada, assim, quando for a sério, já não haverá experiências e o modelo de jogo estará muito mais solidificado, com as inerentes vantagens dessa situação.
Já contra o Sion, gostei muito da 1ª parte, boas movimentações atacantes, muita tranquilidade a defender (não esquecer que tínhamos uma dupla Roderick 18 anos e M.Vitor 20 anos, ambos formados no clube) e enquanto o Benfica teve pernas dominou o jogo todo, marcando 2 belos golos e desperdiçando mais uma ou outra situação, com destaque para Di Maria, um diabo à solta, Aimar e Saviola, mais Cardozo, esse sim goleador.
24 horas depois novo jogo, agora mais complicado, jogava-se contra o vencedor da Taça Uefa, que tal como o Sion, está no final da pré-temporada, com mais 5 semanas de treinos, o que nesta fase é muito relevante. Por isso as minhas expectativas não eram muitas, afinal o Benfica tem pouco mais de uma semana de treinos e havia jogado no dia anterior, mas qual não é o meu espanto, quando vejo uma equipa a entrar forte, decidida e a pressionar a todo o campo com as linhas bem chegadas, chegando mesmo na 1ª parte a vulgarizar o detentor da Taça Uefa.
Este esquema de jogo beneficia muito os criativos, Aimar parece outro, que deliciosos pormenores como os 2 túneis a jogadores do shaktar, Di Maria também parece outro, Saviola e Cardozo começam a entender-se, exemplo disso a jogada do 1º golo, uma bela abertura de Shaffer para Saviola e o cruzamento deste para o suspeito do costume, Cardozo e já se viu que este treinador percebe de facto muito de futebol, pois ao contrário de Quique, não vai desperdiçar quem mais golos marca no Benfica. Cardozo é de facto matador e não tenho dúvidas que a jogar sempre, dificilmente deixará de ser o melhor marcador da Liga.
Pois bem, ganhar estes jogos de nada vale e não dão títulos, por isso, há ainda muito trabalho pela frente, a equipa obviamente tem ainda muito que crescer, mas nota-se que já há dedo de Jesus e que este já começa a querer definir um onze sem perdas de tempo.
E pensar que ainda faltam Luisão, David Luiz, Sidnei, Ruben Amorin e Ramirez?

5 comentários:

Maestro disse...

Ja se nota e de que maneira amigo Jotas.

Com apenas 2 joguitos e este Benfica ja goleava o da epoca passada, ou pelo menos não os deixavam tocar na bola.

Enquanto o porto vende a equpa toda nós consolidamos o nosso projeto desportivo.

Aquele abraço

Bruno Pinto disse...

Este ano é que vai for!! LOOOL. Todos os anos é e mesma conversa.. Depois no fim...

garanhão plus disse...

Este ano não vai ser, porque os corruptores deste país continuam impunemente no futebol, por isso, quando o Benfica estiver na frente, à semelhança da época passada, lá será puxado para trás pelos homens que são pagos com fruta e café com leite e isso sr.Pinto (será coincidência?)é um facto que nem você consegue desmentir.
Grande país este, onde os bandidos são venerados.

Jotas disse...

Caro Bruno, em primeiro lugar, se possível, gostava que me dissesses o que se passa com o teu blog All sports, pois parecia-me ser um espaço bem interessante, mas quando ali quero aceder, diz-me que o blog foi removido.
Em relação ao teu comentário, gostaria apenas de saber qual a parte que não percebeste? Pois apenas disse que estes jogos valem o que valem e que há muito trabalho pela frente, nunca me viste já com qualquer euforia desmedida. Percebo também o teu optimismo, como grande portista, tens perfeita noção do modo fácil como o teu clube consegue as suas conquistas, não custa nada, basta agir nos momentos certos. Depois, com a tua graçola (quase parecias o Pinto Presidente), faz-me temer que tenhas começado a deixar de falar seriamente de futebol, o que é uma pena,pois se há alguém que sabe és tu.

Anónimo disse...

Losango e não losâ\ngulo

 
Adaptado por Blogger Benfiquista