domingo, 19 de julho de 2009

PRÉ - ÉPOCA - A evolução das equipas

--- Estamos ainda numa fase intermédia da pré - época e as equipas continuam a disputar os seus jogos de preparação, uns com melhores, outros com piores performances, mas a verdade é que a valer só mesmo quando a competição for a doer.
O Benfica continua a ganhar (vitória no Torneio do Guadiana) e embora isso seja pouco relevante, a verdade é que se notam muitas diferenças no Benfica de Jesus em relação ao Benfica de Quique: Desde já no sistema de jogo, 442 clássico, deu origem a um 442 losângulo, depois, nota-se uma equipa pressionante e desde logo em zonas bem mais adiantadas no terreno de jogo, lances de bola parada muito bem preparados, uma boa condição psicológica, conseguindo fazer aquilo que nunca conseguiu a época passada, recuperar de situações de desvantagem no resultado e finalmente, uma boa disponibilidade física (4 jogos em 7 dias nesta fase da época e mostrar tanta disponibilidade é obra).
Tudo junto, faz com que me pareça que vamos ter um Benfica necessariamente mais forte e com vontade de ganhar, veremos no futuro se isso só por si será suficiente, até porque os condimentos dos jogos a sério, são completamente distintos destes e julgo eu, que só quando a bola rolar seriamente, se poderá ter a certeza se existe nas bandas da Luz, um verdadeiro candidato ao título.
Este torneio algarvio, foi bastante proveitoso para a equipa do Benfica, desde logo, porque jogou com duas equipas dispostas no terreno da mesma maneira das muitas que iremos apanhar no nosso campeonato, depois, porque a perder, conseguiu virar os resultados e ganhar, facto esse que transmite muita confiança. Aliás, atrevo-me a dizer que o jogo contra o Olhanense, foi o melhor que podia acontecer ao Benfica, pois os algarvios, para quem fica aqui o meu reconhecimento, jogaram com uma entrega fantástica, muita à semelhança daquilo que fazem a maioria das equipas na nossa liga, oxalá, Ukra, Rabiola, Zequinha e Castro, tenham a mesma atitude, empenho, garra e agressividade quando jogarem contra o seu clube de origem, o que sinceramente me deixa muitas dúvidas. Daí e por o Olhanense ser o mais retrato fiel de um grande número de equipas do nosso campeonato, cheias de emprestados do Porto, é que eu digo que este campeonato está desde já ferido de morte, pois os principais adversários do Porto, têm de jogar o dobro, pois o empenho desses emprestados, revela-se fundamental, consoante os intervenientes na partida, o que diga-se em abono da verdade, facilita muito a equipa de origem desses emprestados.
O Porto, pelo que tenho visto nesta pré-época, apesar das perdas importantes de Lucho e Lizandro, pois o Lyon foi embarretado com Cissoko (pouco mais que um jogador normal como muitos), parece-me que irá ser uma equipa com um nível semelhante ao da época transacta, rápida nas transições e com automatismos já bem consolidados, o que a torna sempre uma equipa forte, embora ache que tal como na época transacta, contra os seus mais directos rivais, não demonstre grande superioridade, ela faz-se exactamente contra os ditos clubes mais pequenos e tremendamente dependentes de empréstimos, para bom entendedor, meia palavra basta. Por isso, o Porto tem sempre a vida mais facilitada internamente que Benfica e Sporting e julgo que para quem tem olhos de ver, sem palas nos olhos, repara que estes factos por mim relatados, são mais que evidentes.
Quem me tem surpreendido pela negativa é o Sporting, não pelas derrotas, pois como já disse, julgo que isso é o menos importante, mas sim pela continuação da sua enorme inconstância exibicional, muito à semelhança de épocas anteriores recentes, parecendo a equipa, adormecer em determinadas fases do jogo, facto esse que a penaliza muito e faz com que no mesmo jogo, o Sporting consiga ir do 8 ao 80, com grande facilidade.
Sinceramente, esperava um Sporting com mais automatismos e ligação no seu jogo, ao fim ao cabo, apesar de não se reforçar, mantém a mesma equipa à vários anos.
Tinha sem dúvida a obrigação neste momento de presentear os seus adeptos com melhor futebol, julgo mesmo, que neste momento, por ser uma equipa consolidada, que devia apresentar melhores ìndices técnicos, tácticos e físicos que os seus rivais, até porque, daqui a 10 dias já joga a doer e este adversário, não foi 7º classificado do campeonato holandês como o Feyenord, mas sim 2º classificado, embora ache e espero que o Sporting vença a eliminatória, até porque tem melhores jogadores que o seu adversário, mas tem de melhorar muito nestes dias.

2 comentários:

garanhão plus disse...

isto tá tudo minado, Portugal é o paraíso dos corruptos e assim os PINTarolas vão fazendo o que querem.
Mas mesmos com a máfia instalada, esta época ninguém nos vais segurar.

ericky disse...

Olá, sou acadêmico de Jornalismo em SC. Vi o link do seu blog em outro blog esportivo... Gostei do seu blog e da iniciativa dele. Também tenho um blog onde falo de futebol de uma forma geral, mas sempre buscando assuntos que possam surgir discussões e que sejam gostosos de se ler e fazer. Também público lá os textos da minha coluna no site http://contato.net, onde escrevo sobre F-1. Enfim, se você quiser fazer alguma parceria, trocar links, contatos ou algo do gênero. Email: erickybn@hotmail.com ou até mesmo pode se comunicar através do blog: http://jogafacil.zip.net. Abraços!

Ericky Batista Maier

 

SEMPRE BENFICA

Loading...
Adaptado por Blogger Benfiquista