sexta-feira, 24 de julho de 2009

CAMPEONATO DE JÚNIORES - Decisão polémica

--- Benfica e Sporting, foram punidos de igual modo pelo CD da Federação, derrota por 3 a 0, interdição dos seus recintos por 3 jogos, no confronto entre ambos e 650€ de multa.
Sinceramente, ao contrário do autor de um comentário no post anterior, não conheço os regulamentos, não sei até onde podem ir em matéria de castigos e se à luz dos mesmos, se poderia mandar repetir ou não o jogo, que seria pelo menos na minha perspectiva, a medida mais sensata, se acompanhada pelo castigo dado a ambos.
Devo ainda dizer, que nestas situações, ao contrário do que se quer fazer crer, nunca há um culpado único, até porque sabendo-se da rivalidade destes clubes e que este jogo decidia um título, há que reconhecer que Alcochete não era o palco ideal para o jogo, embora nada de nada desculpe a lamentável e vergonhosa atitude das claques.
Embora possa servir certas conveniências clubísticas, confesso que ainda me custa perceber, porque razão se diz que esta decisão deu o título à pedrada ao Benfica e digo isto, porque também o Benfica foi punido com derrota, digo isto, porque se houvesse um 3º classificado a 2 pontos do Benfica, esse seria campeão, digo isto, porque se o Sporting tivesse mais pontos que o Benfica, teria sido ele o campeão e digo isto, porque parece que convém ignorar que na fase regular o Benfica terminou em 1º lugar a uma distância considerável do Sporting, porque na 1ª volta da fase final O Benfica ganhou categoricamente por 3 a 1, porque ainda falhou muitas oportunidades, e pelo que sei, quando da interrupção do jogo, o resultado estava em 0 a 0 e o Benfica estava dono e senhor do jogo e assim como não posso garantir que o Benfica ganharia, será que alguém pode garantir que o Sporting iria ganhar? Bettencourt parece que sim, pelas suas palavras, pode-se concluir que ele tinha como certa a vitória, por razões que só ele saberá, mas que no mínimo suscitam algumas suspeitas.
Mas se à luz dos regulamentos, não posso dizer se o castigo foi ou não justo ou severo, pois não o conheço, já pessoalmente e em termos meramente emocionais, julgo que todo o castigo estaria correcto se fosse acrescentada uma de duas versões: "não se atribui o título de juniores" ou " o jogo será repetido em tal sitio pelas tantas horas do dia tal", se assim fosse, julgo que não haveria polémicas e moralmente na minha perspectiva seria o castigo ideal para todas as partes envolvidas, apenas não sei, repito, se o regulamento disciplinar permite tais decisões, até porque pelo pouco que sei, as épocas têm uma data de início e outra data limite para o fim e que após essa data, não podem ser efectuados jogos alusivos à época entretanto finda.
Para terminar, dizer que os dirigentes sportinguistas, apressaram-se logo a dizer que o Presidente do CD da Federação decidiu como benfiquista e tal, mostram até um vídeo em que supostamente ele esteve presente na festa de aniversário da Casa do Benfica de Palmela.
Nada que me espante vindo daquele clube, até porque existe ali uma tendência fantástica, para se achar que só a eles lhes acontece tudo de mau, que as decisões contra si, são todas inéditas e únicas e que a mais ninguém acontece, nunca houve mãos assinaladas sem serem mão, nunca houve golos marcados com a mão, etc, só contra o Sporting é que tal existiu e blá, blá, na eterna teoria de vitimização que lhes assenta que nem uma luva, mas que está enraizada de tal modo, que chegou ao cúmulo de passar a vida a criticar uma liga, de cuja a direcção fazia parte. Em relação a isso, só posso dizer o seguinte, não haveria dirigentes desportivos se os mesmos não estivessem conectados a clubes, até porque desconheço que haja alguém ligado aos órgãos do futebol, que não tenham uma simpatia clubística, será que até isso só acontece ao Sporting?
Espero então, de uma vez por todas, que como pediu o seu Presidente, que os sportinguistas deixem o Benfica em paz e se passem a preocupar com o Porto, até porque se tirassem as vendas dos olhos, se calhar já tinham percebido, porque razão, tal como o Benfica, não são campeões à tanto tempo.
Para terminar, dizer que não só lamento que um jogo de formação, dê tanta polémica, o que devia envergonhar todos os que amam o futebol, como também que está na hora de correr para fora dos estádios com todos aqueles que provocam situações com esta de que estamos a escrever.

5 comentários:

carlos silva disse...

mas olha, se o sporting na época do Peseiro tivesse feito a mesma coisa na luz, era campeão, segundo estes regulamentos entendes?

Aí secalhar já nao achavas justo...tambem tavamos com 2 pontos de avanço po SLB nessa fase, se mandassemos pedras na luz ,e houvesse invasão eramos campeões.

Quanto ao jogo de juniores, a melhor opurtunidade foi do sporting...e quem sai prejudicado é o sporting, pois nao tem a possibilidade de decidir o titulo

VISCONDE disse...

Em primeiro lugar quero dizer que apesar de não partilhar as suas cores clubísticas e ser tremendamente discordante de si em alguns textos anteriores, nesta matéria devo em parte concordar consigo.
1º ambos os clubes foram realmente castigados e nenhum premiado.
2º O Benfica saiu benificado da situação do castigo, como reflexo da sua melhor posição na tabela classificativa.
Aí estamos de acordo, mas só há uma coisa que lamento, é que estes jovens de valor das camadas jovens dos 2 clubes, não poderem ter decidido livremente e do modo que mais gostam, que é jogando futebol, o título de campeão.
Julgo ainda que a mais importante ilação a tirar de tudo isto, é a inércia do estado e por sua vez das instâncias que regem o futebol em colocar cobro a este tipo de situações que lamentavelmente vão sucedendo nos nossos campos de futebol, camadas jovens incluídas, sem a penalização adequada e severa aos verdadeiros culpados, os quais, neste caso, seriam muito facilmente identificados pelas imagens transmitidas, e só não o são, porque neste país, tudo o que seja benéfico para punir e desse modo fazer verdadeira justiça é considerado ilegal.
Se no episódio do very - light que matou um adepto do Sporting, ou naquela invasão em Alvalade que só por acaso não teve consequências mais graves, a disciplina tivesse funcionado severamente, se calhar hoje, não estavamos a falar disto.
Mas de facto, não se pode esconder que esta decisão do Conselho de Disciplina, abre um grave precedente e que pode efectivamente vir a decidir campeonatos, pois a ser seguido este critério, os adeptos, inteligentemente, podem reagir consoante o interesse do seu clube.

Jotas disse...

"já pessoalmente e em termos meramente emocionais, julgo que todo o castigo estaria correcto se fosse acrescentada uma de duas versões: "não se atribui o título de juniores" ou " o jogo será repetido em tal sitio pelas tantas horas do dia tal", se assim fosse, julgo que não haveria polémicas e moralmente na minha perspectiva seria o castigo ideal para todas as partes envolvidas", até porque de facto, se há alguém que não tem culpa são os jogadores de ambas as equipas e esses mereciam decidir o jogo no relvado.
Carlos Silva, isto é o que verdadeiramente penso sobre este assunto.
Devo no entanto realçar, que tenho pena que isto vos preocupe tanto e que de modo nenhum vos preocupe, tudo o que o Porto andou a fazer no futebol em matéria de arbitragem, desde comprá-los a receber arbitros em casa, aliás a vossa enorme preocupação, foi realçar uma escuta de Vieira a escolher um arbitro para um jogo da taça, que o porto andasse a pagar para vocês perderem e o que anda hoje a fazer em matéria de empréstimos. O que me leva a concluir que isso não vos interessa, porque desse modo o Benfica também não ganha e é isso que verdadeiramente move os sportinguistas, não vos interessa ganhar, o que vos interessa é o Benfica não ganhar.

carlos silva disse...

esta frase do visconde, é que é importante referir:

"Mas de facto, não se pode esconder que esta decisão do Conselho de Disciplina, abre um grave precedente e que pode efectivamente vir a decidir campeonatos, pois a ser seguido este critério, os adeptos, inteligentemente, podem reagir consoante o interesse do seu clube."

é isto que realmente me preocupa

garanhão plus disse...

A mim o que me preocupa é que os santos elementos da Juve Leo tenham sido segundo a PJ os autores do fogo posto na sede dos no name.
O Benfica foi a mlehor equipa dos juniores, tem os melhores jogadores e dominou toda a época, nem culpa que animais de ambas as equipas destruam a sua brilhante época.
Alguém sabe porque razão, a claque encarnada só pode entrar com mais de 30 minutos de jogo? Não terá sido um factor que potenciou o que aconteceu?
Ah, 2 a 0 ao Sunderland, que é apenas muito melhor que o Nothingam.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista