segunda-feira, 6 de abril de 2009

JORNADA SEM SURPRESAS - Benfica continua com mau futebol

--- Numa jornada em que a maior surpresa foi o empate do Trofense na Madeira, o Benfica contínua a espalhar o seu mau futebol, enquanto o Porto deu um passo que pode ser decisivo na conquista do título, com um categórico triunfo em Guimarães.
E. AMADORA 1 BENFICA 2 - Com muito mau futebol à mistura e uma arbitragem desastrosa, foi esta a grande marca do encontro na Reboleira.
O Benfica até entrou decidido e bem no jogo, tentando colocar em campo um ritmo forte, mas a capacidade de manter esse ritmo muito tempo, é para esta equipa uma tarefa quase impossível, tal a incapacidade que revela. O Benfica chega cedo ao golo, através de uma grande penalidade inexistente, num lance em que me pareceu que Nuno Gomes tropeça nele mesmo, mas a haver falta, esta seria nitidamente fora da área de rigor. 0 - 1, e cinco minutos depois, novo penalti, este indiscutível, pois se no 1º penalti houve duplo erro, neste houve dupla falta, puxão de Vidigal no avançado encarnado e mão na bola e estava feito o 0-2.
Com 20 minutos de jogo e ma vantagem de dois golos, tudo parecia fácil, mas mais uma vez foi puro engano, como sempre que está em vantagem, o Benfica recuou e optou pelo contra-ataque que nunca saiu, tal a falta de velocidade do Benfica no ataque.
Depois mais do mesmo cromo que apitou este jogo, 1º não vê mão de David Luíz na sequência de um canto, e logo de seguida na sequência de outro canto, vislumbra um penalti que só ele viu, conseguindo a proeza de cometer 2 erros graves no mesmo minuto, compensando um erro com outro.
A 2ª parte da partida foi simplesmente lastimável, não consigo comentar um lance digno de se chamar de futebol.
A arbitragem de Hugo Miguel, foi simplesmente anedótica, com erros atrás de erros, 1º penalti o Benfica inexistente, duplo erro no penalti do golo do Estrela, marcando a penalidade que não existiu, amarelos e vermelhos por mostrar, como por exemplo aos 43 a Nery do Estrela, que era o 2º e a Cardozo aos 83, que até podia ser vermelho. Enfim, um desastre e que vem alertar a liga, para o facto de uma vez por todas, há que fazer chegar à 1ª categoria os melhores árbitros e não os mais apadrinhados.
Sou um defensor da continuidade de projectos já aqui defendi várias vezes, que o Benfica deve manter o núcleo duro da equipa, com 3 ou 4 reforços que entrem de cara na equipa e mesmo treinador, mas a verdade é que alguém tem de fazer ver a Quique, que treina o Benfica e que este, em circunstância alguma, pode dizer que o 3º lugar, pode nem ser mau, noutros tempos, um treinador que tivesse tal afirmação, já nem sequer entrava mais no Estádio da Luz e a verdade é que esta equipa que tinha tudo para crescer e evoluir ao longo da temporada, apresentou na maioria das vezes, um futebol pouco mais que sofrível. Há que reflectir.
LEIXÕES 0 SPORTING 1 - vitória justa do Sporting, frente a um Leixões já sem aquele perfume do futebol que apresentou na 1ª volta.
Num jogo disputado, mas com muito poucas oportunidades, Derlei adianta o Sporting no marcador logo aos 13 minutos, fruto de uma melhor entrada na partida e a verdade é que o dominio nestes primeiros 45 minutos foi quase sempre da equipa de Alvalade, a incapacidade do Leixões em assustar o último reduto leonino era gritante.
Na 2ª parte, o Leixões entrou melhor, mais pressionante e adiantado no terreno, mas a defesa leonina, chegava para as encomendas, sem grandes sobressaltos e exceptuando um lance em que Abel defende um cruzamento com as 2 mãos, ficando uma evidente grande penalidade por assinalar contra o Sporting, nada mais criou, ao invés, a equipa leonina, sem grande oportunidades, é verdade, era de qualquer maneira a que criava maiores lances de algum apuro, pelo que o resultado acaba por ser justo.
Pedro Proença teve 2 erros graves, 1º uma entrada fora de tempo sobre Abel, que roçou a agressão, o árbitro mostra amarelo, mas o vermelho não escandalizava e depois o penalti já referido que ficou por assinalar, talvez com algum receio, devido ao que sucedeu na Taça da Liga, mas devo registar, que para um benfiquista, Proença tem sido maior aliado dos seus rivais e mais penalizador para aquele que afirma ser o seu clube, estranho.
GUIMARÃES 1 PORTO 3 - Não vi o jogo, limito-me ao que ouvi do relato e aos resumos a que assisti e pode-se afirmar, que o Porto venceu de forma categórica, revelando uma enorme ambição, vontade de ganhar e aquela capacidade que os seus mais directos adversários não revelam, ou seja, a capacidade de reagir às adversidades do jogo e quando em desvantagem ainda acelera mais e consegue encostar os adversários lá atrás, impondo uma pressão forte, impedindo assim o adversário de sair a jogar. Julgo mesmo que o Porto, atravessa o melhor momento de forma da época.
Carlos Xistra, pelo que li, teve uma arbitragem irregular, mas sem influência no resultado.
OUTROS RESULTADOS: Marítimo 1 Trofense 1; Setúbal 0 Braga 3; Académica 1 Belenenses 0 e Naval 0 P.Ferreira 0.

3 comentários:

carlos silva disse...

gostaria so de comentar os casos aqui referidos do jogo do sporting.

Tal como disse que na luz para mim o puxao de postiga a yebda nao é penalty porque acontece muitas vezes, digo agora porque é opurtuno e em dois lances semelhantes:
Leixoes-Scp derlei é carregado num canto por elvis aos 35 minutos, que ainda hoje toda a gente me disse que era penalty porque ele é empurrado, mas para mim têm a mesma interpretação do lance do yebda, e tal como o lance do estrela-benfica o penalty do estrela não é, exactamente pela mesma interpretação.Importa referir que o lance derlei todos os orgaos de comunicação e programas desportivos disseram que era penalty, e eu como sportinguista digo que para mim não é, porque são lances de quem joga futebol.

Nao posso deixar de concordar com o vermelho ao jogador do leixoes, mas em relação ao penalty do abel, só digo 2 coisas, e muito embora a minha argumentação possa estar incorrecta, apesar do record, e o jogo dizerem que é um lance de duvida que nem 4 imagens se consegue ver o penalty na Tv,(AQUI CONSEGUIU-SE LOGO) digo que para já ~e impossivel ter a certeza absoluta que a bola bate no braço, dado a violencia do remate.Depois o jogador abel, não abre os 2 braços, e nao aumenta a área de contacto com a bola, alias se a bola nao bateu no braço,bateu no tronco, e caso batesse no braço, se nao tivesse batido batia no tronco.(o que penso que nao aconteceu).O que quero dizer com isto é que o gesto do abel é um gesto normal, num movimento de queda, ao contrário de outro tipo de mãos.Penso no entanto que a bola bate no peito, mas admito que possa ter sido mão o que a 100 por cento não posso afirmar.

Ou seja admito que o arbitro podia ter tido outra interpretação e marcado penalty, mas teve a minha interpretação, e a da maioria da opiniao publica e jornalistas, mas admito que se possa marcar penalty.Portanto é um lance que gera discussão e portanto um lance bastante duvidoso.Ao contrário de outros lances, como por exemplo e mais na voga o do pedro silva, que toda a gente consegue ver que nao é penalty.Este gera discussão

O primeiro penalty do benfica para mim nã0 é, e o segundo penalty para mim nao deixa duvidas que é.quanto ao do estrela penso que nao é, e a mao do david luiz, é duvidoso, embora este consiga ver que toca com a mao, mas sendo tao À queima roupa parece-me duvidoso, mas admito que se pudesse marcar ou nao, tal como no do abel, nao marcaram nos 2 lances e penso que bem.

Como ves estou a ser coerente nas minhas analises, ou seja nas duas maos quer do abel quer do david axo que nao sao penaltys.E nos lances do yebda na luz contra o sporting , derlei axo que nao sao penaltys, mas se axas que o do yebda é penalty, sendo coerente para ti o do derlei deste fim de semana também é.

Quanto a exibiçoes vitórias justissimas de porto e sporting embora o porto mais espectacular, e o sporting mais consistente e sem criar opurtunidades o que me preocupa.O benfica teve uma prestação miseravel, e embora se admita a vitoria, o resultado justo seria o empate para mim como adepto de futebol e nao do sporting.Porque se fosse como adepto do sporting queria a derrota, lol

Jotas disse...

1º - Disse e reito, vitória justa do Sporting.
2º mantenho, Abel, tal como David Luiz faz penalti, tão indiscutível como não foi o do pedro silva.
3º O quê que o tal lance do Yebda tem a ver com o pseudo penalti do Derlei? Yebda, foi puxado e repuxado por Postiga, neste a ser falta, foi por um empurrão, empurrão esse tão leve, que houve nitido aproveitamento do derlei para cair. Ou seja, o quê que um puxão tem a ver com um empurrão?

Maestro disse...

Amigos Jotas

Parece-me que o problema do Benfica foi apanhar-se a ganhar por 2 muito cedo.
Isso fez com que a equipa recuasse e desse o controlo de jogo ao estrela.
O Benfica é uma equipa muito pressionada pelos media e não pode perder mais pontos.
Claramente é uma equipa com falta de confiança, quiça os pontos que nos roubaram não dariam mais confiança a esta equipa e nos poriam a jogar mais qualquer coisita.

Aquele abraço

 
Adaptado por Blogger Benfiquista