quinta-feira, 2 de abril de 2009

CASTIGOS DA LIGA - Lizandro punido por simulação.

--- O Conselho de Disciplina da Liga de Clubes, puniu Lizandro López, com 1 jogo de castigo, pela evidente simulação de grande penalidade, com consequência visível no resultado final do jogo e nesse caso, o regulamento é bem claro, quem deliberadamente com uma simulação, desvirtuar o resultado final de um jogo, com clara influência na verdade desportiva é punido com 1 jogo de suspensão, estranha-se apenas que o amarelo do Yebda não tenha sido abolido.
Este acrescento no RD da Liga, surge na sequência de um vazio disciplinar existente e foi criado na sequência do já famoso lance do golo com a mão de Ronnie, do Paços de Ferreira contra o Sporting.
O que eu não consigo entender, é a reacção dos clubes, sempre que se aplica o regulamento como neste caso do Lizandro, e que de forma leviana, os dirigentes portistas, vêm falar em lei da física, pois os clubes são tão céleres a invocá-lo sempre que sirva os seus interesses e tão críticos, quando e aplicam aos seus jogadores. Uma pobreza franciscana a pobre e débil mentalidade dos dirigentes dos nossos clubes, afinal de contas, como disse e bem Rui Costa, não se fez mais, do que aplicar um artigo evidente e existente no Regulamento Disciplinar, então porquê tanto espanto? Tudo bem, que o FC Porto, não estava habituado a que se procedesse com o seu clube de igual modo com que se procedia com os outros, mas é assim que tem que ser a bem da verdade.
O que efectivamente espanta, é o tempo que se demora a aplicar a lei, pois casos como o do Lizandro, não carecem de muito estudo, logo, deveria ter efeitos imediatos.
Portanto, quanto a este castigo, não há muito a dizer, assim como espero, que a partir de agora se aplique a mesma sanção, sempre que um lance semelhante desvirtue a verdade do jogo, desde que deliberado.
Mas, continua a haver uma tremenda falta de coragem na aplicação da lei, parecendo haver um medo terrível neste momento em punir elementos do Sporting e é bem fácil de verificar tal situação, com apenas um exemplo: Katsouranis foi punido por um jogo, porque num flash interview, disse que o arbitro tinha roubado 2 pontos ao Benfica, sem sequer entrar em mais comentários ou de fazer outro tipo e juízos de valor em relação aos intervenientes no Benfica Nacional, já o treinador, dirigentes e alguns jogadores leoninos, usaram e abusaram da expressão roubar, fizeram imensos juízos de valor depreciativos dos intervenientes na final da taça da liga, sendo alguns elementos useiros e vezeiros nesse tipo de afirmações e a verdade é que para aquelas bandas não há punições. Falta de coragem? Tratamento diferenciado? Nem quero pensar nisso, mas que é discutível, lá isso é.
Preocupante para os dirigentes desportivos para além da exigência do cabal cumprimento do regulamento disciplinar, devia ser, o perceber as razões que levaram Nuno André Coelho e Tengarrinha, jovens centrais portistas, emprestados ao Estrela a estarem lesionados sempre que defrontam o Porto e a estarem aptos e operacionais, sempre que defrontam outros clubes, é que estranhamente, estes jovens, lesionaram-se nos treinos, mesmo sem o seu clube treinar em vésperas do confronto da 1/2 final da Taça contra o seu clube de origem.
Acho que está na hora de acabar com esta palhaçada e era simples, bastava impedir os clubes de emprestarem jogadores a clubes que disputam o mesmo campeonato, para que não seja mais fácil a uns que a outros vencer os seus jogos, não ponham dúvidas, esta é a grande vergonha actual em desvirtuar a realidade dos jogos e por inerência a verdade desportiva.

6 comentários:

Ricardo Campos disse...

quero ver como vai ser nos jogos onde apenas existir uma ou duas camaras para filmar os jogos...
existe descaradamente uma tentiva de roubar indecentemente o FC PORTO

Maestro disse...

Deviam ter sido mais jogos ainda, pois só um é pouco.

E os nossos 2 pontos?

E a liderança do campeonato?

E as consequencias de uma derrota do porto com o Benfica? em casa?

Levadinhos ao colo...

Abraço Jotas

carlos silva disse...

ta descansado, tal como o katsoranis, demorou semanas a ser julgado, o pedro silva o caneira, e o paulo bento também ja tão alvos de processos, a noticia foi avançada logo no dia a seguir, foram feitos ~e numa competiçao diferente, portanto seria justo que a aplicaçao da lei, fosse na competiçao vigente

Maestro disse...

O pedro silva não devia jogar mais este campeonato... ou esta competição vigente...

carlos silva disse...

foi eleito o jogador da taça da liga...

Jotas disse...

A questão preocupante Carlos, é que os clubes no geral, quando lhes interessa sabem invocar o RD da liga, mas quando toca aos seus, acham-se imunes ao regulamento e o mais curioso é que esse RD é aprovado pelos próprios clubes, ou seja é mesmo um questão de mentalidade tacanha muito tuga a dos nossos débeis dirigentes desportivos.
Outra questão preocupante é acabar de vez com esta treta de empréstimos de jogadores a equipas que disputam o mesmo campeonato, dá azo à subserviência pela dependência e como tal ao desvirtuar da verdade desportiva. Para mim, neste momento, é um aspecto bem mais grave que um erro de arbitragem.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista