sexta-feira, 6 de março de 2009

ÚLTIMO TERÇO DA LIGA - Margem de erro menor

--- Entramos na recta final da liga, falta jogar um terço e a margem de erro é agora menor, arrisco-me mesmo a dizer, que um falhanço, pode ser a morte do artista.
Com a fase final da liga, exige-se maior concentração e empenhamento a todos os intervenientes, para que impere a verdade desportiva, pois na minha modesta opinião, só com ela, as vitórias têm sabor.
Neste último terço, a liga está ao rubro em todas as suas frentes, quer na luta pelo título, quer na Europa, quer na luta pela permanência, mas com esta fase de decisões, surgem também os problemas como os salários em atraso, de facto o caso do Estrela da Amadora, é uma vergonha, o Presidente desse clube, mostra ser um mentiroso compulsivo, sem carácter, e sem escrúpulos, tal a leviandade com que gere este processo, mostrando estar solidário com os seus briosos profissionais, mas ao mesmo tempo, nada fazendo a não ser promover-se, para resolver esta questão. Num entanto, o caso do Estrela, não é o único, a saber, na 1ª liga, Belenenses, Setúbal e agora o Leixões, também estão em falta para com os jogadores, com todas as consequências que isso possa vir a ter, quer no seu comportamento em campo, quer na própria verdade desportiva da prova.
Para mim, há uma solução: Quem o final da época não tiver a situação salarial resolvida, desce de divisão e só sobe quem tiver ordenados em dia. Se assim for, com certeza que os clubes seriam dirigidos com mais responsabilidade.
Mas voltemos à luta pelo título:
O Porto lidera com 2 pontos de avanço sobre Benfica, tem por isso vantagem nesta recta final, a seu favor o hábito de ganhar, bem como o facto de ter uma estrutura de anos montada, com referências de balneário, que podem revelar-se decisivas, esperando-se apenas, que nesta fase, em caso de dúvida, o beneficio não seja só a seu favor, para que em caso de conquista da liga, se possa no final reconhecer-lhe mérito. Contra, o facto de poder acusar o desgaste das provas europeias, principalmente se como tudo leva a crer, passar esta eliminatória, pois sabemos, que o plantel do Porto, não oferece garantias de rotatividade.
O Benfica está a 2 pontos do Porto, a seu favor, o facto de à algum tempo ter apenas e só as suas atenções concentradas no campeonato, o desgaste nos jogadores é menor e se revelarem ambição de ganhar, podem levar vantagem sobre o seus rivais. A subida de forma de Aimar, pode também ser um ponto a favor.
Contra, o facto de dos 3 grandes, ser a equipa que está a começar do zero, muitos jogadores novos e nova política desportiva, obriga a pensar a médio e longo prazo e não a curto prazo. Seguramente, a manter o núcleo duro da equipa, o Benfica será certamente um candidato mais sólido, do que esta temporada. Contra si tem também, o facto de teoricamente ter o calendário mais complicado, nomeadamente nas últimas jornadas, com deslocações ao Nacional e a Braga.
O Sporting, também está na luta, a 2 pontos do Benfica e a 4 da liderança, tem como vantagens, o facto de manter a mesma estrutura à 3 temporadas e como tal os jogadores estão com os processos e o modelo de jogo bem assimilado, assim como o facto de na teoria terem o calendário mais acessível.
Contra, o facto de ter menor margem de erro que os seus rivais e a excessiva dependência de Liedson, associado ao facto de normalmente falhar nos momentos decisivos.
Feita esta análise, aguarda-se com ansiedade esta ponta final verdadeiramente emocionante da liga, na questão do título.
na luta pela Europa, Leixões, Braga, Nacional, Parecem ser as equipas mais bem colocadas e com maiores possibilidades de êxito. A distância pontual que os separa dos demais é considerável e o Nacional da Madeira, tem ainda a vantagem de poder conseguir um lugar na Uefa, via Taça de Portugal.
Acesa, está também a luta pela permanência, Rio-Ave, Trofense, Belenenses, Paços de Ferreira, Académica e V. Setúbal, são as equipas que lutam palmo a palmo para a fuga despromoção, mas a situação de abandono em que vive o histórico Setúbal, pode prejudicá-lo imenso nessa luta. De facto aqui, torna-se complicado fazer prognósticos, julgo mesmo, que só na última jornada tudo se vai decidir.

2 comentários:

último! disse...

é para ganhar contra tudo e contra todos.

Para entender os corruptos já está disponivel a actuaização de enciclopédia em http://ultimos-a-baliza.blogspot.com/

abraços

pedrove disse...

ja disse várias vezes neste momento só me interessa os 3 pontos, as exibições ficam para o "ano"!!!
Carrega benfica
Grande abraço amigo jotas

 
Adaptado por Blogger Benfiquista