domingo, 18 de janeiro de 2009

TAÇA DA LIGA - Benfica e Sportng aguardam Porto.

--- Disputou-se este fim de semana, a última jornada da fase de grupos da Calsberg Cup, onde Benfica ou Sporting aguardam pelo sorteio, para ver qual deles recebe o Porto, uma vez que ao serem os melhores 1ºs classificados, garantiram a vantagem de disputar a 1/2 final em casa.
BENFICA 1 BELENENSES 0 - Bateu-se neste jogo o recorde de assistências nesta triste prova, numa bela tarde, mais de 35.000 pessoas deslocaram-se à Luz, para assistirem a um jogo pobre de futebol.
Jogado sempre em toada lenta, Benfica levou a melhor sobre a turma do Restelo com um bom golpe de cabeça de Katsouranis ainda durante a 1ª parte da partida, numa altura de algum domínio de jogo, embora sem grandes oportunidades de golo.
Apenas assisti aos primeiros 15 minutos da 2ª parte, uma vez que também eu entrei em acção na minha futebolada semanal, mas v o resumo e sei que houve um protagonista que não o devia ser, chama-se Bruno Paixão e este senhor voltou a demonstrar porque não devia ser internacional, tal a sua falta de qualidade. Neste caso não foi o Benfica o beneficiado, mas sim o Belenenses o prejudicado e para os mais atentos e que estão por dentro das regras desta competição, percebem porque razão digo isto, é que mesmo perdendo até 2 golos de diferença, o Benfica seria sempre apurado, independentemente do que acontecesse nos jogos de hoje e o empate bastaria para ser 1º do Grupo, com a má decisão de Paixão ao anular um golo limpo ao Belenenses aos 89 minutos, com um super frango de Moretto, o Belenenses foi impedido de ser o melhor 2º classificado, passando assim o Guimarães às meias-finais.
Mas a equipa de arbitragem teve na minha opinião, mais um erro grave, ao assinalar um fora de jogo inadmissível, quando Suazo caminhava isolado para a baliza do Belenenses, com fortes probabilidades de fazer o 2 a 0. No lance entre Moretto e Marcelo, é no mínimo ridículo querer transformar em penalti num lance em que o Guarda-Redes salta para apanhar a bola e o avançado do Belenenses se baixa, sem sequer esboçar uma tentativa de salto, impedido a intercepção da bola. Para os que defendem penalti, deixo a pergunta: Quando um defesa salta para cabecear a bola e o avançado se baixa, o que devem os árbitros assinalar? Falta atacante, pois claro, a não ser que as regras mudem quando é com o Benfica.
PORTO 1 ACADÉMICA 0 - Mais um jogo com muito pouco público, numa noite fria na cidade invicta, numa partida em que a 1ª parte foi sempre disputada a um ritmo muito lento e praticamente sem ocasiões de golo, embora a Briosa estivesse melhor no jogo.
Na 2ª parte, o ritmo aumento ligeiramente, com o Porto a fazer uma maior pressão sobre o homem da bola, facto esse que foi tirando clarividência aos homens da Académica, mas a verdade é que o jogo continuava aborrecido e sem ocasiões de perigo, até que um lance infeliz de Luis Nunez, central da Académica, coloca o Porto em vantagem. Esse auto-golo deu confiança à equipa da casa e fez com que os homens de Coimbra baixassem os braços, sendo a ultima meia - hora de completo domínio portista, que só não ampliou a vantagem por algum desacerto na finalização, como no cabeceamento se Sapunaru ao poste.
Hoje com a derrota do Nacional, o Porto ficou em 1º lugar, o que lhe garante o acesso às meias-finais, mas tem de jogar fora, uma vez que foi o 3º melhor dos primeiros classificados.
Boa arbitragem de Carlos Xistra, um jogo em que os jogadores facilitaram a sua missão.
SPORTING 5 P. FERREIRA 1 - Um jogo agradável, numa Alvalade completamente despida de público, seguramente não mais de 5 mil pessoas, o que demonstra bem o interesse desta competição, como já disse, ponham os jogos desta competição aos fins de semana à tarde com bilhetes de família a preços simbólicos e mais público haverá.
A 1ª parte não foi muito bem jogada, lenta, com maior ascendente do Sporting, mas com alguns lances perigosos de contra-ataque do Paços, mas quando todos se preparavam para recolher às cabines, um frango enorme de Cássio, possibilitou a Liedson o 1º golo do seu hattrick na partida de hoje.
a 2ª parte, começou com o 2º golo do Sporting e de Liedson, era impossível pedir melhor, um golo a fechar a 1ª parte e outro no início desta 2ª parte. Mas a verdade é que os pacenses reagiram muito bem, foram para à frente e reduziram o marcador numa recarga de Cristiano, após remate ao poste de Rui Miguel. Com esse golo o Paços acreditou e durante os 5 minutos seguintes criou vários calafrios ao último reduto sportinguista, até que apareceu Izmailov, com um grande golo que derrubou por completo a reacção do adversário.
A partir deste grande momento em Alvalade, só deu Sporting, com Vuckcevic e Liedson a fecharem a contagem, ficando ainda mais golos por marcar.
Em suma foi uma exibição boa do Sporting, com boa arbitragem de Duarte Gomes, em que também os jogadores ajudaram.

9 comentários:

Maestro disse...

Excelente post amigo Jotas como sempre.

Vamos ver o que este Benfica dá, nem o porto e muito menos o sporting estão a jogar alguma coisa.

Um abraço Benfiquista

Bruno Pinto disse...

Depois do Benfica-Nacional e das pressões do universo benfiquista que daí advieram, tem sido inacreditável a quantidade de erros de arbitragem a beneficiar o Benfica com influência directa no resultado. Eu pergunto: será que continuam a haver escutas actualmente, será que a verdade desportiva continua a ser perseguida, ou foi só no tempo em que o alvo estava claramente identificado? Sinceramente, gostava de ver agora Rui Costa vir dizer que "há limites para tudo". Agora sim, fazia todo o sentido.

Quanto aos jogos em si, vi apenas o FC Porto-Académica. Primeira parte bastante má dos portistas, com uma melhoria substancial na segunda, razão pela qual a turma de Jesualdo Ferreira justificou a vitória. Preocupante é a falta de eficácia dos jogadores portistas quando estão em situação de fazer golo. Gostei da estreia do jovem Cissokho, certo a defender e procurando apoiar o ataque. A pedir novas oportunidades.

No Sporting, Liedson segue demonstrando que é um goleador de excepção.

Jotas disse...

Caro Bruno, para bem do futebol português, oxalá as escutas continuem, talvez assim se consiga perceber porque motivo não existem cartões para o Bruno Alves antes que mate alguém ou porque razão, aconteceu a lastimável arbitragem do Porto - Maritímo com 2 penaltis por assinalar contra o Porto, com José Gomes a perseguir constantemente o Auxiliar, correndo para ele até à bandeirola de canto, com todo o banco portista a pressionar o homem, a não ser que nesse jogo a tua TV tivesse avariado e não visses, ou então descobrir o que se passou no túnel após o jogo, com agressoes e afins. Essas escutas que se mantenham, sob pena do regresso do famoso clima de terror com no velhinho estádio das Antas, com o reforço de mais guardas abeis.
Eu, se fosse portista, depois de ver o meu clube condenado nas instâncias jurídicas desportivas em Portugal, juntamente com o Boavista, mas com tratamento bem diferenciado, não falava mais de arbitragens, muito menos de corrupção, mas isso era eu.
Curioso verificar que os clubes punidos, foram exactamente aqueles que foram presididos pelos rostos do sistema apontados pr Dias da Cunha, Pinto da Costa e Major Valentão.
Diga-me, qual o interesse em beneficiar o Benfica contra o Belenenses? O apuramento não estava já garantido?
Como podes criticar tanto a arbitragem de paixão se nem o jogo viste?

Micaela disse...

foi um grade jogo do Benfica...

Ah obrigada por ter lembrado de mim *.* E da voz já estou melhor, estou pronta para outra Lool

Beijinhos

último! disse...

"Boa arbitragem de Carlos Xistra"

Porra Jotas, juntar boa arbitragem e Xistra na mesma frase é obra!!!

Esse gajo é mais um lagarto frustrado... que só consegue ser imparcial quando não joga o Benfica

Bruno Pinto disse...

Jotas,

Vejo que te custa bastante admitir que o Benfica tem sido beneficiado consecutivamente desde que exerceu pressão sobre os árbitros, após o Benfica-Nacional. Só assim de explicam as tuas manobras de diversão em resposta ao meu comentário. É sintomático... O que eu quero é que o campeão seja quem merece, por isso aguardo que esta onda de erros termine rapidamente.

Espero sinceramente que as escutas continuem. Para todos. Sem alvos pré-determinados. Espero que o Bruno Alves veja vermelho quando agredir um adversário. O Luisão agrediu Sapunaru no Benfica-FC Porto logo aos 4 minutos e não viu vermelho? Pois, isso não interessa nada! Espero que os golos em fora-de-jogo de dois metros como o de Vukcevic sejam anulados. Espero que os frangos de Moretto não sejam transformados em faltas do avançado contrário. Espero que os penalties existentes sejam marcados e os inexistentes não sejam marcados. Espero que não haja pressões exteriores para que determinados árbitros sejam nomeados para determinados jogos.

A bem do futebol em Portugal, espero que a procura da verdade desportiva continue ininterrupta, numa justiça justa, igual para todos e não apenas dirigida a alguns.

Não vi o jogo, mas há umas coisas que se chamam resumos, jornais, internet. Ou não me digas que estiveste também no túnel do Dragão e presenciaste o terror com os teus prórpios olhos?? Que belo argumento foste arranjar...

O clima na arbitragem portuguesa é péssimo. Os erros sucedem-se. Os resultados são adulterados constantemente. E tenho uma ténue - muito ténue - sensação que a culpa não é do Pinto da Costa nem do Valentim Loureiro... Onde andas Morgadinho?

carlos silva disse...

Bruno Pinto para mim sabes o que é que se fazia?esse lance de vuck é tao escandaloso, que eu como sportinguista achei o pior jogo da minha vida, e para mim gostava que o sporting tivesse pedido para o jogo ficar 0 a 0, e ter somado apenas 1 ponto com o rio ave, e para mim na verdade só contou 1 ponto.o sporting ganhou o grupo com 7 pontos e nao com 9.de qualquer forma ganhou-o e portanto o erro nao teve influencia na competiçao embora tenha tido no resultado.tal como o erro do benfica-belenenses que poria os azuis nas meias da taça da liga, o que sinceramente gostava muito.Por falar nisso, alguem ja viu as noticias dos jornais de hoje, parece que ha uma falha no regulamento e que afinal quem deveria tar nas meias da taça da liga era o belenenses, mas nao convem aos interesses, portanto o belem fica de fora.Ja nao bastava terem sido prejudicados no jogo jogado com o benfica, ainda foram prejudicados pelo proprio regulamento, haja paciencia

Anónimo disse...

Qual Espanha qual quê!? Portugal é que é!
VIVA O S.L.BENFICA queres o quê choradinho rende ou as palas estão para o daltonico como a azia para os de belem..
aguiaR.............

Anónimo disse...

Continuam os imbecis a julgar os outros! Mas o seu umbigo e de aço! Dizer que quer e uma coisa AGORA, pois nem sabiam o resultado dos jogos seguintes dizer ouitra porque são amiguinhos sfff vão comer onde comem os cães !

 
Adaptado por Blogger Benfiquista