sábado, 11 de dezembro de 2010

SEMPRE CONTIGO NUNCA CONTRA TI

--- Desde muito miúdo apaixonei-me pelo Benfica, sempre que sabia que me iam levar ao Estádio da Luz, naquela altura ainda com o 3º anel incompleto, apoderava-se de mim uma tremenda ansiedade e nervosismo, um bichinho por dentro difícil de descrever, ia ver os meus ídolos, os jogadores que idolatrava e assistir a uma autentica romaria de pessoas, ora com bandeiras, ora com cahecois do Benfica, era para mim sempre lindo viver tamanho fervor e paixão e olhem  que para quem nasceu no seio de uma família de sportinguistas, não se afigurava nada fácil conseguir ir ao meu estádio.
    Naquela altura, com Pietra, Stromberg, Carlos Manuel, João Alves, Sheu, Humberto Coelho, Bastos Lopes e o rei Chalana, o meu jogador de eleição, entre tantos outros grandes artistas, era fabuloso estar na Luz e foi com eles que aprendi a amar e idolatrar o meu Benfica.
   Obviamente os tempos mudaram, o mercado mudou, o sentimento dos jogadores para com o clube também e mesmo o próprio futebol mudou, portanto as coisas em si são totalmente diferentes, mas uma coisa se manteve inalterável, a minha Paixão pelo Benfica.
   Serve esta introdução, para dizer que estou e estarei com o Benfica sempre, nos bons momentos, com muito êxtase e alegria e principalmente nos maus, porque são precisamente nesses momentos que a equipa mais precisa de mim, mas ao percorrer a blogoesfera, vou-me sentindo desgostoso e por vezes frustrado, com muito do que vou lendo, pois verifico, que infelizmente, existem no Benfica muitos adeptos de ocasião, aquelas que veneram tudo e todos quando se ganha e que na hora das derrotas, apenas sabem falar mal, ser destrutivos e pedir que rolem cabeças, o que me faz perguntar, que raio de benfiquismo esse que não esta com a equipa nos maus momentos?
    É neste momento, que a nação benfiquista tem de mostrar o que vale, é neste momento que a união faz mais sentido e só unidos, estando junto da equipa, mais do que qualquer contratação, podemos dar a volta ao texto, todos juntos.
   Posso obviamente mostrar discordar com coisas que na minha opinião funcionam mal ou não estão correctas, sempre numa base construtiva e ate mesmo, porque não, apontando ideias e soluções, para mim, um benfiquista também deve ser critico e activo na busca do melhor para o clube.
   No entanto, isto soa-me completamente diferente de falar mal de tudo e todos, alcunha-los de vilões, de bandidos, pedir cabeças deste e daquele, como se a culpa fosse de todos, mas da qual esses mal falantes são os únicos inocentes, serão mesmo?
   Não, claro que não são, adeptos destes, são imensamente culpados no arrastar dos maus momentos do clube, porque apenas falam mal, porque vão ao estádio para criticar, assobiar e ofender tudo e todos, em vez de prestarem incentivo e o aplauso que a equipa precisa, eu sou incapaz de assoibiar seja quem for ou qualquer coisa que diga respeito ao meu Benfica e com esse tipo de comportamento ignóbil, cobarde e vergonhoso, mais não fazem do que prestar um forte contributo a continuação do estado das coisas, porque se nestes momentos, em vez de apupar e ofender, os adeptos, como diz o nosso símbolo, e pluribus unum, se unissem no aplauso e icentivo, se mostrassem ao lado da equipa, o mau momento, era com toda a certeza mais célere a ser resolvido, infelizmente não tem sido assim.
   Não estou aqui, nem quero, vir defender esta ou aquela direcção, mas cabe-me aqui lembrar, que foi precisamente a direcção, que voltou a recuperar o bom nome do Benfica,  muito do seu património desbaratado por outros, foi esta direcção, que reavivou as moribundas modalidades, foi esta direcção que quer queiram quer não, que em 6 anos ganhou 2 campeonatos, parece pouco para a dimensão do clube, mas as que lhe antecederam, nada ganharam e tudo desbarataram, levando o nome do clube para as ruas da amargura quando herdaram um clube bem mais solido.
   Infelizmente há quem tenha a memoria curta e se calhar, esteja com saudades dos tempos de Manuel Damásio e Vale e Azevedo, eu não tenho saudades nenhumas desse tempo e o principal mérito que dou a este corpo directivo, consiste no facto, de mesmo depois de duas gestões tão ruinosas, terem conseguido levantar o Benfica, outros clubes, outras direcções, se herdassem algo do género, tenho a certeza que sucumbiam elas e o clube.
    Chego a ter vergonha, de termos alguns blogues, de gente que se diz benfiquista, que bate tanto nos dirigentes, director desportivo e em todo o funcionamento do clube, que já nem preciso de ir a blogues portistas ou sportinguistas para ver o que dizem de nos, pois são muito mais brandos a falarem mal do Benfica, que alguns pseudo-benfiquistas e isso devia ao menos, faze-los ter vergonha na cara.
    Contudo, o Benfica tem de saber viver com isso, a sua grandeza implica que assim seja, mas eu, dou valor sim, aqueles que depois da derrota com o Shalke 04 vão estar na Luz, mas não dou valor nenhum, aqueles que não estando nesse jogo, souberam estar no jogo em que fomos campeões e nesses momentos, torna-se muito fácil ser benfiquista.
   Joga-se amanha mais um jogo de grande importância para o Benfica, este para a Taça de Portugal contra o Braga, um jogo difícil, mas que tenho a firme convicção que vamos ganhar, mas mesmo que isso não aconteça, estarei com esta direcção, com este director desportivo, com este treinador e com estes jogadores, porque meu caro Benfica, eu ESTOU SEMPRE CONTIGO, NUNCA CONTRA TI, para isso temos os nossos adversários.

2 comentários:

Carlos Alberto disse...

É esse o espírito que fez do Benfica o gigante que ele é hoje.

Alguns 'blogueiros' da Gloriosasfera deviam de tentar saber o que o nosso querido Cosme Damião disse acerca do nosso lema 'E PLURIBUS UNUM'.

Cumprimentos.

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Nem mais caro Jotas. O Benfica precisa de todos... para desestabilizar, dizer mal, denegrir, querer despedir jogadores, treinadores e direcções temos os que só vivem em função do Benfica - os nossos adversários, quer sejam clubes, comunicação social ou outros....

Glorioso abraço

 
Adaptado por Blogger Benfiquista