quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

REFLEXÃO BENFIQUISTA - A pensar no futuro.

--- Com a pausa futebolística e sem grandes motivos de discussão pelo que acontece no interior dos relvados, julgo ser o momento para uma importante reflexão interna no Benfica, analisando os erros que se cometeram e pensando já no Benfica do próximo ano, ou seja, fazer exactamente o contrário de outros clubes, cujo Presidente, invadido por um terrível complexo de provincianismo bacoco, insiste em balbuciar palavras sem nexo, tal e qual os alienados e meter-se em assuntos que não lhe dizem respeito, como uma espécie de "cuscuvilheira" lá do sítio, mas nem sequer me vou alongar mais neste assunto, uma vez que só dou importância às pessoas que eu quero e que me merecem respeito e credibilidade, o que obviamente não é o caso de um Presidente de um clube que assumidamente é corruptor.
    Falando do que me interessa, ou seja do meu clube: Ainda antes de começar há algo que parece esquecido na memória dos benfiquistas, é que somos os Campeões Nacionais, quer os outros queiram, quer não.
  No entanto e é sobre isso que quero falar, porque neste momento é o que importa, esta época, houve certamente erros, quem não erra? Por isso, é preciso identificá-los e supri-los o mais possível e na minha modéstia opinião, julgo que o grande erro do Benfica, foi o não colmatar de forma antecipada, as saídas há muito certas de Di Maria e Ramires, com jogadores de características semelhantes, de atletas que exercessem dentro do campo a mesma posição.
   Disso se ressente o futebol produzido esta época, notoriamente a equipa é em termos defensivos menos compacta, permitindo muitas vezes situações de desiquílibrio defensivo e em contra ponto, quando recupera a bola, é mais lenta nas transições, permitindo que os adversários recuperem o seu posicionamento defensivo na maioria das vezes e para mim, essa é a grande diferença do futebol produzido no ano do título e o produzido na presente temporada.
   Como também sabem, não sou nem nunca fui, defensor da vinda de catadupas de jogadores independentemente da sua origem, acredito, que o melhor para qualquer clube, Benfica incluído, é a estabilidade, a estabilidade nos treinadores, nos jogadores e nas direcções, pois só assim se criam rotinas e se cresce como grupo e equipa.
  Mas, com atrás disse, há lacunas neste plantel que não foram supridas convenientemente, daí que seja urgente minimizar esse problema, decididamente, o Benfica precisa de um jogador que consiga romper pelas alas e ao mesmo tempo equilibrar defensivamente as zonas interiores do meio campo, para que Javi Garcia não tenha de se dispersar tanto para ocorrer a vários fogos e de um ala puro, rápido e forte no 1x1, para que nas transições ofensivas, a equipa possa dar maior velocidade e com isso evitar que o adversário tenha tempo de se posicionar e foi assim que o Benfica no ano do título marcou muitos dos seus golos.
   Essa reflexão deve ser feita, tem de se ter cuidado nas aquisições, para que não se falhe e prefiro que se gaste algum dinheiro em 2 atletas que sejam efectivamente mais valias, do que gastar o mesmo dinheiro em 4 ou 5 jogadores que nada acrescentem.
   Aliado a isso e aí o Director desportivo, Rui Costa e o Presidente, são fundamentais, deve-se cultivar no balneário uma cultura de exigência forte, um espírito de união grande, dar a conhecer a grande história e feitos deste clube, para que todos os que ali trabalham, percebam de uma vez por todas, que no Benfica, ganhar tem de ser a palavra de ordem sempre, que o Benfica não pode ficar satisfeito em ser campeão um ano e desresponsabilizar-se em seguida, como se o trabalho estivesse feito, não, o Benfica tem que cultivar em quem representa esta instituição o vício de ganhar.
   Por isso, é bom que se aproveita esta pausa natalícia para se reflectir seriamente no que significa o Benfica, porque o futuro no Benfica é já ali.

9 comentários:

Carlos Alberto disse...

Eu concordo contigo. Aliás eu até tinha 'ultra-cuidado' nas contratações: Não contratava ninguém.

Posso estar com a memória meio marada mas não me lembro de grande aquisição em Janeiro!!! Talvez o Nuno Assis... de resto, não me lembro mesmo.

dezazucr disse...

Em pleno acordo contigo. E até em sintonia, sugiro que leias o que escrevi no 1-0 basta!. É altura de fazer um restart para não só salvar o que resta da época mas ainda potenciar um final com algum sucesso.

troza disse...

Concordo! Bom Natal Jotas!!

Maria João disse...

O blod "David Luiz" deseja a todos os visitantes e seguidores um grande natal, chei de tudo o que de melhor pode haver nesta época.
Paz, saúde e acima de tudo muito amor!

Façam deste Natal , um Natal especial!

A gerência:

www.david--luiz.blogspot.com

" R y k @ r d o " disse...

Mais um artigo soberbo de enorme alma benfiquista e de uma fantástica visão do que pode e deve ser o futuro do Benfica. Parabéns amigo Jotas
.
Em meu nome pessoal Ricardo, e na qualidade de responsável pelo cantinho: http://www.obelovoardaaguia.blogspot.com/
venho desejar à administração deste blogue e a TODOS os seus visitantes, extensivo às familias, que tenham um Santo e Feliz Natal.
Que a Saúde, Paz e Amor, sejam o melhor "bacalhau" e as melhores "filhós" das vossas mesas

Boas Festas

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Muito bem Jotas...

Caríssimo Jotas,a "administração" desta SAD deliberou por unanimidade e aclamação desejar-lhe um Feliz Natal e um próspero e Glorioso ano de 2011.

Glorioso abraço.

Apanhados disse...

Caro Jotas

Um Santo e Feliz Natal e que 2011 nos traga saúde e sucesso a todos os níveis!!

São os votos do Blogue Apanhados Quânticos

Manuel Oliveira disse...

Estou de acordo contigo amigo Jotas!
Poucos e bons!

Abraço.

saviolz. disse...

vai uma parceria ? http://remate-cruzado.blogspot.com/

 
Adaptado por Blogger Benfiquista