segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SEM ESPINHAS - Ele é perigoso...

--- Disputou-se mais um derby, sem incidentes que me apraz registar, com muito fairplay no final da partida, com um vencedor inteiramente justo e com o Cardozo a fazer corar de vergonha todos aqueles, que na sua ignorância e que mais nada de jeito sabem fazer, o assobiaram no jogo da Liga dos Campeões.
BENFICA 2 SPORTING 0 - Foi de facto uma vitória sem espinhas, com a assinatura de Tacuara Cardozo, que começa a estar para o Sporting, como Liedson já esteve para o Benfica.
   Não sendo um jogo espectacular, longe disso, foi um jogo de contrastes, ou seja, à maior posse de bola do Sporting, respondeu o Benfica com melhor qualidade de jogo, oportunidades de golo, aliando a rapidez com a fluidez de jogo nas suas transições ofensivas.
   Para se ter a noção do domínio exercido sobre o Sporting e da justiça da vitória do Benfica, basta referir que o primeiro remate digno desse nome do Sporting à baliza encarnada, teve a assinatura do levezinho já bem perto dos 60 minutos de jogo, lance esse que constituiu a única situação de real perigo da equipa de Alvalade, pelo que não entendi, nem consigo encontrar as 3 ou 4 oportunidades flagrantes de golo de que fala Paulo Sérgio, ao invés, só Cardozo, para além dos 2 golos, teve mais 3 flagrantes oportunidades para ampliar a contagem, juntando-se a isso o lance de Saviola e a oportunidade de Coentrão.
   Por falar em Paulo Sérgio, julgo que o treinador leonino falhou a toda a linha, ao não lançar em jogo alguns dos atletas que tão bem jogaram em França, preferindo estranhamente apostar na base de uma equipa que vinha de um empate caseiro com o Olhanense.
    Relembro que o treinador do Sporting, na ante visão do jogo da Liga Europa, disse que quem não jogasse bem em França perderia o comboio para o derby e que o inverso também se passaria, faltou à promessa e relegou para o banco quem prometeu compensar e é assim que se pode perder um grupo, algo que certamente não passou despercebido aos seus adeptos e que certamente no mínimo lhes causa alguma apreensão.
   Em relação ao Benfica, assim como achava antes deste derby que nem tudo estava tão mal como se pintava, faltando em alguns jogos aquela estrelinha que define os campeões e noutros fenómenos alheios que prejudicaram o clube, também agora não está já tudo bem, não podendo os jogadores e nós adeptos, passar do oito ao oitenta, como pela paixão que move os benfiquistas, tanta vez acontece.
   Parece-me antes, que gradualmente, o Benfica vem melhorando a sua qualidade de jogo, que o guarda - redes vai crescendo, ganhando confiança, transmitindo-a aos seus defesas e como tal a equipa começa por ganhar alguma consistência, aliando esse facto, à subida de forma, lenta mas evidente em alguns jogadores, com especial destaque para Saviola, que é de facto muito importante na manobra ofensiva da equipa, pelo que a desculpa dada por Jorge Jesus sobre os mundialistas, pode ter o seu fundo de verdade, mas obviamente, como ele bem sabe, não explica tudo.
   Concluindo, foi um jogo bem conseguido pelo Benfica, venceu bem, nunca se sentiu a vitória em perigo e como tal os seus atletas estão de parabéns.
  Pela positiva: César Peixoto, pelo equilíbrio que conferiu à equipa e por permitir liberdade ofensiva a Coentrão que fez gato sapato de João Pereira, foi pela esquerda que a equipa começou a vencer e os 2 golos de Cardozo, decisivos e o 2º golo foi de belo efeito.
 Pela negativa: O próprio Sporting, foi em 90 minutos pouco mais que inofensivo, parecendo por vezes não acreditar que seria possível marcar ao Benfica e Paulo Sérgio por não apostar em jogadores que estiveram a um nível elevado em França, não conseguindo entender principalmente a ausência daquele que é o seu elemento mais desequilibrador, Vuckcevic, foi um favor que prestou.
Arbitragem de Carlos Xistra, não interferindo no resultado, foi marcada por uma sinfonia do apito, qualquer queda ou contacto era falta, sendo ainda prejudicado pelos imensos erros dos seus auxiliares, lembro de 2 foras de jogo mal tirados a Liedson e outro a Fábio Coentrão, valha-nos a verdade que esses lances não eram de perigo eminente.
   Contudo e justiça lhe seja feita, a sua missão era muito complicada por tudo o que antecedeu o jogo e pela forte medida de posição tomada pela direcção do Benfica, talvez por isso, Xistra, tenha preferido jogar pelo seguro e como já li, de facto, acabou por se defender mais a ele e menos o jogo.

9 comentários:

Anónimo disse...

Foi a vitória da raça do querer e da ambição vermelha!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/09/na-choupana-hoje.html

carlos disse...

vitória justissima do Benfica, quanto a mim mais por demerito do Sporting e do treinador. Nao concordo quando dizes que os jogadores nao complicaram, complicaram e muito o trabalho do arbitro. Nao quero falar de lances, mas tal como o ano passado defendi que o joao pereira foi mal expulso no lance do ramires mantenho a minha coerencia no lance do javi garcia e acho o amarelo bem dado. Nao belisca em nada a vitória do benfica porque foi mais forte teve um grande cardozo e um grande saviola. O sporting limitou-se a ter 11 jogadores em campo e uma defesa débil e um meio campo pior. Convem referir que faltam 2 jogadores base do Sporting que parece que as pessoas já esqueceram, e para mim os 2 melhores jogadores do Sporting: Pedro Mendes e Izmailov, estes 2 ainda pertencem ao plantel embora pensem que nao

Manuel Oliveira disse...

Amigo Jotas, vitória sem espinhas! Concordo com o que dizes, (vi o jogo pela TV e as repetições) embora no caso dos foras-de-jogo a Liedson só num lance muito perto da lateral esquerda é que não está fora-de-jogo, no outro mais sobre a direita das imagens está porque tem o corpo inclinado para a frente.

Abraço.
Blog do Manuel

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Caro jotas, parabéns por mais esta brilhante análise.

Neste jogo o benfica venceu e convenceu, ainda que, como disses e bem, não passou do 8 para o 80, isto só acontecerá, como espero, com o tempo. Ainda assim fica para a história uma gloriosa vitória, sem mácula e inteiramente justa, 3 pontos no bornal e mais confiança para o futuro.

Glorioso abraço

sloml disse...

Amigo Jotas, vamos lá ver se é desta que as coisas começam a ir ao lugar. Vai ser muito difícil, tanto pelo mau começo como por certos "factores externos" que estão aí em força, mas vamos lutar para mudar isto. Para já, o importante é vencer na Madeira.

troza disse...

Vamos lá ver se é agora que partimos para uma boa época.

Acredito que o Porto poderá desmoralizar e ter umas crises de confiança, mas com as ajudas que tem tido será difícil. Mas, a culpa desta confiança é do Benfica que entrou para o Supertaça como entrou...

Quanto ao jogo contra o Sporting... realmente não sei se é mérito do Benfica ou demérito do Sporting a principal razão da vitória... Os próximos jogos o dirão já que são jogos importantissímos para o Benfica. Depois do jogo com o Braga é preciso ter mais vitórias que não vitórias para que o título, apesar de longe, continue possível.

Temos ainda de ter cuidado com os amarelos todos que levamos. Sei que alguns não são culpa nossa, mas o nosso treinador terá que fazer uma boa gestão do plantel.

Quanto ao Sporting... depois de venderem os dois melhores jogadores, de não arranjarem jogadores de qualidade semelhante e de mudarem de treinador... é dificil fazerem melhor início de época. Têm de continuar a lutar para melhorar a sua quimica e confiança enquanto que os dirigentes têm de pensar em melhorar a equipa num futuro próximo.

Mira Gaio disse...

Amigo Jorge, na minha opinião e eu gostava que assim tivesse sido... - O Sporting, como grande clube, Clube de SPortugal, devia ter vencido... para fazer frente a um clube regional do norte do pais, acho que se chama qualquer coisa ... porto, e já se diz campeão... assim se calhar até o vai ser, porque vocês os benfiquistas estão a tirar os pontos ao Grande Sporting, unica equipa capaz de fazer frente a esse clubezinho...

Um abraço e tudo de bom para si...
Mira Gaio

Bimbosfera disse...

Boa análise, como é habitual por estes lados. Curiosamente pensei que já tinha comentado e não o tinha feito, as minhas desculpas, caro Jotas.
Há a nota dos amarelos, como é bem referido nos comentários, mas há também o concerto de apito, que Xistra deu.
Daqui acho que no geral foi uma espécie de 3 em 1, ou seja, ganhámos o jogo, ganhámos, creio, uma equipa, e ganhámos mais um troféu para o museu...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Anónimo disse...

O "Portugueses no Estrangeiro" terá de parar durante este ano. Ainda assim deixou um último brinde aos leitores: Entrevista Exclusiva com Filipe Pastel(Montreal Impact)!

http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/2010/10/04/despeco-me-com-mais-uma-entrevista-exclusiva-filipe-pastelmontreal-impact/

Deixa a tua opinião, e até para o ano!

Cumprimentos,
Paulo Silva

 
Adaptado por Blogger Benfiquista