quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FINALMENTE O MERCADO FECHOU - Mas não é a única causa para este início

--- Finalmente chegou o dia 31 de Agosto e com ele o encerramento do mercado, algo que na minha modesta opinião, estava a retirar muita tranquilidade à equipa e aos seus atletas, fruto das constantes noticias do entra e do saí.
   Assim e com o mercado fechado, os jogadores do Benfica estão capacitados que é aqui que vão jogar e acabaram-se a enchorrada de notícias a dar conta de propostas por muitos dos jogadores encarnados, muitas vezes meramente especulativas, mas que com toda a certeza mexeram com o ego dos jogadores e lhes retirou concentração com os reflexos exibicionais evidentes, mas que obviamente não foram a única causa para o mau início de temporada do clube.
   Compreendo e aceito que o mundial possa ter prejudicado o início de época do Benfica, mas a verdade é que o Benfica e a equipa técnica também já sabiam que ia ser assim e como tal o planeamento dos treinos deve ter tido esse factor em conta, até porque, por essa Europa fora, clubes houve em muito piores condições, o Barcelona com muitos campeões do mundo continua a ganhar, assim como o Chelsea ou o Manchester United.
    Dando uma vista de olhos sobre o planeamento da época do Benfica, não se pode só atribuir culpas alheias, há muitas culpas próprias numa época que me parece muito mal planeada em termos de formação de plantel e que esperemos não possa custar muito caro ao clube, senão vejamos:.
   Há muito que se previa que os 2 jogadores que mais depressa sairiam do Benfica seriam o Di Maria, pela sua qualidade, capacidade de causar desequilíbrios, sendo um tipo de jogador que já pouco se encontra e que tinha um enorme mercado e Ramires, por outro tipo de razões que se prendiam com a pouca voz que o Benfica tinha em matéria de transferência do atleta, pois a única possibilidade de o ver de manto vermelho vestido, foi ceder a algumas exigências de empresários, gente essa que começa a matar o futebol se não houver uma regulamentação da sua actividade séria e com severas penalizações quando imperar o desrespeito e a falta de ética para com os clubes.
    Sabendo dessa realidade, acho estranho que o Benfica não se tenha rapidamente colocado em campo na busca de soluções sérias, de qualidade e com as características desses atletas, ao invés, andou a esbanjar milhões em jogadores que não representam mais que alternativas aos titulares e para posições onde as soluções abundam. Gaitan tem muita qualidade, mas nada tem a ver com Di Maria e substituto de Ramires só aqueles que estão no plantel e que tão bem fizeram o seu lugar na temporada transacta, Carlos Martins e Ruben Amorim.
   Não vou aqui mais uma vez escalpelizar a questão Roberto, ela já mete nojo pelo exagero com que tem sido tratada na praça pública e a minha opinião já aqui deixei bem vincada, alguém tem de justificar a razão para se dar 8,5 milhões por um guarda - redes que está longe de ser um consagrado. Mais urgente, julgo eu, é a direcção do Benfica justificar que raio de política de contratações é esta e se o Benfica está assim tão bem financeiramente,que se possa dar ao luxo de gastar 6 milhões de euros por Rodrigo, um jogador que nem sequer faz parte dos planos da equipa técnica e que custou uma fortuna para ser emprestado e a mim espanta-me tal fulgor financeiro de uma equipa que se dá ao luxo de gastar fortunas em jogadores para emprestar a outros clubes, por esse valor tinha se ser alguém que pegasse de estaca.
   Outras questões há que me custam a entender, com por exemplo, sabendo que havia escassez de extremos, como foi possível emprestar um jovem de grande qualidade, extremo, de nome Urreta ? A quem falta apenas e só regularidade para mostrar em Portugal o que mostrou no Uruguai e que já encantou a Corunha.
   Obviamente nem tudo está mal, se calhar até nem se falava nisto se o Benfica tivesse ganho os seus jogos, mas a relação causa / efeito é evidente, embora também julgue que depois de devidamente enquadrados, rotinados com a equipa e adaptados ao nosso campeonato, jogadores como Gaitan ou Jara, serão mais valias desportivas e financeiras.
   Julgo que estas razões,ajudam a explicar algumas coisas que potencializaram este mau começo do Benfica que pode comprometer o resto da temporada ao nível do campeonato, não se pode apenas procurar bodes expiatórios externos, há também que assumir as nossas responsabilidades, ainda para mais, quando os dirigentes encarnados, sabem perfeitamente, que em Portugal, o Benfica para ser campeão tem de ser mesmo muito forte e não pode falhar em matéria de planeamento, pois o nosso campeonato está minado e ferido de morte à nascença.
   Não vou falar dos pontos perdidos pelo Benfica, acho que mais que tudo os perdeu por culpa própria, pese embora alguns erros graves de arbitragem, pois o Benfica da época passada teria ganho na mesma e os erros que cometeu foram de tal monta, que é para mim ridículo desculpar-mo-nos com árbitros.
  No entanto, o mesmo já não se pode dizer de quem tem ganho pontos à custa deles e de uma forma absolutamente vergonhosa tal como afirmei no post anterior e isso também se deve a culpa do próprio Benfica.
   E Porquê? Porque só um anjinho para cair nesta armadilha que foram as eleições na Liga, ou então,  por razões que não consigo alcançar, Luís Filipe Vieira, Presidente do Benfica, teve o descaramento de em nome do clube, apoiar Fernando Gomes, ex - adn«mnistrador financeiro do Porto para Presidente da Liga de Clubes e isso representou um erro crasso e de amador.
  Continuo plenamente convencido, que este senhor, em consonância com Pinto da Costa, mestre do disfarce da corrupção e do controlo dos bastidores mais negros do futebol, simulou uma zanga planeada, que visava o objectivo do F.C. do Porto tomar as rédeas da Liga e esse objectivo, além de plenamente conseguido,  visava correr daquele organismo com qualquer fonte de bloqueio ao poder do Porto e foi precisamente isso que aconteceu, ao correr com o orgão de disciplina da Liga, com o estúpido aplauso do Sporting, que também ele não percebeu que está a ser comido e bem comido.
   Assim, sem contra poder e com o caminho livre, Fernando Gomes, apressou-se a colocar nesse orgão disciplinar os seus compadres e amigos, sendo a maioria da composição desse painel, gente fortemente ligada ao Porto cidade e clube.
  Custa-me acreditar como foi capaz o Benfica, na pessoa do seu presidente, cair em tal armadilha e é que devido ao apoio dado a este senhor, agora, perdeu a legitimidade para reclamar seja do que for.
   Os resultados deste apoio a Fernando Gomes e a esta Liga, estão à vista de todos, com os reflexos notórios na arbitragem e por consequência nos resultados e todos nós sabemos também, como é importante começar bem e a moral que isso dá, depois, depois tudo se torna fácil e assim se ganham campeonatos e olhem que foram tantos e tantos assim ganhos pelo clube que há mais de 30 anos domina os bastidores do futebol em Portugal, que foi desmascarado pelos cidadãos, mas ficou impune pela justiça dos homens, felizmente acredito na justiça divina e essa não perdoará quem tem sido o responsável por um futebol mentiroso e que lentamente caminha para a morte, porque não há mentira que dure eternamente.
    Aliado a esse factores, temos ainda a colocação estratégica de treinadores e jogadores em vários clubes da Liga, que disputam o mesmo campeonato que o Porto e que por motivos óbvios, estão dependentes desse clube e a ele são obrigados a prestar contas e como a Liga de Clubes não está interessada em acabar com esta forma de desvirtuar a verdade desportiva, limitando o número de emprestados a clubes que disputem o mesmo campeonato, a palhaçada vai continuar, porque o mais importante para esta Liga mentirosa está feito, correr com qualquer oposição ao F.C. do Porto e só lamento que os sportinguistas, movidos pelo ódio ao Benfica e com receio que possa ser o Benfica a vencer, estejam cegos e não abram os olhos para esta evidência, preferindo uma política de subserviência e veneração a quem está a matar o futebol em Portugal com a mentira e a corrupção.
  Para terminar devo realçar o seguinte: Há factos que ocorreram esta temporada, os quais devem ser explicados aos sócios e simpatizantes do clube e embora enumerando esses erros, tal  não deve ser impeditivo de estar ao lado da equipa, é assim comigo e com toda a certeza por muitos outros benfiquistas.

7 comentários:

Mário Cagica Oliveira disse...

Acho que é óbvio que houve erros na preparação da pré-época. A saída do Urreta é incompreensível e este ano daria um jeitão. Escusavam de ter ido buscar o Salvio e ficavam com um jogador que já pertence ao clube.
No entanto, parece-me óbvio que o Benfica contratou 2 excelentes jogadores (Gaitán e Jara). Quanto ao Roberto... vamos ver.
Terá, nos próximos jogos, a sua "prova de fogo" para esta época.

E, claro, já se esperavam mudanças com o Fernando Gomes. O problema é que são mudanças negativas para a maioria dos clubes e óptimas para o clube do Pinto. Os resultado têm estado à vista.

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Caro jotas, na globalidade concordo com o que escreves.

Andou o nosso presidente e sua direcção a festejar o título durante tempo demais e esqueceram-se de planear a época. Um erro crasso que espero não tenha consequências dramáticas. Eu acredito mas é facto que se cometeram muitos erros..

glorioso abraço.

Manuel Oliveira disse...

Amigo Jotas, desta vez tenho de ter cuidado com as palavras não vá aparecer por aqui um candidato a monge com ouvidos ultra-sensíveis. Estranho porém, como esse sr. consegue ser simpatizante dum clube cujos adeptos cantam até à exaustão a palavra que eu escrevi abreviadamente.
Bom, sobre o post, subscrevo-o na globalidade. Cometemos erros que nos podem sair caros face ao sistema vigente há quase 30 anos no futebol português.

Um abraço.
Blog do Manuel

#benficanoSM disse...

Caro amigo.
Realmente não se percebe esta política de contratações. Também não acredito que alguma vez venha alguém explicar o porquê das mesmas.
Neste momento, começo a colocar alguns pontos de interrogação a LFV.
Só de me lembrar do alto valor do passivo, nem quero pensar no que poderá vir a acontecer num futuro próximo.
Saudações.

Trapalhadas disse...

Muito bem...o urreta e que para mim e uma pena ja que era grande jogador mais uma x foi emprestado...e ai fazer falta:P
Em relacao as novas caras na luz...n percebo...se sairam 2joagdres pq ie buscar 4jogadores...sabendo que um ja era para emprestar...
Eu parece que fikei mal habituado com a epoca passada...onde tudo correu bem...

abraco

Bimbosfera disse...

Creio, sinceramente, que houve má planeamento. Deve ter sido. Ou isso, ou falharam os alvos que realmente queriam... E basta atentar nas palavras de Jesus no fim da época passada, e no que ele diz nesta. No fim da época passada, a tal época que eu desejava do fundo do coração que não acabasse, tal a qualidade que se via, Jesus falava em atacar a Champions. Agora não se fala disso, e, chegarmos aos oitavos será já positivo o saldo.
Ganhá-la, hoje em dia, duvido. Ou há um grande salto qualitativo, com estes jogadores, e se não houve até agora porque foi, duvido que seja nestas duas semanas que ele se dê. Assim sendo, resta-me apoiar, esperar que se vença o campeonato, isso sempre, nem que seja à rasquinha, na última jornada, com um golo de vantagem, ou um ponto, ou uma porra qualquer, que isso, para este ano, foi, é e será sempre o mais importante.
Ainda sobre a preparação, digo que falharam os alvos ou que Jesus não gosta nada do Urreta. Do que percebi na altura Jesus queria atacar a Champions com jogadores feitos, e desses vieram... 0! Vieram miúdos. E quando se pede uma coisa e se recebe outra, tipo, pede-se uma faca para cortar, recebemos uma colher, não se pode esperar que os resultados sejam iguais.
Para concluir, sobre Robertos e afins, só há um caminho - apoiar!
Quem quiser tirar dúvidas que vá perguntar, em sede própria, a quem o comprou. Apoiar, apoiar, apoiar! Todos!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Força Azul e Branca disse...

Amigo Boa Noite, criei há alguns dias um blogue sobre o FCP e gostaria de saber se poderiamos fazer troca de links? e tornar-nos seguidores do blogue um do outro.
Por favor responda no meu.
Obrigado e continuação do excelente trabalho que tem vindo a fazer até agora!

http://forcaazulebrancaa.blogspot.com/

 
Adaptado por Blogger Benfiquista