sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

REGRESSO DA LIGA - Antevisão da jornada.

--- Depois da vitória estrondosa no derby em Alvalade, outro derby será jogado nesta semana, com um sempre apetecível Benfica - Belenenses, em mais um jogo de extrema importância, como serão todos e cada vez mais, até ao final da Liga, neste momento, qualquer ponto perdido, pode ser a morte do artista.
    O que quero salientar em primeiro lugar, é o facto do jogo ser às 17H00 e com isso, mais uma grande casa se espera na Luz, que saudades dos jogos à luz do dia, as tardes representam na minha perspectiva a verdadeira festa do futebol e é com muito agrado que finalmente, tanto tempo depois, vou poder ver o meu clube, ao vivo e à tarde, embora o tempo não ajude.
    Como é sabido, hoje não há jogos faceis, o adversário mudou meia equipa desde o jogo da 1ª volta, acrescentando-lhe um pouco mais de qualidade, contudo e quer pela condição de candidato ao título, quer pela qualidade do futebol demonstrado por ambos até ao momento, o favoritismo é claramente do Benfica, mas o jogo tem de ser encarado com necessária seriedade, os adeptos têm de ser como até aqui, pacientes e incondicionais no apoio à equipa, até porque o que interessa são os 3 pontos e nem sempre se pode golear, até porque nem todos os adversários são o Sporting.
    Por falar em Sporting, este já não entra nas contas do título, lutando arduamente pelas competições europeias e após um ciclo terrível de 4 derrotas e 2 delas com goleada, esta deslocação a Paços de Ferreira afigura-se complicada para a equipa de Alvalade, pela sua intranquilidade, pela incapacidade demonstrada ao longo da temporada e porque de facto os niveis psicológicos estão muito em baixo e os nivei físicos de alguns jogadores são incompreensíveis, pois não são uma fase, mas sim uma constante ao longo de toda a temporada, não sendo perceptível se a qualidade de treino em Alvalade ou a aplicação nos mesmos desses atletas serão a causa de tão débil condição. Jogadores como Polga, Tonel, Vuckcevic, estão irreconheciveis, não sendo jogadores transcendentes, nunca o foram, são obviamente jogadores capazes de muito mais, os reforços não convencem e Pongolle custou mais 1,5 milhões que Saviola!!!, depois apesar da sua vulgaridade, há jogadores que noutras épocas, com empenho, conseguiam disfarçar muitas das suas lacunas, refiro-me a Abel, Grimi e Pedro Silva, jogador este que como sabem foi eleito pelos sportinguistas como o melhor em campo na final da Taça da Liga, por pura estupidez natural, é caso para dizer, tomem e aprendam a ser racionais.
   Depois a constante turbulência do seu balneário, aliado ao facto de terem uma liderança muto fraca, com um Presidente pago que se dá ao luxo de ir até ao Brasil de férias, num momento conturbado em que a eqipa jogava todo o seu futuro na presente época, diz tudo em relação ao papel de Bettencourt no clube, mau demais para ser verdade e nem vale a pena enumerar o seus imensos erros, erros esses que serão cada vez mais evidentes, enquanto  continuarem mais preocupados nas críticas constantes ao vizinho do lado e a deitarem o olho para lá, arranjando constantemente factores externos para justifiarem e se limparem do seu enorme manancial de erros, talvez, um dia, quando olharem para dentro, encontrem as causas para o mal.
   O Porto desloca-se ao vizinho Leixões, um adversário muito longe do potencial evidenciado na época passada, e um Porto em crescendo, num entanto, o factor chicotada psicológica, pode vir a complicar um pouco a missão portista.
    À partida, não será um jogo com um grau de dificuldade elevado, mas, a sobranceria ou o excesso de confiança, torna por vezes díficil o fácil, que o diga o Benfica em Setúbal.
   O Braga, que há que reconhecer está a fazer uma campanha sensacional e acima de todas as expectativas, recordo que já se anda a dizer desde o princípio que o Braga vai cair, mas ele continua firme, pese embora entrar em constantes e escusadas guerrilhas, que são inuteis e fazem cair no ridículo os seus dirigentes, parecendo até que o discípulo é aluno de nota 20 do seu professor, tão bem que a lição está aprendida.
   O Braga recebe o Marítimo equipa também com a qualidade, num entanto são favoritos, pois o seu futebol, apoiado numa excelente estrutura defensiva e consistência na equipa, tem dado bons resultados, como revela o facto de ter apenas 7 golos sofridos em 18 jogos e o asu adversário de hoje, apesar de ter bons atacantes, concede muitos espaços no seu último reduto, facto que costuma ser muito bem aproveitado pelospragmáticos bracarenses.
   Faltam portanto 12 finais (11 para o Benfica) até ao final da temporada, a margem de erro diminui a cada semana, a emoção dos adeptos cresce à medida que o tempo avança, pena que a muito medíocre classe dirigente, não se concentre apenas no futebol em si e estrague estes momentos de festa, com climas de guerrilha, demonstrando em muitos casos uma tremenda falta de escrúpulos e vergonha na cara, são o que temos e muito bem se vão comportando os adeptos do futebol, perante tanto veneno lançado, esperemos, que nós adeptos do futebol, continuemos imunes ao veneno, a vibrar com o futebol e a gritar os golos da nossa equipa, ignorando esta classe dirigente sem uma réstia de credibilidade.

8 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Pois é caro Jotas, anda tudo nervoso. A margem de erro diminui cada vez mais à medida que a prova avança.
Vamos ver quem perde pontos esta semana!
Abraço.

Ricardo disse...

"o que interessa são os 3 pontos e nem sempre se pode golear, até porque nem todos os adversários são o Sporting." muito bom! :)
Abraço Ricardo Nascimento

GIL VICENTE disse...

Viva, caro Jotas

Estive em trabalho e com pouco tempo.
E a escassez de tempo continua. Só dá mesmo para uma saltada e ler com todo o agrado as coisas boas que aqui escreve.
Um abraço

Blog do Vascão disse...

Essa tá fácil Jotas, e o nosso Benfica como estas? Bom fim de semana brother.

Abraço
Jeferson

Apanhados disse...

Sporting quebrou o ciclo de derrotas e nem sofreu golos! (0-0) em casa de um adversário do mesmo campeonato...

Filipe Silva Nunes disse...

Pois e hoje ha Benfica!!!
ta,b estou de acordo Quado diz "saudads de ver jogos a luz do dia"


Saudacoes BEnfiquistas!!

Micaela disse...

Como é esperado, o Benfica irá vencer :D

troza disse...

Cada erro conta e agora mais que nunca. Temos no calendário apenas um jogo que considero muito difícil de vencer (e não que seja pela qualidade do adversário este ano - claro está que falo do Porto) e dois que são difíceis (Braga e Sporting - apesar do mau momento deste último). Sendo assim, acho que o Benfica tem obrigação de ganhar o resto dos jogos. Veremos quem treme com a pressão (até agora, tremeu o Cardozo) e, claro, o que acontece extra futebol.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista