domingo, 21 de fevereiro de 2010

LÍDERES NO SOFÁ - Finalmente somos justamente primeiros.

---O Benfica acabou de assumir a liderança da Liga Sagres, sossegado, sentado no sofá, a ver as incidências do Porto - Braga, o que só por si é deveras agradável, num jogo em que de facto, os bracarenses mostraram não ter estofo de campeões.
   Ao contrário do normal, este Braga pareceu desmotivado, sem chama, nada coeso e um pouco ao acaso, à mercê do seu aliado que o dizimou por completo com uma goleada de 5 a 1. Gostaria que fosse este o Braga na Luz, mas sei que isso é irreal, pois aí, qual motivação extra, o Braga será tudo o que não foi hoje, agressivo, defensivo e com as linhas bem juntas e uma entrega ao jogo como se esse fosse o último das suas vidas, enfim, é contra tudo isto que o Benfica tem de lutar, sem querer contudo tirar o mérito que obviamente o Porto tem.
   Mas, sinceramente, isso é o que menos me interessa, o que me interessa mesmo é ver o Benfica a assumir a liderança do campeonato e logo agora que entramos no último terço.
    Acabou- se a margem de erro, qualquer deslize pode significar a morte do artista e daqui até ao final, existem ainda muitos jogos importantes e os quais podem defenir um campeonato.
   Assim, as próximas jornadas serão muito importantes para o Benfica, a começar já no jogo de Matosinhos, em que os 3 pontos serão fundamentais nesta luta, pois é imperioso não ceder terreno e manter a liderança até ao jogo em casa com o Braga, o qual pode vir a revelar-se decisivo.
   Não esquecer o Sporting, que pese embora o paupérrimo campeonato que está a fazer, como se viu em Olhão, pode ser crucial na definição das contas finais, uma vez que já para a semana recebe o Porto e ainda vai à Luz e todos sabemos, o sabor que teria para os seus adeptos ganhar esse jogo, muito mais importante para a maioria dos sportinguistas do que vencer o Porto.
    A missão do Benfica não será fácil até ao final da temporada, até porque me parece que existe uma quebra acentuada de forma em algumas das suas unidades nucleares e logo num momento em que não se pode falhar, espero que a equipa consiga reagir e os seus jogadores vão buscar forças mesmo onde elas não existam, pois, entrar no último terço na frente e falhar, seria sem dúvida decepcionante, até pela qualidade de jogo que o Benfica já demonstrou esta temporada.
   Para concluir, julgo que a próxima jornada, pode lançar fortes pistas para o que resta da Liga, pois se o Porto não ganhar em Alvalade, o Braga encostar com a Olhanense e o Benfica vencer o Leixões, será já muito complicado parar o Benfica, mas o inverso, pode também fazer a equipa tremer.
   Vamos ver o que nos reserva esta fase crucial e decisiva da temporada, com muitas unhas para roer e muita emoção para viver.

6 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Jotas, foi bom ficarmos sós realmente mas pessoalmente talvez preferisse o empate. É que esses corruptos ainda não perderam as esperanças e nós vamos lá!
Abraço.

último! disse...

Eu queria este resultado como explico lá na minha tasca.

O importante era lá chegar, temos tudo para o conseguir, temos menos deslocações, melhor equipa, vantagem pontual, melhor marcador, melhor defesa mas afinal o que faz um campeão!

Em casa teremos que continuar imparaveis e lembrar que a cada jogo ganho fora são em principio menos duas jornadas.

O correr atrás tb coloca mais pressão, o empate do Porto em Leixões foi prova disso.

E que os lagartos não fiquem oito jogos sem vencer, força rapaziada vocês conseguem :)

Nuno Silva disse...

além de primeiros... passam a ser a melhor defesa do campeonato... às custas do porto.

a verdade é que o porto fica depende de terceiros em apenas 3 dos 30 pontos... o resto é fazer a nossa obrigação. entrar em todos os jogos a matar, para não ter que se ver segunda partes aflitivas como a de Leixões, passando ao lado de complicações que nos colocam no caminho relativas a não expulsões de adversário e negação de penaltis.

Entretanto, ainda muit acoisa vai rolar... as equipas do meio da tabela para baixo estão muito próximas e vão começar a jogar fechadas para o pontinho... FCP e Benfica ainda vão perder muitos pontos.

Muito sinceramente, não me quero iludir muito com este campeonato e estas boas exibições do Porto, porque nós últimos 7 meses já se passou tanta coisa que penso que dificilmente a "forças", os "deuses" do futebol deixarão de proteger o Benfica, custe o que custar.

Agoa que o Porto está com muito fulgor... está.

que subiu imenso de forma desde que o Ruben chegou... subiu.

Que estamos em ritmo de aproximação... estamos!

que em condições normais seriamos campeões... seriamos!

que começamos a impor respeito e medo... começamos!

troza disse...

Enfim... O Braga podia estar em primeiro se ontem tivesse jogado com o Benfica... mas o lambe botismo tem limites.

A super forma do Porto resume-se a uma goleada ao Sporting para a taça, uma vitória à rasca frente ao académica para a taça da liga, um empate em que foram roubados contra o Leixões, um empate e duas vitórias em que foram favorecidos para a liga (Paços, Leiria e Nacional), uma goleada aos aliados e um golo marcado com o arbitro de costas para o lance na liga dos campeões. Sempre que há um bom momento de forma do Porto, favorecidos em, pelo menos, 50% dos jogos.

Quanto ao Benfica, o jogo com o Setúbal é a única coisa que mantém o Porto ainda na luta... veremos se ainda não será esse penalty falhado (ou os dois roubados) a custar-nos o campeonato...

O Braga... foi só o jogo contra os aliados. A pressão ao Benfica é para manter e quem sabe se não será demais para que o Porto possa recuperar e o Braga seja mesmo aquele que luta até ao fim...

forteifeio disse...

Jotas

Antes de mais, grande crónica como sempre. Relativamente ao resultado, eu ao contrário da grande maioria das pessoas achava que este era o melhor resultado. Vejamos: Se o Porto é um osso duro de roer e ainda vamos jogar com eles o que é certo e bem certo, é que o Braga tem um campeonato teóricamente mais fácil e ainda por cima está concentrado num único objectivo. Neste momento aconteça o que acontecer só tem 10 jogos até ao final da época, ao contrário do porto e do Benfica que terão um desgaste maior por se encontrarem noutras competições. Estou em crer que o facto de terem passado para segundo lugar também tem um efeito negativo sobre os jogadores do Braga. Mas estou confiante, apesar disso os jogadores não poderão de forma alguma ter menos empenhamento quando as equipas são mais fracas.

Jotas disse...

Caro fortifeio, estou absolutamente de acordo contigo em relação ao resultado que melhor servia os interesses do Benfica.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista