quarta-feira, 7 de outubro de 2009

QUESTÕES DE INVEJA - O que é crítica, se calhar deveria ser modelo a seguir.

Julgo eu, que se calhar, não custava muito ter a honestidade de pelo menos se saber reconhecer meia dúzia de factos evidentes para todos os que queiram ser honestos consigo mesmo: Que é um sinal de vitalidade um clube conseguir valorizar as suas acções por simples vitórias internas, chegando estas a valer o dobro das dos seus rivais juntos, algo que nem um Porto vencedor da taça Uefa e da Champions em épocas seguidas conseguiu, reconhecer que um simples vendedor de pneus como já aqui disseram, é muito mais bem sucedido no mundo empresarial, movimenta-se melhor na banca e consegue grandes contratos e soluções financeiras para o seu clube, mesmo orfão de receitas fundamentais como as da champions, que outros, sendo pessoas tão bem formadas, de um nível cultural, académico e social superior, parecem não conseguir. Aliás ainda não há muito tempo, Rogério Alves e Dias Ferreira, se mostraram preocupados pelos simples facto de o Sporting não conseguir arranjar investidores, reconhecer que se calhar uma política financeira de mercearia, que consiste em guardar os trocos debaixo do colchão, não cativa investimento, se calhar uma política de algum risco, com forte investimento o consiga fazer, basta olhar para o Benfica.
Finalmente ter a ombridade, que não custa muito, que de facto, este ano, o Benfica está mais forte e sólido e tem todas as condições para ser mais competitivo e poder discutir o título com um Porto, que é obviamente mais favorito, essencialmente pela mentalidade ganhadora com resultados que já ali está implementada e que obviamente tem vantagens psicológicas muito importantes em relação aos seus opositores.
    Julgo que reconhecer estes evidentes factos era isso sim, sinal de nobreza de carácter, mas todos sabemos, que se isso acontecer da boca dos responsáveis leoninos, a onda de contestação cresce e evidentemente, numa altura de afundamento, o que interessa é criticar os fundos dos outros, até para poder dizer que não é esta a política do Sporting e dizem-no porquê? Porque não têm como fazê-lo, porque ninguém investe numa SAD que não corre riscos, que não actua no mercado e dá sinais evidentes de inércia.
  Estes factos é que deviam ser alvo de profunda reflexão no Sporting, não é uma questão de treinador, que faz milagres com o que lhe colocam à disposição, é sim uma questão de fundo, provocada por alguém que não tem actividade e se limita a arranjar bodes expiatórios quer internos, quer externos, para tudo o que de mau se passa no clube.
Afinal de contas, as questões são, o que é que incomoda verdadeiramente JEB? O que é que ele tem a ver com a maneira como o Benfica é gerido o cria receitas?
   Relembro, que já anteriores direcções leoninas, brincaram, enxovalharam e criticaram decisões de fundo do Benfica, tais como os contratos de naming das bancadas, do centro de estágio, o canal Benfica TV e curiosamente uns tempos depois deram naming às portas de entrada no estádio à sua academia e estão a tentar criar o canal SportingTV e é aí que JEB deveria colocar os olhos, afinal os bons exemplos do seu rival, não deveriam ser alvos de críticas, mas sim uma fórmula boa para o Sporting tentar aplicar no seu clube.
  O sinal de raiva, mesquinhez e inveja dos nosso rivais, não passa afinal de contas de um evidente sinal de preocupação, estou certo, que se o Benfica estivesse ao nível do Sporting, nem Pintos, pardais ou outro tipo de passarecos, falariam tanto de um clube que não precisa que os outros lhe deêm assim tanta importância, o Benfica caso não saibam, consegue ser grande, mesmo sem a vossa ajuda.
  É por isso, que muito me vou rindo com aquilo que leio e ouço, com frases engraçadas, como "se voces em 6 milhoes metem 45000 no estádio nós em 1,5 milhoes metemos 25000, se fizer a proporçao se calhar até consegue perceber que vai mais gente do sporting à bola".
  De facto, só alguém sem sentido de humor, consegue resistir sem rir a uma frase destas, de facto o sinal de desespero é imenso e dá-me um gozo tremendo, confesso.
Quem não conheça a nossa liga e ler uma frase deste nível, é levado a pensar que a nota dominante do nosso campeonato são as enchentes que Sporting e Porto provocam por todo o país, já o Benfica, coitado, vá onde for, nunca tem apoio, tão pouca é a gente que leva ao futebol.
    Acho graça e ainda bem que existe quem se orgulhe do grande record do Sporting ter chegado uma única vez a uns 1/8 avos de final  da Champions, Curioso, terem como bandeira algo que há muito foi uma barreira ultrapassada para outros, devo também  dizer que acho muito bem que a  enorme ambição de certos clubes seja estar à frente do Benfica, pois há quem não se canse de empoleirar com os 2ºs lugares, que além de ser um forte sinal de ambição!!!, faz-me concluir que só houve competição nos últimos 4 anos, o que me deixou perplexo, pois julgava que já tivessem havido mais campeonatos, pelos vistos andei iludido vários anos.
  Afinal de contas, como disse Rui Costa, nós benfiquistas, temos a vantagem de não passar a vida a sonhar com os outros.

11 comentários:

Blog do Vascão disse...

07/10/2009
10:51hrs
Abraço
Jeferson

carlos silva disse...

isso da proporçao devias pensar tem tudo a ver com estatística, quem tem mais adeptos é obvio que mete mais gente no estádio, é uma verdade de LA palisse.
Quanto ao assunto já te disse que inda nao investiguei, tenho uma entrevista mt importante 6ª e inda n tive tempo para isso, mas depois darei o meu parecer.Benfica TV porto TV Sporting TV é ridiculo, porque encher transmissões com tudo do clube so mesmo quem nao tem nada que fazer é que via um canal desses.Eu digo já que nao meto Sporting TV.
Em relação aos segundos lugares, epa prefiro ser 2º do que terceiro ou quarto, nao podendo ser 1º prefiro ser 2º,critica-me se quiseres mas prefiro.E mais mérito dou em ser 2º podendo gastar menos 2xs que o benfica, isso sim chamo de gestão acertada.Menos custos do pessoal , e melhores resultados.

carlos silva disse...

Secalhar o leiria por mais que jogue nunca vai conseguir meter mais de 300 0 pessoas no estádio, porque?

Porque nao tem tantos adeptos.

GIL VICENTE disse...

Belo comentário, caro Jotas.

A mim o que mais me impressionou do destempero recente de Bettencourt foi o dizer que a equipa do SCP (a sua equipa, portanto) estava desde a pré-época com a cabeça "virada" por causa dos êxitos, da euforia e das contratações do Benfica.

Não é apenas uma afirmação descabelada mesmo sendo feita apenas para consumo interno.
É um atestado público de menoridade e até de falta de siso que ele passou à sua equipa e, em especial, a cada um dos jogadores que a integram.
Então os seus jogadores não são pessoas maiores e equilibradas, que pensam por eles e só por eles?
Que maturidade tem uma equipa que se deixa "abater" pelo que vê no vizinho?
Será que Bettencourt estaria a pensar seriamente no que estava a dizer?

Sim, porque, ao contrário do que muitos pensam, ele não atingiu o Benfica nem ninguém do Benfica. Aliás, deu mostras de nem poder!
Ele atingiu só os seus. Atingiu a sua gestão, que não tem soluções nem parece ter abertura para as gerar ou sequer copiar!
Atingiu a sua equipa de futebol com um atestado público de menoridade!

Um desastre completo, mas para o Sporting!
Mas cabe aos sportinguistas e só a eles remediá-lo, se quiserem.

sloml disse...

Confesso que não percebo nada de economia e ainda não percebi tudo o que tem a ver com o fundo de jogadores. Agora, as declarações de JEB, eu percebi muito bem. Foi um discurso encomendado que resultou muito, muito mal. Pelos comentários que li nos jornais online e por amigos sportinguistas, percebi claramente que esse sr ficou muito mal visto depois dessas declarações. Mostrou conformismo com o ficar em 2º lugar, seja por 4 ou 10 anos seguidos, mostra (na sequência do discurso de Soares Franco) que o verdadeiro campeonato do Sporting é ficar à frente do Benfica, e que o grande problema do Sporting esta época tem sido... os bons resultados do Benfica, que afectam psicologicamente a cabeça dos jogadores do Sporting. Deduz-se portanto que naquele balneário só se pensa no Benfica.

pedrove disse...

Xiuuuu, amigo,
não lhes dês ideias, se eles acham que estão bem assim deixai-os continuar, fazem lembrar aquela vizinha que tem uma casa de 3 assoalhadas mas quer ter as mesmas mobílias da vizinha que tem 4, mas como não consegue passa a vida com inveja e a criticar sem olhar bem para a sua casa.
caga neles!!!!
abraços gloriosos

garanhão plus disse...

Um post que retrata fielmente, o que verdadeiramente afecta os lagartos, ou seja, o Benfica, ele é o Benfica isto, o Benfica aquilo e porreiro, continuam na miséria, ainda bem, é assim que eu gosto de os ver.
Depois, é óptimo ainda verificar que alguns sportinguistas acham a gestão acertada, ainda bem, na sua óptica, ela tem resultado, porque ficam à frente do Benfica e isso chega, ou seja, só há crise ou má gestão se ficarem atrás do Benfica, bom, essa é a mentalidade tacanha que devemos respeitar.
Depois de alguns comentários, fiquei realmente convencido que o Sporting é quem mais adeptos trás aos estádios (o meu nariz a crescer), bom, não será assim, pela lógica e pelas proporções é a Naval quem leva mais gente ao estádio, ou então o Leiria.

Unknown disse...

Boas pessoal,
Como já foi referido nalguns posts atrás, a razão desta "crise" sportinguista, e por muito que custe admitir aos seus adeptos, é o BENFICA!
Por isso deixo um exercicio aos seus fervorosos adeptos, de que tamanho seria a "crise" se o Benfica estivesse com os mesmos pontos do sporting e a jogar o futebol do ano passado? O Porto e o Braga podiam ter os mesmos pontos que têm neste momento.

A minha resposta a esta questão é simples: Os adeptos sportinguistas andavam todos satisfeitos, porque na frente iam os amiguinhos do Porto e Braga (não sendo ameaça), e sempre tinham o campeonato da 2ªcircular que tantas alegrias lhes dá. É falta de ambição.

O 2ºLugar é o PRIMEIRO dos ÚLTIMOS!!! É aquele que esteve quase mas não conseguiu... Eu prefiro ser campeão de 4 em 4 anos do que ficar 10 anos consecutivos em 2º...

Abraço

carlos silva disse...

voces só ainda nao perceberam que o segundo lugar para mim é interessante, porque há a hipotese de ir À champions, a champions traz muito dinheiro, e o dinheiro leva À melhoria dum clube que nao consegue gerar tantas receitas como outros , porque nao tem tantos adeptos, e muito menos tao fervorosos.Por isso o segundo lugar é importante, porque da lugar a champions, so com esse dinheiro e nós nao fomos já pagamos o Matias.E o ano passado com o dinheiro da champions ficamos so com metade do orçamento por pagar.eu quero la saber do benfica, e se estao em ultimo ou em primeiro, eu quero é dinheiro para o clube crescer.É POR ISSO que sou socio tenho as quotas em dia e vou a alvalade....O ano passado não via tanta gente a frequentar o teu blog jotas, felizmente o Sportinguista mantém-se sempre fiel nos bons e nos maus momentos...

Jotas disse...

Carlos Silva, isso é mentira, se vires bem e fores consultar os posts do ano passado vias tanta gente como agora, aliás, foi no ano passado que bati o record de comentários num post e logo com a maior variedade de comentadores, uma coisa nada tem a ver com outra, o que se nota sim, é a ausência de pessoas de outras cores clubísticas e que no ano passado, como sabes, vinham cá muitas vezes e só voltarão a aparecer, quando houver uma derrota do Benfica, talvez seja essa a maior diferença que vês.
Justiça te seja feita, tu apareces em todos os momentos, assim como eu escrevo em todos eles e isso é de louvar.
Pausa para a Selecção, a quem vou dedicar em breve um post de forte apoio, pois é nisso que agora nos devemos concentrar.

carlos silva disse...

Desculpa Jorge mas nao vinham tantos benfiquistas ao teu blog.é normal que também venham mais benfiquistas aqui dada a tua cor clubistica...

 
Adaptado por Blogger Benfiquista