sexta-feira, 22 de abril de 2011

UMA QUESTÃO DE CULTURA - Ou da sua ausência

--- Não há que arranjar desculpas, bodes expiatórios ou seja lá o que for, muito menos andar já em pânico, colocando tudo e todos em causa, como é norma em muitos benfiquistas quando as coisas correm mal e eu muito menos coloco sequer em causa a possibilidade de se trocar de treinador, mesmo que considere que este possa ter cometido alguns erros, a verdade que há que ter a humildade de saber reconhecer a evidência e a evidência é que o Porto desta temporada é mais forte e muito melhor que o actual Benfica e isso é uma verdade tão indesmentível, como os resultados entre ambos o demonstram.
      Na verdade, este plantel tem mostrado evidentes desiquílibrios, neste jogo da Taça, por exemplo, as ausências de Salvio e Gaitan, foram duro golpe porque simplesmente não existem alternativas válidas, o que me leva a questionar a razão da contratação de Fernandez.
    Uma equipa que quer ganhar títulos e estar em várias frentes, não pode ter apenas um onze, tem de ter no seu banco jogadores à altura de os substituir e na verdade, o que se viu é que o Benfica não tem alternativas para os flancos e o seu futebol ressentiu-se imenso disso, pois nunca conseguiu acelerar o seu jogo na frente sempre que recuperava a bola, ao invés, no Porto, nunca se notaram as ausências de Belushi e Guarin no meio campo, porque de facto, as alternativas nada lhes ficam a dever em qualidade.
   O que se viu na Luz, foi um Porto cheio de confiança, a respirar saúde por todos os poros e com uma qualidade futebolística de enaltecer, eu sei que existe algum dificuldade em dar mérito ao adversário quer de um lado quer do outro, felizmente, a mim, nada me custa saber reconhecer a superioridade do adversário.
   Desculpar com a arbitragem é injusto, Xistra não esteve bem, mas não foi ele nem de longe nem de perto, o responsável pela superioridade portista, apesar do golo em fora de jogo de Hulk, porque como estava o jogo, era garantido que o golo poderia surgir a qualquer momento, porque o Benfica, pura e simplesmente não saia do seu meio campo e para mais, na minha opinião, o penalti sobre Saviola é forçado.
    Confesso que após a vantagem obtida no Dragão, nunca me passou pela cabeça perder esta eliminatória, mas quem joga com receio do adversário, preocupado apenas em não sofrer golos, sem sequer conseguir assustar o adversário, não merece mais do que aquilo que lhe aconteceu.
   Para mim, mais decepcionante que o resultado, foi a ausência de ambição, de raça e de querer, ou seja, uma questão de cultura no clube que não parece existir, há um conformismo latente, ao invés, no adversário, existe um cultura, que goste-se ou não, é uma imagem de marca, existe exigência, ambição e cultura de vitória e um inconformismo atroz perante a derrota, há mesmo uma cultura de guerra perante o adversário, o que se vê no Porto e não se vê no Benfica, é que os jogadores que ainda esta época ali chegaram, parece que nasceram no clube, tal a raiva, empatia com os adeptos, a mentalidade guerreira que ali impera e lhes é imposta, algo a que no Benfica antes se chamava de mística.
     Contudo, isto é já passado, há um futuro pela frente, há ainda coisas para ganhar, a começar já neste Sábado, não pela importância da prova em questão, que é para mim uma prova menor, mas pela necessidade de se moralizar as tropas, o fundamental agora é vencer e essa é a única palavra que tem de ser incutida aos jogadores, VENCER, seja contra quem for a Liga Europa, sob pena de termos uma época do quase e bastante decepcionante.
   Mais do que bater nos jogadores e principalmente num treinador que me devolveu a ilusão e que continuo a apreciar, é hora de focalizar todas as atenções na Europa e vencer, vencendo na Europa, teremos por certo uma época positiva, mas perdendo, há que manter a estrutura e principalmente o treinador, o Benfica, a qualquer adversidade, não pode continuar a dar tiros no pé, tem de dar continuidade no futebol, porque só com um trabalho longo e sem grandes revoluções, se pode recuperar a tal mística, caso contrário, continuaremos a dar 2 passos atrás, por cada passo á frente.

9 comentários:

Manuel disse...

O POrto que se viu na Luz cheio de confiança foi só na 2ª parte, quando o Xistra e ajudantes começaram a inclinar o campo de uma maneira escandalosa e tiveram acção determinante na partida. O 2º golo que foi determinante foi um off-side escandaloso. E jogámos sem 3 jogadores fundamentais, Ruben, Gaitan e Salvio.

71460_5/8 disse...

ausência de uma cultura de corrupção? ainda bem!

Jotas disse...

Caros Manuel e Tiago, reduzir o que se passou neste jogo ao Xistra é na minha opinião esconder uma evidência e reduzir os nossos problemas a isso, até porque na minha opinião não temos razões de queixa neste jogo, ou melhor, temos tantas como eles.
Que me desculpe quem discorda, mas eles foram e são esta época melhores, independentemente de todas as outras questões.

Manuel disse...

Jotas, discordo. Vê bem o jogo, se puderes. Os jogos ganham-se nos detalhes.

71460_5/8 disse...

como o Manuel disse e bem os jogos grandes e entre equipas de valor equiparado ganham-se nos detalhes!

mas não é só este jogo que tem de ser contabilizado. porque a confiança que os jogadores do Porto demonstram não foi adquirida apenas agora! foi adquirida ao longo de uma época em que mesmo quando estavam mal, ou quando cometiam erros, havia sempre um árbitro que não via ou que imagina qualquer coisa que resolvesse o jogo!

ainda no jogo anterior o Porto ganha ao Sporting com erros absurdos. assim e mais uma vez chegaram a um jogo decisivo com a moral no máximo...

PS: espero que os benfiquistas resistam a tentativa de adulterar a verdade e permitir que destruam o que foi construido. o que eles querem é que o Benfica tenha de recomeçar do zero...

ad.eternum SLB disse...

http://adeternumslb1904.blogspot.com/2011/04/benfiquistasuni-vos.html

Saudações Benfiquistas

Orgullo Benfiquista disse...

Buenas, enhorabuena por el blog, me gustaría intercambiar enlaces contigo y que nos sigamos mutuamente.
Un enorme saludo desde http://orgullobenfiquista.blogspot.com/
Oi, parabéns pelo blog, gostaria de trocar links com você e nós seguimos uns aos outros.
Uma grande saudação de http://orgullobenfiquista.blogspot.com/

Anónimo disse...

VOTA NO BENFICA NA LIGA EUROPA EM:

http://www.montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

Filipe Silva Nunes disse...

Amigo Jotas, blog remodelado: www.slblg.blogspot.com

Saudações Benfiquistas !!!

 
Adaptado por Blogger Benfiquista