sexta-feira, 1 de abril de 2011

JORNADA DE CLÁSSICO - Uma mera questão de honra.

--- Vem aí mais um clássico, um Benfica - Porto é e será sempre um jogo muito apetecível, com os adeptos a viverem-no com uma ansiedade e tremenda intensidade, ainda para mais, quando a rivalidade que deveria existir e se saúda, lamentavlmente extravasou para episódios que em nada dignificam o futebol.
    Para o Porto, este jogo é de grande importância, obviamente, a possibilidade de ser campeão no estádio do seu maior rival, é por si só um factor extra de motivação, não se pode negar que seria ouro sobre azul, em tudo semehante ao que aconteceu na época passada em que o Benfica esteve na mesma siuação, resta ver se esse factor será positivo ou negativo, porque por vezes, o nervosismo inerente à responsabilidade do jogo, pode ser uma pressão extra, com reflexos no rendimento dos atletas que condiciona a sua prestação individual e colectiva, foi o que aconteceu na época passada ao Benfica no Dragão.
   Já para o Benfica, este jogo não será mais que uma questão de honra, dito assim parece pouco, mas não é, impedir o rival de ser campeão no seu estádio e ganhar esse jogo, tem tremenda importância para a maioria dos adeptos e é uma grande responsabilidade a equipa responder aos seus anseios, não só impedindo a festa a quem tem sido constante na arruaça e provocação, adiando-a por uma ou duas semanas, mas essencialmente porque há um recorde a defender, o Benfica é até aos dias de hoje, o único clube que foi campeão invicto e a importância desse registo, deve ser o maior factor motivacional dos jogadores e eu estou certo, que se tudo decorrer com a normalidade que deve haver num jogo de futebol, se a equipa não conseguir vencer, não será certamente por falta de empenho.
   Um clássico é sempre um jogo em que os adeptos querem ver a sua equipa vencer, esse é o sal, mas repito como noutros posts, mais importante para mim é o jogo da Taça de Portugal, pelo simples facto de que o Benfica pode vencer essa prova ao contrário da Liga.
   Isso no entanto não me tira a vontade de ver o Benfica vencer no Domingo, pelos factores já descritos e por mais um, o facto de eu detestar ver o Benfica perder.
   A pausa para os jogos da selecção, teve o condão que acalmar as hostes e de por uns tempos haver tréguas no clima de guerrilha instalado, lamentavelmente só até ontem, acabaram os jogos da selecção e começaram os comunicados portistas provocatórios e com a recorrente teoria de vitimização de um clube que é o principal responsável por sucessivos campeonatos sem verdade e com constantes violações das mais elementares regras do desporto e da verdade desportiva, alguém que tem no seu currículo, corrupção na arbitragem, acusar outro clube de estar acima da lei, é não só uma tremenda imoralidade, como também o assumir que esse facto consta na sua noçao de legalidade, o que classifica bem a forma de estar e a postura da estrutura dirigente do Porto no futebol.
   Curiosamente, causa especial repúdio à direcção portista, o facto de os seus adeptos serem impedidos de entrar na Luz, com adereços alusivos ao seu clube, confesso que a mim também, acho que não deve ser assim, acho que todos nós temos o direito de ir a qualquer estádio e poder torcer livremente pelos nossos clubes, só que, estranho, que o Porto emita um comunicado a denunciar esta situação, quando é recorrente nisso cada vez que os adeptos do Benfica vão ao Dragão, a isso, só posso chamar de teoria de vitimização e de mais uma vez o Porto gostar que não lhe façam a eles o que eles fazem aos outros.
    Deixo ainda aqui um forte apelo aos adeptos do Benfica, para antes e durante o jogo, se limitarem a puxar pela nossa equipa até ao fim, se preciso lembrando ao Porto o que de melhor sabem fazer no futebol, gritando bem alto "Corruptos, Corruptos", sem em momento algum arremessar objectos para o relvado, assim ganharemos nós e ganhará o futebol e desse modo não faremos a vontade à direcção do Porto, é que nós vamos mostrar que estamos no estádio para ver futebol, enquanto eles estão no estádio para jogar golfe.
   Que seja uma grande festa de futebol, um grande jogo e claro, com o meu forte desejo de que ganhe o Benfica.

3 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Mais uma Ode à arte de bem escrever.
Escreves de uma forma tão profunda e clara que não nos deixas qualquer hipótese de acrescentar algo a não ser a palavra: BRAVO

BFS amigo Jotas

Carlos Alberto disse...

Não gostam da Lei à moda de Lisboa (justa e universal) porque estão habituados à Lei à moda de Gondomar (corrupta e injusta).

Quanto ao resto do texto: 5 stars!

Tomás Pizarro disse...

Pessoal, no próximo jogo SLB - fcp vamos gritar do princípio ao fim Corruptos. Espalhem a palavra e que chegue aos NN, DV e Grupo Manks, eles ao começarem, toda a gente os acompanha. Eles viam 65.000 a gritar CORRUPTOS e os responsáveis pelo desporto veriam que nem todos são cegos e que pode ser um fenómeno tipo Geração à rasca. Facebook e todos os canais possíveis!!! Também com cartazes a dizer o mesmo, como aqui também deram a ideia, seria fabuloso.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista