sábado, 18 de setembro de 2010

UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA - Obviamente não é em Portugal.

--- Ontem, fiquei agradavelmente surpreendido com a justiça belga, a qual puniu 114 adeptos do Anderlecht a 610 meses de interdição de assistir a jogos de futebol, na sequência dos incidentes com simpatizantes do Athletic Bilbau, refere hoje a imprensa local.
   Imaginem, que um tribunal em Portugal teria essa coragem, o que é por si só uma utopia, lá viriam os profetas do costume a defender os energúmenos, dizendo que a pena era excessiva, um atentado à liberdade e mais um enorme rol de disparates, igual ao que estamos habituados sempre que neste país a um cheiro de justiça aplicada, em que rapidamente se transforma réus em inocentes e se enxovalha, maltrata quem teve a coragem de aplicar a lei, punindo severamente os prevaricadores, até ao seu linchamento público, ainda não há muito tempo tivemos um exemplo na justiça desportiva em Portugal.
    Pois bem, a Bélgica não é Portugal e por muito menos do que aquilo que muitos adeptos dos nossos clubes fizeram, a punição foi exemplar, um motivo que deveria no mínimo ser de reflexão, para que os actos cobardes e selvagens de muitos marginais que se dizem adeptos do futebol, fossem de uma vez por todas senão banidos, combatidos.
   Se perante actos gravosos que todas as épocas sucedem nos estádios e imediações, se calhar essa escumalha já tinha sido corrida e amanhã, no grande derby, poderíamos tranquilamente e em família ir ao futebol.
   Espero que amanhã na Luz, além de tudo haja civismo de todos os que se desloquem ao estádio, que o derby seja uma verdadeira festa e não um local de arrufo perpetuado por um bando de marginais que por norma se refugiam no seio das claques e se houver comportamentos violentos, olhem para a Bélgica e sigam o seu exemplo.
  Isso é sonhar não é? Isto é Portugal certo? E todos sabemos a noção de justiça deste país, que quem faz e aplica a legislação e a opinião de alguns fazedores de opinião, por isso, tudo isto em Portugal não será mais que uma utopia, assim como um processo como o apito dourado na Bélgica colocaria tudo atrás das grades, essa é a diferença.

10 comentários:

71460_5/8 disse...

Neste momento só os criminosos é que têm liberdade em Portugal! Eles fazem tudo o que querem e raramente são punidos. E isto é o que dizem ser uma democracia?

GIL VICENTE disse...

Em Portugal, caro Jotas, a justiça é dos porcos. E não me quero referir apenas à desportiva. Esta é, naturalmente, a da trapaça.Trapaça no julgamento, trapaça na cobertura.
Mas está bem acolitada por magistrados judiciais (juízes, procuradores do MP, polícias - todas - chefes das polícias, etc, etc.
Em 1974, com a revolução dos cravos, deu-se a democracia. Poucos anos depois, essa democracia veio permitir a constituição de estruturas à margem, fora e acima da lei, sendo uma das mais tenebrosas a que se implantou neste pobre futebol.
Abraço

Nuno Silva disse...

ultimamente tenho levado com comentários benfiquistas dizendo que nunca perceberia o que é ser benfiquista, falam do equipamento como "o manto sagrado", os atletas como Deuses... revelam-se incapazes de criticar seja o que for aos actuais, mas sempre transitórios, protagonistas do clube! E não entendem que o clube não são esses protagonistas... o clube é o movimento adepto, a massa humana que preenche as bancadas e os sofás ou cafés!!!

Dizem-se mesmo mais ou melhores benfiquistas do que aqueles que ousam ter opinião e criticam um jogador ou dirigente...

.. não consigo compreender!

Em conferência de imprensa o comandante da PSP disse com todas a letras... futebol é futebol, e nada mais que isso.... quem quiser fazer do futebol algo mais que desporto e pertença social deve ser punido, penalizado e excluido das imediações dos estádios.

O futebol nunca deve ser fundamentalista ou extremista... critico tudo e todos os que vivam no futebol para alimentar violencia!

Anónimo disse...

Enquanto em Portugal se viver de cunhas, tachos, compadrio e mais de tudo o que se sabe, nunca conseguiremos ter justiça...Dizem que ela é cega, eu acho que só é cega para quem quer!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/09/uniao-das-tropas.html

Bimbosfera disse...

Grande artigo, caro Jotas, grande artigo.
Concordo integralmente com o mesmo e com os comentários, mesmo ali do adepto mais «azul»...
Futebol é, tão só, futebol.
Apesar de concordar com os comentários, como disse, incluíndo o do adepto azul, o mesmo reconhecerá, por certo, que o futebol, em Portugal, não é só futebol. Não digo que noutros países não seja igual, ou até pior, mas o exemplo desta justiça, da aplicação desta justiça, na Bélgica, é caso único, e que por cá, por corrupção ou violência, o caso seja o que o Jotas retrata no artigo... Corrupção não se distingue entre «tentada» (??) e «aplicada». Quem «tenta» recorrer desse subterfúgio não «tenta» apenas conseguir os seus intentos, está, já, a corromper.
Quem ameaça «bater», por muito agressiva que seja a mensagem, e indesculpável, mesmo não estando a bater, está a ser agressivo, violento.
Ou seja, por cá, por casos destes, que em 30 anos têm sido camuflados, inclusivamente a elementos da comunicação social, e bem feito, admito, para não andarem sempre de conluio com o mesmo, têm sido lavados, branqueados, por «fazedores» de opinião na praça pública, conforme retratado no artigo.
Ou queremos que isto mude, ou queremos que tudo fique igual... São posições que temos que tomar. O amigo diz que a sua é contra esta onda de violência retratada no artigo... Acredito! Se votar (caso vote), votará novamente Pinto da Costa? Se disser sim, como é óbvio, não é condizente com a posição que diz tomar... Posições...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Bimbosfera disse...

Só para acompanhar os comentários, que me esqueci de activar à primeira...
Fui!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Manuel Oliveira disse...

Jotas, é realmente uma tristeza o que assistimos neste nosso pobre futebol.
Não há coragem para punir porque os que têm essa missão estão de mãos atadas por quem os lá colocou.

Abraço.

Maria João disse...

Agora sim, é sempre a somar !!!

Beijinhos ;)

Anónimo disse...

Maria João disse...

Agora sim, é sempre a somar !!!

------------

Ò Maria João, andas a sonhar ou quê?

Andas a somar o quê, alguns cêntimos que vais juntando para dares à máfia que está instalada neste futebol português?

Abre os olhos Maria, que isto está tudo pela hora da morte.

Olha para todos os comentários ditos aqui e vê se entras na realidade da vida.

Faz reset.

troza disse...

Jotas, nem mais. Ir à bola sem medo de encontrar adversários passados da cabeça ou adpetos da mesma equipa que nós que só provocam situações desagradáveis seria muito bom.

E mais do que passar multas aos clubes, era penalizar quem faz a porcaria, porque já se viu que as multas não dão em nada

 
Adaptado por Blogger Benfiquista