quinta-feira, 17 de junho de 2010

MUNDIAL 2010 - Muito mau futebol

--- Não tem sido fértil em bom futebol este mundial na África do Sul, que para além do barulho ensurdecedor das insuportáveis Vuvuzelas, que nada de belo trazem ao futebol e já deveriam ter sido banidas dos estádios, tem sido palco de jogos muito pobres, sem chama, com um futebol demasiado cauteloso em que o medo de perder tem sido a regra., exceptuando deste lote a Alemanha, que foi a meu ver a única equipa que mostrou futebol de campeão.
     Após esta 1ª jornada, marcada por algumas surpresas, em que a Espanha foi a maior delas, pese embora ter atacado muito, mas sempre sem grande qualidade, mas na minha opinião houve mais decepções, mesmo ganhando o Brasil esteve longe de convencer, a Itália parece-me sem qualidade de candidata, embora dos italianos nunca tal se possa afirmar com clareza, já a França, sempre a ter em conta, não constituiu para mim grande surpresa, pois apesar dos grandes jogadores que tem, consegue ter um seleccionador pior que Carlos Queiroz.
   Por falar em Queiroz, no caso de Portugal, para mim nem foi o resultado que me decepcionou, foi a paupérrima exibição e a falta de atitude de alguns jogadores com Deco à cabeça, pois para criticar é preciso mostrar e Deco não correu, não jogou e pior de tudo, não se esforçou e com esta atitude devia ser banido do onze nacional.
   Portugal  mostrou ser a mais banal equipa portuguesa dos últimos 15 anos, sem fio de jogo, perdida no campo, lenta, previsível e sem capacidade individual e colectiva para resolver os problemas que o nosso adversário, que tem muito valor diga-se, nos causou.
  Mas, o que a mim me assusta e que faz com que não augure nada de bom, é ver que o grupo está partido, ou seja, não existe espírito de grupo, porque claramente os jogadores não estão em comunhão com o treinador e mais grave, não acreditam nele e esse é para mim o ponto chave de uma campanha que temo seja das piores de sempre, sinceramente, espero estar enganado.
   Mas, num campeonato do mundo tudo muda muito rápido, aliás, na maioria dos casos,  os campeões do mundo são os que menos jogam nas fases de grupo, como tal e com a 2ª jornada a ter começado apenas ontem,  temos ainda muito futebol pela frente e espera-se agora de melhor qualidade, pois com um jogo já feito, as equipas têm de procurar objectivos, daí, em muitos casos, a defesa não ser a melhor solução.

4 comentários:

Apanhados disse...

Caro Jota,

O espírito de grupo (ou a falta dele) ficou bem patente quando tocou o Hino Nacional...

Apenas Eduardo me surpreendeu.

Ronaldo calado e cabisbaixo. A concentração não justifica tudo.


Aqui fica um exemplo de garra, entrega e o amor à camisola:

http://www.youtube.com/watch?v=Oi0l3bx3gOc


Abraço!

Éter disse...

O futebol do Mundial parece ainda pior depois desta época de Benfica.

troza disse...

Jotas, eu hoje vou por pontos pois concordo com algumas coisas e não concordo com outras:

1 - As vuvuzelas são irritantes mas não deviam ser banidas. Faz parte da cultura do país onde se joga o mundial. E se permitem cânticos onde se dizem palavrões e tal, acho que umas vuvuzelas não fazem mal a ninguém, principalmente se podemos tirar o som da tv;

2 - Na primeira jornada não destaco apenas a Alemanha mas também a Argentina, a Holanda e, pela qualidade do jogo em relação à expectativa, México e África do Sul. Mas principalmente o México. E hoje eu achava que podia ganhar à França e ganhou e a Argentina já se apurou.

3 - O que desilude mesmo na selecção é a atitude em campo. É que se fossem como o Benfica (a perder 3-0 no campo do Liverpool não pararam de correr e procurar o golo... a perder em Braga deram tudo para chegar ao golo...), a gente ficava triste mas era porque os outros tinham sido melhores que o nosso melhor. Mas enfim... foi simplesmente triste e aos 12 minutos de jogo via-se que a selecção não era capaz de fazer nada com a bola a não ser trocá-la na defesa ou então ser o Ronaldo a pegar nela e a fazer um golo do outro mundo (coisa que não aconteceu).

4 - Por fim, é bem feito para os portugueses (não todos, mas a maioria): durante anos choveram críticas ao Scolari quando ele foi um grande seleccionador! Não colocou a equipa a jogar um futebol espectacular, por vezes podíamos ter feito melhores jogos mas o grupo era unido, o povo levava a selecção a um outro nível e os jogadores davam tudo... enfim, é triste quando isso agora não se verifica.

Veremos o resto do mundial e logo se vê... mas se jogarmos como no primeiro jogo, não somos apurado.

Trapalhadas disse...

Somos a melhor ekipa da peninsula...temos 1ponto e espanha nao tem nenhum:P

ahahahahahahahah

 
Adaptado por Blogger Benfiquista