quarta-feira, 9 de junho de 2010

PRÉ-ÉPOCA - A acção dos grandes no mercado.

--- Não, não estou ainda de férias, apenas estou a escrever menos, muito menos, porque sinto falta do sal, ou seja do jogo jogado e na sua ausência, a verdade é que há muito menos assuntos que me cativem a escrever.
   No entanto, julgo ser altura de falar sobre o mercado de transferências nesta pré-época em tempo de mundial e a verdade é que o mercado parece estar moribundo, pese embora o rol infinito de nomes que diariamente saem nos jornais.
   Vou apenas fazer uma breve análise à movimentação dos 3 grandes da nossa praça, começando pelo campeão nacional, Benfica, que na minha opinião tem a vantagem de ter finalmente um projecto e uma política de continuidade.
   Julgo que nesta pré-temporada, o Benfica está naturalmente expectante, não avançando para muitas novidades, sem antes e bem, saber que jogadores irá ou não vender, é que tem-se falado muito de saídas, mas efectivamente ainda ninguém saiu.
   Di Maria, é na minha opinião a única certeza em matéria de saídas, pois pela sua inegável qualidade e com uma montra de um campeonato do mundo, onde muito certamente se irá valorizar, não vejo forma de o Benfica impedir a sua saída e julgo que só após esse momento, será contratado um substituto, pois não creio que Gaitan e Jara sejam opções para a mesma posição.
   O Benfica já tem 3 novos atletas para a próxima temporada, além dos argentinos atrás falados, há que juntar Fábio Faria, daí, sem vendas, não haver necessidade de muitas mexidas num plantel de muita qualidade.
  Julgo que se não sair ninguém deste plantel, o que acho improvável, apenas serão contratados um guarda-redes e um lateral esquerdo, de facto as maiores lacunas desta equipa, pese embora o enorme talento de Fábio Coentrão. Fala-se ainda de Roberto ex- At. Madrid, como o substituto de Quim, não sei, não conheço as suas qualidades, apenas sei que é grande.
  Neste momento, para o Benfica, julgo ser mais imperioso arranjar colocação a alguns jogadores, como Balboa, Zoro, Jorge Ribeiro e Luis Filipe, estes a título definitivo e Filipe Menezes, Miguel Vítor e Nelson Oliveira, estes com imperiosa necessidade de rodar, por forma a ganharem mais tarimba para voltarem ao Benfica, um pouco à semelhança de Urreta, que julgo desta vez ficará no plantel, pois é um jovem com potencialidades incríveis e em quem deposito muitas esperanças.
  Quanto ao Porto, a sua acção está também condicionada por futuras vendas, sem a receita da Champions, os portistas não têm a mesma capacidade para atacar o mercado, com o handicap de não poderem cometer as mesmas gaffes graves da temporada passada, em que dos mais de 25 milhões investidos, pouco se aproveitou.
  Com a novidade Vilas Boas ao leme, este plantel do Porto, apresenta um tremenda falta de alternativas ao onze em quase todas as zonas do terreno, que certamente o novo treinador quer ver corrigidas e por falar em treinador, parece haver a ilusão de estar ali um novo Mourinho, o que sinceramente me parece um absurdo, não só porque a sua qualidade me parece estar a léguas do que mostrou inicialmente Mourinho, pois o seu trabalho na Académica foi pouco mais que normal, estando mesmo 8 jogos sem vencer, mas também porque a clonagem ainda não existe e não é por se trabalhar com determinada pessoa que se é igual a elas, contudo, parece-me ser essencialmente um grande observador, que sabe analisar e moldar a sua equipa em função dos adversários, mas, no Porto é preciso aliar isso às vitórias.
  Este Porto no seu meio - campo, não tem substitutos à altura de Meireles e principalmente de Fernando, na defesa, impera a débil qualidade dos seus centrais, excepção feita a Bruno Alves e no ataque Falcão não tem alternativa, facto esse que vai certamente obrigar o Porto a atacar o mercado, de modo a recuperar o terreno que perdeu para o Benfica e desta vez não pode falhar.
  Já o Sporting parece-me claramente incapaz, ou seja, não tem uma política desportiva nem capacidade negocial e por muito que se mude o rosto do futebol, sem dinheiro não há vícios e chega a ser confrangedora a total incapacidade do Sporting se mover no mercado.
   A pouco mais de 10 dias de dar início aos trabalhos e sabendo-se que o seu plantel precisa claramente de melhorias, tal a distância que apresenta para os seus rivais, a verdade é que nem um milhão parece capaz de dar para fazer regressar Hugo Viana e as quase contratações que diariamente saem nos jornais, por mais baratas que sejam, esbarram sempre na desconfiança das garantias bancárias apresentadas pelo clube, pelo que os negócios abortam sistematicamente, sinceramente, parece-me demasiado preocupante para os adeptos leoninos e que o fosse poderá ser muito maior na próxima época.
   Julgo que todos já perceberam que o Sporting só irá efectivamente contratar um jogador, quando efectuar dinheiro em alguma venda, mas o que me parece é que há poucos interessados em comprar no Sporting e que os seus activos estão demasiado desvalorizados.
    Agora é tempo de união nacional, é tempo de Portugal e aqui falarei dessa prova pela qual anseio, pois para quem como eu gosta de futebol, não pode deixar de concordar, que o Campeonato do Mundo é o auge.
  E por falar em Mundial e na nossa selecção, não posso deixar de lamentar a saída de cena de Nani por lesão, julgo que é uma baixa importantíssima, até porque me parecia ser dos jogadores em melhor forma, a ele uma palavra de conforto e de esperança, pois com a sua qualidade, ainda vai disputar muitos mundiais.
  Para o seu lugar irá Ruben Amorim, um jogador que em minha opinião nada tem a ver com Nani, que devia ter feito parte dos 23 iniciais, mas que dada a incapacidade que Miguel e Paulo Ferreira vão mostrando na ala direita portuguesa, julgo que será aí que Ruben pode colmatar uma evidente lacuna desta selecção.
     Para terminar, deixo neste espaço o meu desafio a todos aqueles que me visitam, que apostem no futuro campeão do mundo, no inquérito criado na parte lateral.

12 comentários:

sloml disse...

Jotas, acredito sinceramente, com tudo o que está a acontecer nos 3 grandes, que o Benfica este ano conseguirá o bi-campeonato. Sinceramente.

PS: Campeão do mundo? Maradona, pois claro!

JVG disse...

Caro Jotas.
Aquele primeiro grupo de 4, era incluí-los num pacote promocional e fazer um preço jeitoso pelo lote.
Sempre gostava de saber o que é que viram neles para os ir buscar. Então o Balboa, só me apetecia era dar-lhe estalos quando o via jogar. A ele e ao Luís Filipe. o Zoro, só tem é força. Para a construção civil, se calhar dava resultado. O Jorge Ribeiro coitado, não evoluiu mais.
Quanto ao guarda-redes, já comentei tudo o que tinha que comentar. A única coisa que digo é que se lembrem do grande guarda-redes que foi o Michelle Preud'home,que saíu do Benfica sem ser campeão. No entanto, chegou a ser considerado o melhor guarda-redes do mundo.
Saudações.

Manuel Oliveira disse...

Boas amigo Jotas. Benvindo à postagem!
Concordo contigo plenamente e vou votar.
Vou comentar/analisar os Grupos B e G do Mundial para o Blog Zona Desportiva a convite.
Já votei na tua sondagem!
Abraço.

Bimbosfera disse...

Boas! Espero que Di Maria não saia. O Benfica faz bem em impor as cláusulas, pois terá um grande trunfo negocial no futuro, e o mesmo poderá passar de Rei de Trunfo para Bisca/Manilha de Trunfo se fizermos uma boa Champions, sim, porque depois os Oliveirinhas vão mesmo ter que abrir os cordões à bolsa, pois se o pessoal migrar da Zon/SportTV para a Meo, quase de graça, comparando, para verem a Benfica TV e os jogos do Benfica, a Zon faz para cima de 700 Milhões por ano, na SportTV, creio, segundo li de fonte segura, 10% desse valor ir parar aos cofres do Benfica, ou mesmo 5%, comparado com os míseros 10 Milhões que recebemos agora, vão dar para limparmos o passivo num ápice e tornar o clube um dos melhores do mundo a breve prazo em todos os sentidos. Daí que se segurarem este ano, o mais difícil de todos para mim, os jogadores mais preciosos do plantel, depois será difícil, e basta ver a facilidade com que trocavam o Benfica pelo Porto alguns tristes, só porque jogavam na Champions, e se formos regularmente o melhor clube de Portugal, eles só mesmo à má fila, com o Papa cada vez mais velho, é que nos vão conseguir infligir grandes males...
Por isso, creio que vamos no bom, no belíssimo caminho, e lamento que não se segure cá todos deste ano. Assim, conforme está, sem mais mexidas, sem mais entradas, sem mais saídas... Já vieram 3, já estava óptimo se não saísse ninguém, que tal? Ficamos assim?

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

troza disse...

Concordo com o que dizes em relação ao Benfica e ao Sporting.

O Benfica, mantendo a maior parte dos jogadores (se Di Maria sair pelos 40 milhões ou por 30 milhões mais um jogador de elevado valor que o Real Madrid não queira mas que seja bom não faz mal nenhum... o Fábio Coentrão pode bem jogar na esquerda, temos ainda o Urreta...), só lhe resta fazer uma coisa: voltar a ser a melhor equipa em campo quase sempre.

Notei que este ano o Benfica conseguiu os piores resultados quase sempre em campos onde não jogámos em casa (pelo menos na tv, pareciam os campos onde as equipas da casa ainda tinham uma boa respresentação de adeptos): Braga, Sporting, Olhanense e Porto. Excepções: Marítimo em casa e Setúbal fora. Assim, o melhor futebol praticado é sinónimo de onda vermelha o que, por sua vez, é sinónimo de vantagem no 12º jogador quase sempre. Isto é importante até porque atrapalha adversários, galvaniza a nossa equipa e até faz os arbitros pensarem duas vezes antes de nos roubar.

Quanto ao Sporting... se jogarem muito melhor podem incomodar mas acho que continuam sem equipa para concorrer ao título. Mas atenção... se eles negociarem bem, podem acabar por vender o Veloso por um bom dinheiro (dependendo também do mundial que ele fizer). Podem perder um dos seus melhores jogadores, mas ficam com hipoteses de melhorar a sua equipa. É uma incognita... mas vamos ver. Já agora, mais uma vez o Sporting ficou a arder por causa... do Futebol Corrupto do Porto. Queriam o Villas Boas... :P

Quanto ao Porto... atenção! O plantel não é assim tão mau e o investimento de tantos anos ainda vai dar em alguma coisa. Jogadores de algum valor como Ukra podem voltar a zero e equilibrar o plantel. Além disso, há que ver alguns fortes aliados que eles têm: Setúbal, Académica, arbitros... e talvez o presidente da liga. O Benfica tem melhor plantel, joga melhor... mas tem de mostrar isso em campo.

Quanto ao Braga... não sei, mas acho que não voltam a fazer tão boa época e, este ano, são capazes de oferecer o jogo em casa ao Porto, à semelhança do que fizeram o ano passado no dragão. Mas estão lá, acho eu, para enterrar de vez o Sporting. Vamos a ver se conseguem.

Quanto ao mundial... Acho que vai ganhar o Brasil. É a única selecção a ganhar fora do seu continente... Votei na argentina porque não acredito muito em Portugal e é a segunda selecção pela qual eu estou a torcer (a primeira é obviamente Portugal) só para ver o que o Maradona diz. lol

Trapalhadas disse...

Boas...

Ainda bem k ja estas de volta...:P
O Roberto e grande...adorei...tem de ser grande para guarda redes...apesar de andar por ai deles k nao sao muito grandes e tb sao muito bons...

Ja agora...ja votei...para mim Aposto na Inglaterra...tem e sempre teve uma muito boa akipa e desta x tem um bom treinador.

abraco

GIL VICENTE disse...

Caro Jotas

Os afazeres são assim. Eu trabalho muito mais depois de estar reformado do que antes. E antes já trabalhava muito. Há menos tempo disponível ainda.

Bem, quanto às danças das transferências, o que eu gosto é de ver e comparar os vários meios de comunicação, a boatada, as incongruências entre uns e outros, cada qual dizendo o que lhe apetece.
Conseguem acertar depois de os clubes, em especial o Benfica, comunicarem a CMVM.
Eu divirto-me e até gosto de comentar a feira da ladra que eles conseguem fazer com os boatos que propagam em catadupa.

Um grande abraço

Mário Alexandre Oliveira disse...

O FC Porto cometeu um grande erro em dispensar o prof.Jesualdo. O Sporting por seu lado não consegue avançar. Estão prestes a iniciar a temporada e nem contratam, nem vendem.
O Benfica, pela organização que tem demonstrado, vai novamente vencer o campeonato nacional. Tenho poucas dúvidas em relação a isso.

Cumprimentos,
Mário A. Oliveira

http://conspiracoesetal.blogspot.com/

VHugo disse...

Caro Jotas, precisava de falar contigo, assuntos sobre blogues...podes enviar-me um mail com o teu msn?

tens o meu mail no meu blogue.

Obrigado

troza disse...

Já agora, o Benfica tem de voltar a saber estar calado... O presidente e o treinador têm falado demais, na minha opinião...

águia_livre disse...

Caro Jotas

Na minha opinião o Di Maria já está vendido ao Real Madrid.
Roberto é uma incógnita mas penso que vai ser muito útil à equipa.
Quim vai sair. Quem não se recorda do Quim após defender uma grande penalidade, salvo erro, contra os lagartos, ter com o dedo em riste mandado calar os sócios e adeptos do Benfica. Nesse momento assinou a sua saida. Foi um acto imperdoável.
Zoro, Luis Filipe, Jorge Ribeiro, poderiam ser emprestados aos lagartos. Faziamos um grande favor a um clube que me parece moribundo e ainda ficávamos bem vistos, lol
O Porto se ficar duas épocas sem ir à Champions vira um Vitória de Setúbal e pouco mais. Aguardem.
AQcredito que vamos ganhar o Bi-Campeonato.
Não me passa pela cabeça outra situação

Cumpts e bom fds, caro Jotas

Bimbosfera disse...

Boas. É curioso ver, não muito tempo depois, como as coisas já estão diferentes em relação ao que foi dito mais acima, na altura do post e dos comentários... Ainda alguém vota na Inglaterra? Eehehhe!!! Ou Portugal, já agora! Ehehhehe!!!
O Quim já foi, Di Maria também... Que fiquemos por aqui!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

 

SEMPRE BENFICA

Loading...
Adaptado por Blogger Benfiquista