segunda-feira, 30 de abril de 2012

PENSAR NO FUTURO - Há que planear bem a próxima temporada.

   Apesar de ainda faltarem 2 jornadas para o terminus deste campeonato e o objectivo importante de segurar o acesso directo à Liga dos Campeões por assegurar, embora praticamente garantido, ao Benfica é imperioso começar a preparar desde já o futuro e o futuro é a época 2012/13.
   Será de extrema importância na minha opinião, manter a mesma equipa técnica, sou avesso a mudanças só porque sim, como tal, o clube deve ter em mente a criação de um plantel equilibrado, com todas as posições bem preenchidas e todo definido quando se iniciarem os trabalhos.
    Desde logo o Benfica tem uma vantagem da qual deve tirar partido, é o facto de todos quase a totalidade do plantel se poder apresentar a tempo e horas, pois apesar de ser um ano de Europeu, o Benfica praticamente não vai ter atletas nessa competição, o que pode constituir uma vantagem, a qual deve ser aproveitada.
   Todos sabemos, que o Benfica, à semelhança de qualquer outro grande de Portugal, no fim de cada época, tem de vender 1 ou 2 dos seus principais jogadores, como forma de gerar mais valias e de equilibrar economicamente o clube, pelo que o investimento depois feito em novos jogadores, deve ser bem calculado e com pouca margem de erro, sempre achei que mais vale comprar um pouco mais caro e em qualidade, do que quantidade a preços mais baixos e atendendo ao plantel actual, julgo que o Benfica deve investir nas posições menos apetrechadas, tais como a lateral esquerda e um substituto à direita para Maxi Pereira e suprir com o máximo de qualidade possível possíveis saídas.
    Uma das carências que esta equipa sempre me pareceu ter, é a de alguma falta de velocidade nas alas, factor esse, atendendo ao futebol preferido da equipa, a prejudica nas transições ofensivas, as quais não saem com a rapidez que normalmente o treinador do Benfica gosta, logo, julgo que o Benfica, ao contratar extremos (uma vez que parece evidente a saída de Gaitan), deve tentar aliar um jogador de boa qualidade técnica e com criatividade, à velocidade, factor esse que no futebol moderno, é causador de muitos desiquílibrios.
   O que o clube não pode, é cair na tentação por nada ter ganho, de fazer mais uma revolução no plantel, há que comprar pouco e bem, há que preencher apenas as lacunas e cobrir as saídas, se assim for, julgo que o caminho para o sucesso fica mais perto.
    Ao Presidente, na minha opinião, após uma época que não foi de sucesso, embora com uma boa performance europeia, cabe-lhe a tarefa de criar uma forte cultura de exigência, ao mesmo tempo que deve transmitir ao grupo de trabalho ligado ao futebol, uma palavra de confiança, fazendo-lhes ver que acredita neles e que quer ganhar com eles, adoptando uma política de continuidade, não só transmite que acredita no que está a fazer, como também que está com o grupo em todos os momentos, porque mais que os adeptos, é nos maus momentos que se vê quem está à frente do clube, a sua capacidade e a sua coragem.
    Quanto aos adeptos e deixando de lado aqueles meninos manipulados por alguém que agora têm como passatempo fazer esperas e ser ordinário, produzindo ofensas gratuitas que em nada ajudam a resolver os problemas do Benfica, julgo que devem mostrar que estão com o grupo, que acreditam nele e que na próxima temporada, tudo farão com o seu apoio, para criar condições para que a equipa volte a ser campeã nacional e sinceramente, desde que o campeão se venha a decidir apenas e só dentro do relvado, acredito que com uma época bem planeada, continuando com a base do actual plantel, que o Benfica pode perfeitamente voltar a ganhar.
     Eu estou com a equipa e estou com toda a estrutura, até porque não consigo, nem percebo como alguns conseguem pedir cabeças, sem sequer haver notícia que se vão ter alternativas, sendo assim, como posso eu querer a demissão de um Presidente se nem sequer sei se ele vai ter concorrência? Sem sequer conhecer qualquer alternativa, correndo o risco de um qualquer para quedista assumir os destinos do clube? Pois bem, sobre a continuidade de Luís Filipe Vieira e desta direcção não me vou pronunciar, porque não caio na patetice de fazer campanha por fantasmas, no fundo é o que se está a passar com algumas pessoas, as quais, sem saberem se vai haver alternativa ou qual a alternativa, ou então sabendo e estando a ser por elas manipulados, andam constantemente a exigir a saída do Presidente, de facto, faz-me alguma confusão, mas eles lá têm a mania que sabem e que são uns enormes entendidos em matéria de gestão de um clube.

9 comentários:

Luis Miguel Inês disse...

Parece-me na minha opinião um desejo perfeitamente lógico, o conteúdo desta mensagem transmitida por um grande Benfiquista, esperemos que na próxima época tenhamos sorte e acima de tudo prevaleça a verdade desportiva sem acontecimentos de coisas estranhas.Viva o Benfica

F.L. disse...

Ou seja, não mexer em nada para ficar tudo na mesma. "...desde que o campeão se venha a decidir apenas e só dentro do relvado...". Então porquê? o que é que vai mudar??? Fia-te na virgem.

Jotas disse...

Caro F:L: responde-me, queres o Vieira fora e nem alternativa conheces, então pergunto, votas em quem em Outubro? Já sabes em quem votar? Eu não, porque não conheço alternativas.

troza disse...

O Benfica tem de fazer 30 jogos perfeitos. Para mim, só reforçando-se com Olegários e tal é que vai conseguir, mas pronto...

Há é que começar a definir uma base para o futuro: preferência para o campeonato e a taça e a passagem dos grupos na liga dos campeões (no mínimo para a liga europa).

Minha Chama disse...

Caro Jotas, falas com lógica e isso é importante!

Mas 3 anos a cometer os mesmos erros?

É necessário ouvir o presidente e já!

Está na altura de falar sr. presidente!

Já!

http://aminhachama.blogspot.pt/2012/04/pronto-nao-foi-nenhuma-supresa-o-que.html

Carlos Alberto disse...

Eu acho que está na hora do Vieira ir embora... pelo próprio pé, com dignidade e, acho que é isso que vai acontecer!

Scalper disse...

Caro Jotas,

Estou em acordo consigo no que respeita à preparação da equipa para a próxima época. Há q manter a mm equipa ( vender 1 ou 2), apostar nos jovens e comprar um jogador com provas dadas.

No que concerne à direcção, deixe-me que lhe diga, mas 12 anos é um período longo para se apresentar algo. 2 Campeonatos?! Aumento do passivo devido ao credito bancário? Claro que fez algo de bom, ate muitos dizem, fez muita coisa boa. Ate pode ser, mas a pouca coisa ma que fez ultrapassa a muita coisa boa de Vieira. Nos queremos titulos, nao peanuts de museus e afins.

Não ha alternativa a Vieira?! com mais de 200.000 socios nao haverá um mais competente do que ele?!! para ja, devia estar nos estatutos que ninguém se podia candidatar a presidente do Benfica quem tivesse sido sócio de um outro clube rival/inimigo.

Relativo a Jesus, a substituição dele ao intervalo diz tudo. deu-nos um campeonato e pos a equipa a jogar bem. Aceito, mas nao chega. Os honorários que ele ganha, deviam ser muito mais eficiente do que o é.

Eu nao acredito que o Jotas consiga passar mais um ano igual a estes dois. Iríamos todos parar a departamentos de foro psiquiátrico ou mesmo em departamentos de cardiologia.

Contudo, gosto de ler as suas crónicas

Scalper

Juris disse...

Oh Jotas!.. eu avisei, nem com 10 de avanço lá foram.

E o culpado é o incorruptível PINTO DA COSTA, não é?.

RUI RODRIGUES disse...

vim aqui parar por causa de um comentario do Jotas no "eterno benfica" porque que pareceu o mais racional e ponderado de todos...

sou do norte, vivo a meia hora da cidade do porto, vivi até aos 22 anos na invicta...sim ali bem perto da Ribeira...meu deus, como foi dificil e continua a ser ve-los festejarem tantas vezes...mesmo com o vitor pereira como treinardor...bem vamos ao que interessa:

-temos melhor equipa, temos melhor treinador, temos melhor futebol...porque nao somos campeoes?

isto para dizer o quê? o velhote que vem hoje noticiado nos media, numa coisa tem razao:
o benfica acha que é grande só porque o é, e nao precisa vencer para o ser...mas precisa!

falta cultura vencedora no clube, nao sei se o problema é o vieira se é o jesus ou a equipa...ou se calhar é de todos! até de nós adeptos!
após os primeiros desaires o presidente desce ao balneario...mas acontece que depois teve que la voltar...e os desaires mesmo assim continuam...mas entao que raio de casa é esta onde nao ha liderança?!
o presidente nao passa a mensagem? o treinador nao a faz sentir ao jogadores? os jogadores ignoraram-na? meus amigos, algo vai mal!

 
Adaptado por Blogger Benfiquista