quinta-feira, 1 de março de 2012

PARA SER CAMPEÃO - Não basta ao Benfica ser melhor.

   Tenho referido pelas mais diversas ocasiões, que o Benfica, para ser campeão, não lhe basta ser melhor que os seus adversários, tem de ser muito melhor, julgo que isso é do senso comum, mesmo que os adeptos de outros clubes tenham a tentação de o negar, no seu íntimo, sabem que esta frase tem um pingo de verdade.
    O exemplo mais recente foi o do Guimarães, em que no jogo com o Benfica corriam que nem doidos, demonstrando uma frescura e disponibilidade física notáveis e em Braga, estranhamente, mal conseguiam correr, ou seja, o jogo do ano para a maioria dos adversários, é claramente o jogo contra o Benfica e as razões são várias e algumas das quais óbvias.
    Apesar de em muitos casos, as receitas dos jogos contra o Benfica serem o balão de oxigénio para as suas finanças, muitos deles, dispensam-lhe um tratamento guerreiro, roçando em alguns casos uma confrontação, com uma postura de dirigentes e adeptos que vai para além do limite do razoável e do desporto, talvez porque falhe no Benfica alguma política de comunicação, bem como pelo facto da exposição mediática desses jogos ser quando comparada com os seus rivais, muito mais intensa, o que por si só galvaniza muito mais os seus adversários, no fundo é o preço a pagar pelo mediatismo que se dá ao clube.
    No entanto, parece-me a mim, que tanto o Benfica como o Sporting, dormem autênticamente na formatura em comparação com o Porto, continuando de costas voltadas, enquanto vêem a equipa nortenha semear parcerias, colocar estrategicamente quer a Norte quer a Sul, jogadores e treinadores em clubes da 1ª liga, colocando mesmo alguns numa clara dependência, facto esse que lhe facilita e muito a vida no campeonato nacional, onde nem sempre precisa de atingir a mesma bitola exibicional que os seus rivais para conquistar títulos.
   Já nem vou aqui falar nas conhecidas questões relacionadas com tráfico de influências e casos de corrupção em relação às arbitragens, isso é chover no molhado, os episódios já são sobejamente conhecidos e cada um que tire as suas conclusões, porque se as evidências falam por si, julgo que depois de se saber o que se soube, ninguém com um pingo de testa pode negar esses factos.
    O problema agora reside essencialmente noutro aspecto, em que nada de ilegal o impede de fazer, mas que moralmente desvirtua muitas vezes a verdade desportiva, mas mérito lhes seja reconhecido, o Porto, em termos estratégicos, está muito à frente dos seus mais directos rivais, coloca treinadores em certos clubes, treinadores por si formados e impulsionados na carreira, com certos clubes como a Académica, Braga e Olhanense, a serem os principais denominadores comuns, enquanto Benfica e Sporting olham serenamente para estes factos evidentes, há jogos, em que os clubes estão sobre tão grande dependência em matéria e empréstimos e treinadores, que são obrigados a vergarem-se nas mais diversas matérias, incluindo a eleição dos centros de poder.
    É notório o crescimento e a facilidade de acesso ainda que sem quaisquer provas dadas de treinadores conotados com o Porto, que ingressam em clubes da 1ª liga e aposto que o próximo que já está a ser preparado é Paulinho Santos e para o ano ou daqui a 2 anos lembrem-se disto, já os treinadores que são por norma conotados com os outros grandes, tem claramente os seus caminhos vetados e não se conseguem impor, julgo que isso é uma evidência e não se trata de casos de maior ou menor competência.
   Perante aquilo que é o futebol português, o Benfica não lhe basta ser melhor, tem de facto de fazer uma grande temporada se quiser ganhar títulos e é por isso que se tornava imperioso não desperdiçar tamanha vantagem pontual como desperdiçou em 2 jornadas e mesmo o Sporting, se quiser voltar a ser campeão nacional, os seus dirigentes têm rapidamente de perceber estes factos e verem de onde vem o real perigo e quem de facto os tem sistematicamente prejudicado, caso contrário penarão ainda mais e por muito mais anos que o Benfica.
    Esta é uma realidade evidente e basta perceber que nenhum outro clube português, com um treinador como Vítor Pereira, conseguiria neste momento estar a discutir o título, a verdade é que ele está e uma das principais razões, é que alguns clubes que defrontam o Porto, não o fazem com a mesma capacidade e disponibilidade que o fazem contra outros candidatos ao título, tornando assim o seu caminho mais fácil e menos penoso.
   Por tudo isto, é depois muito mais fácil conseguir impor uma mentalidade ganhadora, com níveis de confiança elevados que são repostos com muito maior facilidade.
    Tudo isto não invalida outro facto, atendendo aquilo que tem sido esta Liga, o Benfica, caso não consiga ser campeão nacional esta época, deve-o essencialmente a si, quem ganha certa vantagem pontual num campeonato desvirtuado como o nosso, não pode depois, em jogos que podem decidir títulos falhar, portanto, amanhã, quando entrar em campo, o Benfica tem de ser mentalmente muito mais forte que noutros jogos e tem de mostrar enorme vontade de ser campeão, porque os seus adeptos e a dimensão do clube merecem, mesmo que tenha um Pedro Proença pela frente, aquele árbitro que dizem ser benfiquista, mas com o qual, estranhamente ou talvez não, o Benfica nunca venceu qualquer derbie ou clássico, um mau prenúncio para o jogo de amanhã, mas uma nomeação esperada e ao nível das dos últimos jogos, o que espero e confio é que amanhã, essa tradição seja quebrada e o Benfica vença, se o fizer, estou certo que com o apoio dos seus adeptos irá embalar para o título e para já não quero colocar outro cenário.
   

14 comentários:

troza disse...

Excelente post!

Mas o Benfica desperdiçou a vantagem com um livre inventado para o Guimarães e com dois penalties. Vamos ver o que acontece amanhã mas creio que no fim das contas o Benfica, se não fossem os erros dos arbitros, teria ganho os 7 pontos que eu acho seriam essenciais.

Também já disse... o Sporting começou mal por causa dos arbitros e, mesmo com a ajuda que teve depois (muitas expulsões não justificadas), nunca se recupera um mau início daqueles. O balanço não é zero como pode parecer aqui e ainda negativo para o Sporting.

Dito isto... tenho esperança na vitória do Benfica mas não acredito. Porque sabemos que o Hulk cai na área sozinho e vai ser penalty... a não ser que aquilo tudo que se passou há uns anos não tenha sido apenas uma paixoneta do Proença pelo Lisandro.

Manuel Oliveira disse...

Tens toda a razão, para sermos campeões temos de ser muito superiores.
Quanto aos empréstimos de jogadores e treinadores, eu creio que o Benfica abriu os olhos e beneficiando da crise pode igualar ou superar o clube corrupto.
Já temos o R.Amorim em Braga, já temos o D.Simão em Coimbra e o U.Leiria já inverteu a marcha, tendo 4/5 jogadores do Benfica.
Falta resolver a questão dos treinadores.

Abraço.

Anónimo disse...

também eu espero que a tradição de amanhã seja quebrada. No entanto, este campeonato é essencial para o Benfica e para as suas aspirações na hegemonia do futebol português.

Perante a noticia meio escondida nos meios de comunicações,ficamos a saber que a máquina de fazer dinheiro azul e branca apresentou um défice de oito milhões e mais alguns trocos no primeiro semestre! Se o Benfica perder este campeonato - se o porto vencer este campeonato, não é pelo seu mérito, é sim por demérito do Benfica - o Porto ganha um novo balão de oxigénio e tem tudo para manter a sua estratégia no futebol português.

Se o benfica ganhar este campeonato, esta será a primeira machadada no esquema dos azuis e brancos e pode simbolizar o inicio do fim daquele clube e do seu ciclo no futebol português.

Só depende do Benfica ter a força e a garra de campeão... ou decidir desistir mais uma vez dos seus objectivos e conquistar o seu lugar por mérito próprio!

http://rebeldemenino.blogspot.com/

Luis Garcia disse...

Caro Jotas, concordo na totalidade com o que escreveu. Devido aos tentáculos do polvo azul, (jogos de bastidores, tráfico de influências na liga e na federação, treinadores com chancela "porto", jogadores cedidos a outros clubes, dominio sobre a comunicação social e afins...), o Benfica terá sempre de jogar a um nivel muito superior que os seus adversários para superar os variadissimos obstáculos que vão aparecendo no decorrer da época.

Costumo dizer no meu circulo de amigos que o campeonato português é constituido por duas equipas: O Benfica e o anti-Benfica. Só que o anti-Benfica tem 15 filiais espalhadas pelo país que vão mudando consoante as épocas futebolisticas. E que o nosso Benfica quando é campeão, tem o mérito de ter sido superior ao anti-Benfica, que se revela uma tarefa bastante árdua. Agora, nos jogos e nas danças das cadeiras do poder, o Benfica está em franca desvantagem.

Nessas conversas também costumo propor um pequeno exercicio de memória. Imaginemos que em Lisboa só existe o Benfica e que no Porto, para além daquele clube que joga contra o Benfca na sexta, existia um outro clube nessa cidade que tivesse uma boa fatia de adeptos e que também tivesse algum protagonismo. Quem seria o grande dominador do futebol em Portugal? Havia alguma dúvida que o Benfica seria ainda mais popular e mais incontestável? Simples, não...?


Saudações Benfiquistas


Luis Garcia

Carlos Alberto disse...

Boa noite amigo Jotas

Se quiseres ganhar algum dinheiro com publicidade no blogue esta é uma boa solução, melhor que a adsens da Google.

Aspire Global

Abraço

Juris disse...

Ai é verdade, só com catorze..não vão lá... ai não..não.

Mesmo, com a engrenagem "oliada" para o jogo à saída do avião, em prol da gloriosa verdade desportiva..

Vai ser cá um esguicho....mesmo com esta seca.

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Para ser campeão não basta ser melhor... toda a razão Jotas!! Bem sabemos que muitas vezes os títulos decidem-se fora das 4 linhas!!

Esperemos que o Proença não invente e que o Benfica faça uma grande jogatana!!

Glorioso Abraço!!

carlos disse...

Nessa capa há um penalty clarissimo sobre o lucho que ele nao marcou, só para haver mais verdade nesta historia

Minha Chama disse...

Jotas, partilha o modo como visualizas as coisas.

Mais um excelente comentário

Deixo parte do meu comentário:

...O Benfica venceu o único confronto o ano passado pq o treinador perdeu os tiques de vedeta e armou a equipa à Eriksson: Peixoto = Paulo Madeira... Lembram-se...


http://aminhachama.blogspot.com/2012/03/este-jogo-batalha-de-logo.html


De muitos, Um

Jotas disse...

Carlos, tenho pena é de vocês lagartos continuarem a ser enrabados, mas sempre a aplaudir.

carlos disse...

Só estava a referir uma coisa que aconteceu porque sou justo e isento

Juris disse...

A CORRUÇÃO ASSOLA o el país falido

Muita acidez.. e tudo aponta para a tal de mijojona amarelina patricionadora.

Corroi..corroi...corroi..

curru..curru..curru...curru..

E zás catrapaz foram novamente enrrabados e pelos vistos pelo prodígio nº one da claque..

hihihihihihihihihihihihihihihih

Juris disse...

Este Magalhães é que sabe...

Mesmo dentro das quatro linhas.

Queres quê?..Ó Magalhães!.. para o

ano há mais.... AZIA..AZIA.. muita muita.....

O REGIME GOSTA.... de aziosos..

Minha Chama disse...

Já há boas notícias dos lados do Benfica.

Ide ver por aí ou aqui:

http://aminhachama.blogspot.com/2012/03/hoje-temos-uma-final.html

 
Adaptado por Blogger Benfiquista