quinta-feira, 29 de março de 2012

DO JOGO DO CHELSEA - À questão dos árbitros.

    Confesso que tinha muita esperança neste jogo dos 1/4 de final da Liga dos Campeões frente ao Chelsea, estava convicto que iria ser um jogo muito táctico, em que as equipas correriam poucos riscos e de facto foi isso que aconteceu, sendo o resultado uma desilusão, embora julgue que sem ser brilhante, longe disso, o Benfica merecia mais do que aquilo que o jogo lhe deu.
    Numa 1ª parte sem grandes momentos de emoção, em que as ocasiões de golo ou mesmo os lances de perigo em ambas as áreas escassearam, o nulo registado espelhava o que se havia passado no relvado.
    Na 2ª parte, o Benfica entrou mais forte no jogo, o domínio pertencia-lhe e as oportunidades de golo também, desde um cabeceamento à queima - roupa de Jardel para uma boa defesa de Chec, até uma bola que seguia o caminho da baliza após remate de Cardozo que David Luiz desvia, de tudo valeu para que a bola não entrasse e exceptuando um lance de Mata isolado que falha e o golo, não me lembro de mais nenhuma oportunidade do Chelsea, mas a verdade é que marcou e ganhou.
    Como sabem não sou pessoa de alinhavar cerradas críticas a treinadores, certamente quando mexem na equipa têm uma ideia precisa do que pretendem, certamente têm bem mais conhecimento do jogo, das suas vicissitudes e dos seus jogadores do que qualquer um de nós, mas neste jogo em concreto julgo que as alterações introduzidas pelo treinador do Benfica além de não resultarem, mataram o domínio que o Benfica tinha do jogo.
  Por ser já demasiado falado, não vou aqui alimentar ainda mais a questão Emerson, uma insistência triste, ao nível da de Roberto na época passada, com as consequências bem conhecidas, apesar da sua muito má qualidade, julgo que o resultado deste jogo não passou por aí, passou essencialmente por na melhor altura do Benfica na partida, em que começava a encostar o Chelsea às cordas, com as oportunidades de golo a surgirem a um ritmo ainda não visto no jogo, as substituições operadas, com a entradas de Matic e Rodrigo, para os lugares de Bruno César e Aimar, aliadas à mudança táctica de encostar Witsel na ala direita, fizeram com que o Benfica voltasse a perder o meio campo e com isso o domínio do jogo.
   Sinceramente, custou-me perceber, que estando Aimar castigado para a Liga, as razões da sua poupança, custou-me perceber que estando Bruno César na sua melhor fase no jogo, fosse ele o sacríficado e custou-me perceber qual a utilidade de Witsel no lado direito com Matic quase a par de Javi, gerando aí um enorme fosso entre o meio campo e o ataque que os londrinos souberam imenso explorar.
     Julgo que Jorge Jesus deve ter percebido que foi ele quem perdeu este jogo, mas é justo reconhecer que também é ele que muitas vezes os ganha, embora seja também uma evidência e algo de difícil compreensão, porque raio no último terço de cada época, o Benfica parece perder força e fulgor, algo que deveria ser explicado.
    O Benfica perdeu, por muita culpa própria é certo, mas também por lhe ter sido sonegada uma grande penalidade evidente, nas barbas de um senhor árbitro de baliza, que sinceramente, não se percebe o que andam eles ali a fazer se nada decidem, contudo, julgo que o Benfica ainda terá uma palavra a dizer na eliminatória, porque este Chelsea não me parece superior ao Benfica, mas uma coisa é ir a Londres em vantagem, outra a perder, mas mantenho esta ideia, aconteça o que acontecer, o Benfica já fez uma bela campanha na Liga dos Campeões, tomara eu que todas elas atingissem esta performance.
   Por falar em árbitros, parece que estes senhores que tanto gostam de ser protagonistas e figuras públicas, se sentem agora ofendidos na sua honra e dignidade, o que estranho, porque para eu me sentir ofendido na minha honra e dignidade, antes de mais tenho de a ter, a verdade é que esses senhores se a têm, tudo fazem para nós acreditar-mos que honra e dignidade são palavras que não fazem parte do seu vocabulário.
    Ameaçam esses senhores boicotar a jornada 26 caso as críticas continuem, pois bem, eu, enquanto adepto de um futebol sério e de verdade, lanço aqui um apelo convicto para que esses senhores boicotem todos os jogos até ao fim da temporada, se o fizerem, certamente estarão a contribuir para um futebol mais limpo, mais sério e com maior verdade desportiva, porque eu não acredito neles, não acredito que errem sem querer, tal a grosseria dos seus erros semana após semana, desvirtuando a verdade da classificação de forma grave e quanto a mim propositada.
    Portanto, o que esses senhores pedem é: "Deixem-nos continuar a decidir campeonatos sossegados, já não se pode desvirtuar uma competição em paz?"
   Eu acredito firmemente que os nossos árbitros no geral são muito bons, pois eles mostram que sabem muito bem aquilo que fazem em campo, sabem muito bem o que fazer e mais grave ainda, sabem muito bem a quem devem agradar, por isso senhores árbitros, não se mostrem madalenas ofendidas, sejam antes sérios e pactuem com a verdade se querem ser respeitados, porque nós amantes do futebol, estamos fartos do vosso protagonismo, fartos de vos ver a construir resultados, se querem ser respeitados, virem as costas a quem corrompe e a quem usa o tráfico de influências como modo de estar no desporto, só assim podem exigir respeito, porque quando se exige respeito devemos dar-nos a ele e vocês árbitros não se dão ao respeito.
   

8 comentários:

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Grande Jotas, o meu aplauso!!! Subscrevo na íntegra!

Gloriosas Saudações!!

Manuel Oliveira disse...

Quanto ao jogo com o Chelsea foi de facto uma pena.
O penálti não assinalado podia ter mudado o jogo, até porque estava 0-0.
Quanto aos árbitros, concordo plenamente com o que dizes e também já o manifestei no meu Blog.
Vamos ver o que acontece este fim de semana com as arbitragens para ver se se querem redimir ou continuar a palhaçada!

Abraço.

troza disse...

Excelente post.

Só que até na Europa têm dificuldade em apitar bem para nós... foram várias mãos que o arbitro não assinalou, uma delas, penalty claro. A outra só apanhei a repetição e nem sei onde foi... só sei que foi depois da mão do Tery... é verdade que o jogador do Chelsea tinha o braço junto ao corpo mas ele fez um movimento para dar a trajectória que queria depois de tocar no braço... ora, intensionalidade é coisa que não faltou.

Quanto aqui a Portugal... o castigo do Aimar é incrivelmente absurdo... A expulsão pode aceitar-se (apesar do Bruno Alves só ter visto um vermelho em toda a sua carreira em portugal e com a intensão de agressão clara nas suas acções...) mesmo ficando a dúvida da intensionalidade mas 2 jogos por um gajo que vê o primeiro vermelho directo em toda a sua carreira? O primeiro jogador este ano que apanha dois jogos sem ser reincidente? Houve gajos que agrediram e só apanharam um jogo?

Portanto... os arbitros que façam greve. Que só se saiba quem é o arbitro quando este entrar para o campo e que seja estrangeiro é o que todo o adepto de futebol gostaria.

Minha Chama disse...

Correcto Jotas, a tua análise e a minha coincidem. Mas confesso que já perdi a paciência com JJ.
São erros de avaliação a mais nesta época.

Já nos custou uma derrota na luz com os frutas directamente.

enfim...

Mais uma bicada em:

http://aminhachama.blogspot.pt/2012/03/treta-do-salazar.html

Divulguem e participem.

carlos disse...

http://www.record.xl.pt/multimedia/record_tv/interior.aspx?content_id=749150

Sugeria assistirem a este vídeo do Júlio Machado Vaz, cada vez admiro mais este benfiquista, e digo-o sem ironia nenhuma, acho o melhor paineleiro de todos os programas, e o mais honesto e realista e menos faccioso de todos

Nuno Silva disse...

Esta semana viu-se um grande jogo SLB X BRaga ...

quero reforçar algumas ideias...

o Benfica tem claramente o melhor ataque da liga

o Benfica não sabe, não treina, o controlo ritmico e gestão do jogo

o Braga é claramente a equipa da Liga com mais equilibrio entre os sectores e qualidade global de processos em todas as fases do jogo.

O jogo de ontem provou isto claramente... o SLB vence por mérito das suas individualidades, mas o Braga merecia vencer o jogo pelo equilibrio, qualidade de processos e dinâmicas.

O Lima sofre um toque de JAvi que daria o 1 a 0 ao Braga.. nãofoi assinalado

O penalti do SLB aceita-se, com a mesma lógica do tal do Lima

O Maxi , mais uma vez, não devia ter acabado o jogo

JJ... vai mostrando que sabe bem aquilo que sabe... mas não sabe mais nada. Não sabe intervir no jogo, não sabe treinar o controlo e gestão do jogo... por isso e só por isso não vai ser campeão!

Futebol não pode ser, em competições longas de regularidade, uma procura constante pela velocidade vertiginosa, pela nota artística, pelas goleadas... tem que se saber dosear a pausa, o descanso com bola, a gestão da bola, a gestão e desgaste do adversário... o Porto tem feito a espaços o inverso, os atletas desligam da ficha!

Repito que o melhor ataque do campeonato é o do SLB, mas não chega... chegaram ao fim do jogo desfeitos! não se vão aguentar até ao final do campeonato a um nível satisfatório.

Jotas disse...

Nuno, só te esqueceste de mencionar a não expulsão do Douglão ainda com 0a 0 e antes do pseudo penalti do Javi e digo pseudo, porque em Portugal, um lance normal em basket onde nem sequer pode haver contacto,é logo considerado penalti, ou seja, os adeptos vão na onda jornaleira e comentadeira e defendem um jogo sem contacto, só mesmo cá no burgo, olhem para Espanha e principalmente Inglaterra e digam se o lance do Javo nesses países ofereceria qualquer discussão.
A do Maxi é mais uma teoria, o homem mesmo quando não faz faltas durante o jogo deve ser expulso, enfim, o que mais se pode dizer, quando há uma arbitragem com isenção, a falta de hábito é tanta que se acha que o Benfica é benificiado.

Nuno Silva disse...

""" quero reforçar algumas ideias...

o Benfica tem claramente o melhor ataque da liga

o Benfica não sabe, não treina, o controlo ritmico e gestão do jogo

o Braga é claramente a equipa da Liga com mais equilibrio entre os sectores e qualidade global de processos em todas as fases do jogo.

O jogo de ontem provou isto claramente... o SLB vence por mérito das suas individualidades, mas o Braga merecia vencer o jogo pelo equilibrio, qualidade de processos e dinâmicas. """

""" JJ... vai mostrando que sabe bem aquilo que sabe... mas não sabe mais nada. Não sabe intervir no jogo, não sabe treinar o controlo e gestão do jogo... por isso e só por isso não vai ser campeão!

Futebol não pode ser, em competições longas de regularidade, uma procura constante pela velocidade vertiginosa, pela nota artística, pelas goleadas... tem que se saber dosear a pausa, o descanso com bola, a gestão da bola, a gestão e desgaste do adversário... o Porto tem feito a espaços o inverso, os atletas desligam da ficha!

Repito que o melhor ataque do campeonato é o do SLB, mas não chega... chegaram ao fim do jogo desfeitos! não se vão aguentar até ao final do campeonato a um nível satisfatório. """

não tenho mais nada a colocar para analisar o Benfica que perdeu hoje em Alvalade.

Livraram-se de ser goleados... o Jesus não tem mãos para conduzir o Ferrari vermelho... tem que, deve saír!

Parece-me que se vai continuar a limpar estas situações com a desculpa da arbitragem... como Portista fico satisfeito! Penso que há penalti sobre o Gaitan, que o penalti do SCP é bem marcado, que Garay fas um 2º penalti e que não há mais casos do jogo... reitero que os jogadores não facilitam em nada o trabalho do arbitro.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista