sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

TAÇA DA LIGA - jornada de decisões.

   Pausa no campeonato e a Taça da Liga de volta, na jornada de todas as decisões quanto aos semi-finalistas.
   Começando pelos jogos de Sábado, o Braga está muito bem lançado rumo à meia final, mesmo perdendo, pode ser apurado, fruto das performance alcançada nas 2 primeiras jornadas, respondendo de forma positiva ao facto de ter em teoria o grupo mais acessível, com apenas 1 equipa da 1ª liga e as restantes da Liga Orangina.
   Dependente de si, mas jogando noutro campo, está a equipa do Sporting, a quem pode não bastar vencer o Gil - Vicente, uma vez que o Rio-Ave, se vencer pela mesma diferença que o Sporting, passa na frente.
   O jogo em Alvalade não se afigura fácil, a equipa gilista está moralizada e encontra o seu adversário talvez no pior momento da temporada.
    O Gil sabe que o empate, caso o Rio-Ave perca, será suficiente para passar às meias finais, este grupo, é o que tem mais equipas com possibilidades de se apurar, sendo notório um tremendo equilíbrio.
    Domingo joga o Benfica, no fundo a equipa que realmente me interessa, 2 vitórias em outros tantos jogos, só serão suficientes caso consiga pelo menos 1 ponto contra um Marítimo, que esta temporada se tem exibido a um nível fantástico, destacando-se o excelente trabalho não só de Pedro Martins, mas também da direcção maritimista, cuja equipa foi a única que não deixou cair por terra as equipas B, tirando enorme proveito disso na equipa principal.
   Sendo o vencedor das 3 últimas edições, naturalmente a ambição do Benfica será a de reconquistar o Troféu, as coisas jogam a seu favor porque o possível caminho até à final decide-se sempre na Luz, com todas as vantagens daí resultantes.
    Não se antevendo facilidades no jogo de Domingo, o favoritismo recaí por força da sua história e do seu momento no Benfica, pelo que a responsabilidade maior do jogo é sua, algo a que a equipa está claramente habituada, para vencer, a atitude tem de ser séria, assente num futebol criativo, mesmo com alguma previsível rotação no onze que vai subir ao relvado.
  No outro grupo, que casa com o do Benfica, o Porto tem tudo a seu favor, joga em casa, com novos reforços e de valor acrescido, antevendo-se como forte a possibilidade de um Benfica - Porto nas meias finais, o que a acontecer fará com que em menos de 15 dias, tenhamos 2 fantásticos clássicos na Luz, desejando-se que sejam um exemplo em termos de rivalidade e apenas isso, sem ódios exacerbados que nunca se justificam.
    Seria bom e gostaria que não fosse pedir de mais, até tendo na mente os recentes acontecimentos no Egipto, poder dar uma bela imagem em como a rivalidade pode ser bonita, sem que se veja nos adversários inimigos, esse é o meu desejo, porque de facto, nada justifica certos tipos de atitude, protagonizada por alguns energúmenos, que julgando-se uns mauzões, acabam por mostrar como são burros, ao não perceberem que no fundo não passam de um bando de marionetas controladas e manipuladas por alguma classe dirigente sem o mínimo de escrúpulos.
    Sabendo-se que nesta fase da época, em que o tempo das grandes decisões em termos de campeonato se aproxima e obviamente com a prioridade absoluta dos clubes, julgo que a bem da competitividade e no sentido de se valorizar e tentar dignificar mais uma prova do nosso calendário, seria importante que tenhamos bons jogos, com mais público e que os clubes justifiquem a criação da Taça da Liga, lamento apenas, que esta, ao contrário do apregoado quando foi criada, seja moldada para os grandes, em vez de favorecer os mais pequenos.
     Convém perceber que esta prova é ainda uma criança e que urge melhorá-la de modo a que os clubes e seus adeptos lhe possam dar mais valor, para tal, julgo que uma medida se impõe, fazer com que a conquista desta prova, dê acesso à Liga Europa, nem que seja via play-off, se assim for, certamente o seu interesse irá crescer em catadupa e deixará de ser olhada como uma prova menor, mas que contudo e como é óbvio, qualquer clube que se preze quer vencer.

4 comentários:

Carlos Alberto disse...

Vamos ter um Braga-Rio Ave e um Benfica-Porto nas meias finais.

Vai ser bom ir à final contra o Ruben Amorim

ad.eternum SLB disse...

Excelente ante-visão.
Oxalá o Glorioso faça um jogo de excelência e passe ás meias.

Bom fim de semana.

Manuel Oliveira disse...

Caro Jotas, concordo contigo. Esta Taça devia ser reformulada de modo a assemelhar-se à Taça de Portugal. E contra o meu clube falo.
Vamos ver como se porta o Sporting pois não tem tarefa fácil frente ao Gil.
Talvez o amigo Carlos tenha razão no palpite.

Abraço.

Ribeiro disse...

Boas.
Sou um dos administrador do blogue, O Lado do Futebol que nunca viram. Um blogue que está de regresso depois de largos meses de paragem.
Existe até uma troca de links entre os nossos blogues, e que desejamos que se mantenha.
Mas vim aqui porque estou à procura de um adepto benfiquista para escrever crónicas semanais sobre o Benfica no meu blogue.
Se me puderem ajudar agradecia. Atenção que o nosso blogue é imparcial, não somos assumidamente de algum clube, mas estamos a preparar um espaço para que um adepto de cada equipa(das principais) faça uma crónica semanal sobre o seu clube. E como é natural o Benfica tem de estar representado.
Quem achar-se com capacidade para tal, diga algo ou então sugira alguém. A ideia é escrever semanalmente (ou se a pessoa quiser, mais regularmente ainda, caso assim entenda) sobre aquilo que bem entender sobre o Benfica. Os jogos, questões tácticas, contratações, etc...
Gostávamos que o administrador deste blogue fosse o representante do Benfica. Esperamos por uma resposta que desejamos ser positiva. Respondam no nosso blogue ou para o mail oladofutebolquenuncaviram1@gmail.com
Abraços.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista