quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

REPUGNA-ME CERTO TIPO DE BENFIQUISMO - Espanta-me a euforia noutras paragens.

    Pior que a derrota averbada em Guimarães, foi para mim constatar a oportunidade para os useiros e vezeiros profetas da desgraça, aproveitarem um jogo menos conseguido para cuspirem o fogo venenoso que os caracteriza.
    Também eu não gostei da forma como a equipa abordou este jogo e da derrota, mas caramba, daí à depressão vai um longo caminho, lamentavelmente, constato que aquilo que se diz de nós benfiquistas é verdade, ou seja, regra geral, felizmente com boas excepções, a fronteira da euforia à depressão é muito ténue e basta percorrer a blogoesfera para rapidamente se concluir tal facto.
    Com 5 pontos de avanço, o Benfica já era o maior, campeão sem dúvidas e outras coisas que tal, relembro que após a derrota do Porto em Barcelos, frisei que se queria entusiasmo nas hostes benfiquistas, mas nunca euforia, por ser inimiga da perfeição, pois agora, por acontecer o que é normal, ou seja uma derrota num campeonato com 30 jornadas, exceptuando 2 campeonatos ao longo da história em que houve campeões invictos, caiu o carmo e trindade e aqui d'el Rei que já não vamos ser campeões, um perfeito disparate.
    Pois eu continuo plenamente crente que o Benfica chegará ao fim da época em 1º lugar, até porque hoje, no dia em que escrevo este post, estamos melhor que qualquer outro adversário, continuamos a depender de nós e não é por perder este jogo que o Benfica deixou de ser até ao momento a equipa que mais e melhor futebol tem apresentado.
   Com sempre quando o Benfica perde, a culpa é para esses catedráticos da táctica, de Jorge Jesus, coitado do homem, está proibido de perder ou de errar, não pode ser humano, infelizmente para ele, nunca tem mérito quando ganha, uma palhaçada e uma injustiça para um grande treinador, que desejo firmemente que continue por muitos e bons anos no Benfica, aconteça o que acontecer esta temporada.
    Afinal de contas, ao fim de 19 jogos, há algum clube que esteja melhor classificado que o Benfica? O Benfica joga sozinho? Os adversários não têm os seus méritos?
   Enfim, entristecem-me certos comentários vindos do próprio universo benfiquista, porque na altura em que mais se devem mostrar com a equipa voltam-lhe as costas, eu prefiro apoiar ainda mais firme a equipa depois de uma derrota, porque é nestas alturas que a equipa precisa, porque quando se ganha é muito fácil estar com a equipa, mas enfim, há cabecinhas que de uma semana para a outra mudam mais depressa de ideias do que de camisola, por aí se pode perceber a sua personalidade e firmeza de ideias.
    Por outro lado, constato que é bom sinal esta depressão ao fim de uma derrota, sinal inequívoco que o nível de exigência voltou a aumentar, ou seja, nos tempos não muito distantes, mas dos quais alguns parecem saudosos, a derrota era assimilada com resignação, agora é uma tragédia, acho que não deve ser nem de uma nem de outra maneira, mas fico feliz pelo patamar de exigência no Benfica ter voltado a ser o que era, é sinal que a equipa voltou a lutar por títulos.
    Noutros clubes, o seu patamar de exigência ficou também muito vincado após este jogo em Guimarães, ou seja, os adeptos de um clube assolado por derrotas, que não joga nada, que luta fervorosamente por um lugar na Europa, os seus adeptos fervilhavam de alegria, lançando foguetes sem parar, mostrando portanto, que estão muito satisfeitos com a campanha do seu clube, descendo o seu nível de exigência a patamares impensáveis no passado, para eles, o Benfica perdendo um jogo é enorme motivo de regozijo, porque o seu clube de vez em quando também ganha.
    No bate boca do trabalho, que sempre existe quando o Benfica perde, limitei-me a dizer-lhes que não perdia tempo a discutir futebol com adeptos de equipas que não lutam pelos mesmos objectivos que o meu, que neste momento, eles devem antes falar com adeptos do Olhanense ou do Gil Vicente, clubes que hoje discutem o mesmo que o seu clube.
   Abro apenas uma excepção para o ping pong, o único desporto onde ainda vão ganhando qualquer coisa e em relação a esses exigentes adeptos ficamos conversados, até porque eu estou em desvantagem em relação a eles, ou seja, o seu hábito de não ganhar é já de tal normalidade, que gozar com eles ou mandar bocas, já não me dá prazer porque seria o mesmo que andar para aqui a brincar com os adeptos do Belenenses, clube que muito prezo.
   Ora como eles estão felizes desde que o Benfica não ganhe, certamente, não lhes interessa pensar, o que acontecerá ao seu clube em falência técnica, caso não consiga chegar a um lugar de acesso à Liga dos Campeões, para eles, comparado com uma derrota do Benfica, isso é um mero "fait-divers."

14 comentários:

GuachosVermelhos disse...

Amigo Jotas,
Há por aí gente que apenas destila ódio!
Achas que esses camelos gostam do Benfica?
Os outros apesar de tristes, não chegam, tão baixo...

Luis Garcia disse...

Ora, estavam todos à espera do dia em que o Benfica perdesse, para finalmente poderem extravar todo o sentimento anti-benfiquista. Absolutamente normal para quem acompanha regularmente o futebol em Portugal. Esquecem-se é que cuspindo para o ar, o mais provável é levarem com ele em cima, mais tarde ou mais cedo.

O que me deixa incrédulo é este histerismo quase generalizado que se apoderou do universo Benfiquista... Acham normal?


Saudações Benfiquistas

Luis Garcia

troza disse...

Eu fui um pouco pessimista no último post e quando a gente sabe o que o outro clube faz mais juntanto o meu pessimismo só podia dar nisso.

Mas tens razão que continuamos à frente. Até porque em 2010 e em 2005 perdemos jogos que nos podiam ter custado o título e fomos campeões na mesma.

Vamos a ver o que o Benfica faz. Eu sou daqueles que só acredita no título quando estiver quase ganho, ou seja: ganhando os próximos dois jogos e manter a diferença de 5 pontos nos dois jogos seguintes (que é um fora e em casa com o Braga, se não me engano)

Carlos Alberto disse...

Eu para a lagartada usei o que escrevi no meu post de ontem.

disse-lhes: "Olhem eu fiquei contente com a Vitória do Guimarães, assim ainda vos passam à frente".

Remédio santo, calaram-se logo!

mrmg disse...

Ora bem, há que o dizer!

O guima ganhou pq marcou uma das duas oportunidades que criou.

O Benfica perdeu pq ninguém conseguiu concretizar uma das quatro oportunidades que criou.

E esta matemática não falha, pois o empate, em termos de estatística poderia ter sido o resultado final... até pq o golo resulta de um livre cuja falta não existiu.

Há erros de casting:

Os laterais estão gastos, um deles tem pouca identidade; dele só sei que começou explosivo e agora só não tem frio.
Rodrigo não estava em condições para joagr
Matic esteve mediano o que levou a que Aimar tivesse de carregar piano.
Cardozo necessita de ser servido, coisa que Nolito e Gaitan não tiveram nem arte nem engenho para fazer.

É nestas ocasiões que questiono o porquê de Nelson Oliveira e Saviola estarem no plantel; o porquê da contratação do Djaló e Capdevilla; o porquê da dispensa do David Simão...

Xistra... deve ter entrado em campo com os ouvidos a ferver, mas teve uma actuação ao nível da arbitragem portuguesa: média com excesso de protagonismo no amarelo...

Bem, penso que terá sido uma derrota de circunstância, coisa que acontece quando as culpas são de quem perde.

De 5 sobram 2... há campeonato.

No entanto, e para ser sincero, espero sempre a quebra do Benfica nesta versão de JJ.
Ele tem um modo de acção que desgasta o plantel por estas alturas.

Há 2 anos, acabámos a época espremidos, no entanto tínhamos o alento de ser 1ºs, e isso catapultou a equipa para o título.
Tínhamos o diabo a solta na esquerda: Coentrão e Di Maria; Na direita o trio Maxi Amorim e Ramirez dava solidez ao conjunto.
Aimar tinha a batuta, Javi o motor e Cardozo e Saviola facturavam.

O ano passado, e com a ajuda dos árbitros, no final do ano o título já estava entregue.
Mas havia a taça de liga; a taça de Portugal e a Copa Europa. Como tivemos Amorim e sálvio lesionados + Gaitan sem grande rendimento + Saviola e Cardozo de pólvora seca + sem opções para Maxi, Coentrão, Javi + um Keeper sem grande qualidade: Ganhámos a taça da liga totalmente esticados no tapete. Fomos derrotados em Braga

Este ano... há mais bacKUp, no entanto padecemos de um treinador que expreme bem o que tem de bom. E isso é mto mau quando há uma quebra de resultados

Assim vai ser difícil, nunca impossível

Anónimo disse...

É só interesses dessa gente. Esperam a derrota com mais ânsia que um lagarto ou um corrupto.
A conversa não passa do mesmo de sempre e só cai quem quer. Fico muito contente é de ver nos comentários a esses posts só gente a explicar-lhes o quanto são mentirosos e manipuladores. São desmascarados muito facilmente, pois intuito deles não é defender o Benfica, mas sim promover o descontentamento para colocarem no poleiro um VA ou semelhante.
São um bando de calões à espera do subsídio ao fim do mês e nada mais.

Tomás Pizarro

Viriato de Viseu disse...

O Benfica este ano está com uma senhora equipa que chegou a fazer sonhar os adeptos por um campeonato sem derrotas, até porque daqui para a frente a única saida com algum grau de dificuldade será a Alvalixo contra os bota-foguenses.
Nada está perdido e tomara os outros estarem na nossa pele.

A minha crítica no jogo de Guimarães, consiste em que, como não havia JAVI deixar no Banco o Witsel, deu numa falta de músculo no nosso meio-campo, mas mesmo assim, oportunidades para marcar sempre tivemos, só que há noites assim...espero que se não repita.

Manuel Oliveira (Blog do Manuel) disse...

Concordo plenamente contigo amigo Jotas.

Abraço.

dezazucr disse...

A minha crítica vai de encontro à do Viriato.
Porquê deixar Witsel no banco?
De resto, ontem era mesmo um dia não. De todos os jogadores, em que não se safou nenhum, nem Aimar, nem Nolito, nem Rodrigo e nem mesmo Jesus.
Fomos totalmente manietados pelo Guimarães e não tivemos capacidade de reacção.
Quanto aos críticos, deixa-os tar. Quando o Benfica ganha Jesus não tem mérito nenhum, pois entregaram-lhe jogadores espectaculares, quais Messis. Quando perde, aí, claro que a culpa é de Jesus que é burro, teimoso e deslumbrado.

Carlos disse...

Pois bem não fiz comentário nenhum pois a mim não me interessa minimamente o benfica e os seus jogos, tanto que já nao vejo um jogo do Benfica desde que jogou com o Sporting, mas visto hoje tenho uma resposta para dar.

Ponto número 1 não lutamos por nenhum lugar da europa, porque que eu saiba até podiamos ficar em ultimo lugar do campeonato, mas se ganharmos a taça de Portugal teríamos lugar na Europa. O nosso objectivo é sempre foi e sempre será o terceiro lugar e ganhar uma taça como disse desde o inicio do campeonato, neste momento atrevo-me até a dizer os 1/8 de final da liga Europa para defrontarmos o grande Manchester City e irmos à nossa vida interna depois dessa eliminatória.

Agora, tenho de dizer que em relaçao a falencia tecnica tenho muito a dizer, temo que não saibas o que isso significa mas existe muitos termos para o explicar, o Sporting fez uma auditoria EXTERNA e pôs a Nu todas as debilidades do clube foi por culpa dos sócios que esta foi feita com o resultado já esperado por todos de um clube que tem um passivo a rondar os 350 milhoes e cito Clube e não SAD, quando outros têm passivos a rondar os 550(SLB) e 300(FCP). Posto isto nenhum clube fez nos ultimos anos uma auditoria externa e temo que agora depois da do SCP nenhum fará, sob pena de revelarem o mesmo que o relatório do Sporting revelou. Espero nunca ter de recorrer a operações Coração.

Continuando, o Sporting é e sempre foi(apesar de agora menos um clube ecletico) e em Hoquei é mesmo o clube com mais conquistas em provas europeias nacional. Em Andebol somos também o clube com mais titulos Nacionais e internacionais, Futsal somos o clube com mais titulos Nacionais, Bilhar, Atletismo e Ciclismo. Apenas em Volley, Futebol e Basket o Benfica consegue superar. Aliás em numero de titulos contando com os individuais, estamos apenas atrás do Barcelona. Portanto não Brinquem com A história dum Clube como o Sporting Clube de PORTUGAL.

Penso que nem Gil Vicente nem Olhanense têm estes números e muito menos o mesmo número de pontos, mas corrijam-me o engano, pois se lutamos pelos mesmos objectivos do Gil Vicente também lutamos por ser campeoes já que a distancia é a mesma, e não me parece e nunca pareceu que nem um nem outro fossem os objectivos. Objectivo sim ganhar a taça e tentar o terceiro lugar mas já será dificil.


Quanto ao Benfica, Além de não ver jogos, é por estas e por outras em termos de boquinhas que prefiro o Porto ao Benfica, é por este tipo de atitudes desrespeitadoras, como por exemplo toda a gente festejar golos do Manchester City em Portugal(eu por acaso adoro o city).

Anónimo disse...

Caro Jotas, não deve ter percebido o que eu disse, 2º o que eu percebi do seu post naquele blog de um tal Ricardo.
Eu sou completamente a favor da actual direcção desde o plano financeiro até ao desportivo, JJ incluido devido à sua grande qualidade.
Esse sr. Ricardo tem a mania de recortar os meus coment. para ficar ao gosto dele e depois escreve o que quer, ou seja, faz a manipulação total do que eu digo.
Se quiser, basta ver os post mesmo antigos dele e os meus coment. para ver que sempre fui a favor do que digo hoje. Até tive por parte dele uma sondagem sobre mim. Está lá é só ir ver.
Como vê, chega ao cúmulo de ir a outros blogs retira partes dos meus coment. e mete no seu só a parte que lhe interessa e depois diz a parvoeira habitual.
Eu já escrevo no seu blog à muito e sempre me mostrei a favor desta Direcção e de JJ.
Peço desculpa por algo tão longo, mas tinha que mostrar a realidade das coisas. Outros blogs onde comento e onde pode verificar as minhas ideias é no Bimbo-Lagartada, Blog do Manuel e no Guachos.
Esse Ricardo, é que anda sempre no bota-abaixo, a falar mal de LFV e JJ. JJ no seu blog é apelidado de bronco e anormal com grande frequência e como tal, não é difícil desmascarar esse coitado.

Tomás Pizarro

Jotas disse...

Caro Pizarro, com sinceridade, nem me apercebi que tal artigo era dirigido ao meu caro, nem em momento algum o tentei colocar em causa.
A minha crítica, não se dirige a alguém em particular, ou a qualquer espaço em concreto, apenas me revi no teor do postm, no seu conteúdo, e quando me refiro a algum tipo de benfiquismo que me repugna não tem a a ver com pessoas em particular, tem a ver com a facilidade com que algumas elevam pessoas a deuses e ao mínimo revés para eles está tudo m,al e todo o mundo é incompetetente, que curiosamente são os mesmosque fizeram campanha por um tal Bruno carvalho e diziam maravilhas de um Carlos azenha, por aí se pode medir aquilo que seria o clube com gente dessa que tem a mania do dom da perfeição a mandar.
Um abraço

Anónimo disse...

Tudo bem caro Jotas, a minha linha de pensamento é semelhante à sua. Eu apoio acima de tudo o Benfica e depois esta Direcção e JJ, pois vejo o trabalho realizado e não é por causa de algo correr menos bem, que mudo a minha opinião.
Esse Ricardo à muito que usa o meu nome para as suas traquinices como manipular informação, dizer o que eu não disse, etc. Basta ver como já disse os meus coment. nos blogs que disse anteriormente. Como sabe, esses blogs são de gente racional, que não diz hoje uma coisa e amanhã outra, assim como o seu é.
E por aqui me fico. Obrigado pela paciência, pois nunca o quis pôr ao barulho, mas os coment. que ele colocou no seu blog vieram daqui e feitos por mim.

Tomás Pizarro

Juris disse...

FOI MESMO!

UMA TRAGÉDIA COLOSSAL!

QUE GRANDE PORRA.....

ESTAVA TUDO TAMBÉM ENCAMINHADO.

ASSIM, O GARRAFON VAI ESTOIRAR..AI VAI!!.. VAI!!

 
Adaptado por Blogger Benfiquista