sexta-feira, 28 de outubro de 2011

EUFORIA LEONINA - Com uma certa arrogância.

    Está claramente instalado um grande clima de euforia nas hostes leoninas, eles são os jogadores, treinador, dirigentes, adeptos e os chamados ilustres, os quais, em consequência duma série de 9 vitórias, não se cansam de tecer os mais rasgados elogios à equipa e de forma muito antecipada prever já enormes conquistas para o seu clube.
  Nada mais legítimo, afinal de contas, o Sporting é uma equipa há muito tempo arredada deste tipo de performances, tão arredada que qualquer coisa, como 9 vitórias seguidas, servem para ser amplamente festejadas, como se de enormes conquistas se tratassem.
   Ao contrário dos adeptos sportinguistas, como benfiquista, sentir-me-ia diminuído, se fosse dado ao Benfica tratamento idêntico ao do Sporting pelas 9 vitórias obtidas como se de um feito ímpar se tratasse, porque é o mesmo tipo de tratamento dado a equipas com a dimensão de um Leixões, de um Paços ou de um Gil Vicente, quando estes têm algum registo mais positivo.
   Não coloco em causa a bom futebol que o Sporting tem produzido, até já o elogiei no post anterior, mas ressalvo que desses jogos, nenhum foi ganho a equipas do 1º terço da tabela classificativa, a não ser que hoje em dia a imprensa trate o Sporting como uma equipa menor, tenho sim, alguma dificuldade em perceber os amplos destaques dados as vitórias seguidas do Sporting e ainda não tenha visto uma única referência a um Benfica ainda invicto, quando já defrontou o campeão Suíço fora, o campeão nacional fora, o campeão inglês em casa e eliminou da Liga dos Campeões os vice-campeões da Turquia e Holanda, sendo que o Twente foi o vencedor da Taça e da Supertaça do seu país.
     O problema é quando da euforia se instala uma arrogância, sem motivos que se percebam, bem patente no atrevido e até desrespeitoso pedido de 10 mil bilhetes ao Benfica para um derby ainda algo distante e com tanto jogo por disputar, como se a vitória nesses jogos já estivesse garantida.
   Julgo que o Benfica e bem, se limitará a dar ao Sporting os bilhetes a que têm direito e não é pelo facto de em outras alturas eles terem recusado semelhante pedido do Benfica, recusa essa que impediu que Alvalade enchesse, mas sim, porque acho uma tremenda falta de respeito acharem que o Benfica não tem capacidade para encher o seu estádio, presumindo que essa é uma tarefa leonina.
   Soa até a palhaçada, porque, caso ainda não tenham percebido, aquilo a que os sportinguistas chamam de grande afluência de público, mais de 30 mil espectadores no seu estádio, equivale aquilo que os benfiquistas no seu estádio, chamam de má casa e essa é uma diferença abissal que parece estar esquecida pelos adeptos leoninos.
  Depois a arrogância vai tão longe que para os seus adeptos, a questão já não é a de questionarem se vão ganhar na Luz, mas sim por quantos vão ganhar, ora isto vindo de uma equipa que sem fazer contas rigorosas, deve vencer um derby de 3 em 3 anos, é já em si um ato de estupidez.
   Cabe aos benfiquistas responderem, enchendo eles a Luz no referido derby, porque se há coisa que felizmente o Benfica nunca precisou é de adeptos adversários para esgotar a sua lotação, já os outros, precisam muitas vezes que os adeptos do Benfica esgotem a sua.
  Creio que a direcção do Benfica não vai oferecer mais bilhetes que aqueles a que o Sporting tem direito, porque isso seria faltar ao respeito aos seus próprios adeptos e a perda de total legitimidade para depois se pedir a sua comparência em outros jogos tidos como menores, se o fizerem, quem não vai à Luz sou eu.
  

14 comentários:

João Tomaz disse...

Estou completamente de acordo contigo... e penso que a direcção também... Mas eu não deixaria de ir ao jogo!

" R y k @ r d o " disse...

Clap Clap Clap

O meu aplauso para mais um grande artigo, com o qual, concordo totalmente, do caro jotas

Grande abraço

Manuel Oliveira disse...

Muito bem analisado amigo Jotas!
Quem não se lembra das nossas 20 vitórias consecutivas na época passada e depois a época terminou da forma que todos sabemos.
Quanto aos bilhetes é muita pretensão realmente!

Abraço.

Benfiquista Duval disse...

Muitos parabéns pelo texto! Tudo isto causa uma estupefacção que é bom saber partilhada por outros benfiquistas. Há muito que o futebol português é um filme surrealista e não há sinais de que melhore. Pelo contrário.
Um abraço!

Carlos Alberto disse...

Eu acho que até devemos agradecer à lagartada essa atitude alucinada.

Ao elevarem as espectativas estão a promover um espectáculo que É NOSSO pois a receita fica na Luz. ehehehe

Keep the good work!!!

Berrante De Encarnado disse...

Tenho amigos sportinguistas que já andam a dizer que vão espetar 6 na Luz. Eu não respondi.

Cumprimentos benfiquistas

David Pereira disse...

"Ao contrário dos adeptos sportinguistas, como benfiquista, sentir-me-ia diminuído, se fosse dado ao Benfica tratamento idêntico ao do Sporting pelas 9 vitórias obtidas como se de um feito ímpar se tratasse, porque é o mesmo tipo de tratamento dado a equipas com a dimensão de um Leixões, de um Paços ou de um Gil Vicente, quando estes têm algum registo mais positivo."

O Real Madrid (que é o REAL MADRID) tem sido alvo de muitos elogios e destaque na imprensa espanhola por ter 7 vitórias consecutivas em todas as competições e jogado bem, algo um pouco á semelhança do que acontece com o Sporting em Portugal, que até tem mais, tem 9!
Não é preciso ler os jornais espanhóis, basta consultar os sites desportivos portugueses para se ouvir falar da série vencedor do Real Madrid.
Agora é um benfiquista que me diz que se iria sentir diminuído se dessem destaque a uma série dessas do seu clube? O Benfica também é mais poderoso que o Real Madrid? Quem é/são o(s) arrogante(s) agora?

Cumprimentos

frank disse...

Parabens pelo etxto esta bem visto gostei da analize feita pelo jotas,mas amigos com isto de Sportinguistas nao e de estranhar nao mudam sao iguais tanto faz os de menos nivel cultural como os intelectuais ate parece que a mae que pario um, pario todos os outros,um dia destes um ate disse num jornal que ganhando ao Benfica na Luz passa a ser o principal candidato ao titulo,mas que grande bullshit proferio este homem,entao cade os outros nao contam o Porto ja esta derrotado nos dois jogos entre eles,idem Benfica,idem braga,idem Guimaraes,Maritimo e por ai fora,eles ate nos podem ganhar na Luz claro que podem mas eu que nem sou treinador sei como se para aquele futebol largo pontape pa frente correria louca eu sei o JJ sabe muito melhor que eu,o excesso de euforia nao e bom conselheiro quase sempre acaba mal.

Jotas disse...

Caro david, sentia-me sim diminuído, porque para mim, se calhar por ser exigente, quero é ver a minha equipa na frente, para isso é preciso vencer, é certo, mas não vejo a imprensa a dar tamanho destaque pelo facto do Benfica ser a par do barcelona a única equipa invicta em jogos oficias, com um nível de exigência incomparável ao do seu sporting e acho que isso é um feito bem mais assinalável, embora não me cause especial euforia.
A verdade e isso é um facto, é que o Sporting está pouco habituado a ciclos destes, mesmo que o nível de exigência tenha sido pouco e isso faz com que a euforia se instale pela falta de hábito, alias, o Benfica a época passada teve mais do que 9 jogos seguidos a vencer e de nada lhe valeu.
A imprensa espanhola não me interessa para nada, mas desde já digo, que o real tem 7 vitórias seguidas, mas esse facto vale-lhe estar a frente do barcelona e isso também acontece, porque o real tem estado arredado da liderança há alhum tempo fruto do domínio catalão, razão óbvia porque não fazem o mesmo ao barcelona.

Anónimo disse...

A M O R D A Ç A D O S

QUANDO SE PENSAVA QUE A CENSURA TERIA SIDO BANIDA COM A "REVOLUÇÃO DOS CRAVOS" EIS QUE ELA SE APRESENTA CADA VEZ MAIS ACTIVA E MAIS ACUTILANTE ATRAVÉS DOS MODERNOS CENSORES CIBERNÉTICOS QUE TENTAM CALAR A VOZ OPOSITORA EM NOME DA "DEMOCRACIA". A DELES!
AMORDAÇADOS NASCE SEM REGRAS E SEM RESTRIÇÕES, PRECISAMENTE PARA DAR VOZ AOS AMORDAÇADOS.
ARQUIVEM OS VOSSO COMENTÁRIOS E EM CASO DE NÃO PUBLICAÇÃO, DISPONHAM DESTE ESPAÇO E DENUNCIEM A MAIS CRUEL E VIL PRÁTICA FASCISTA: A CENSURA!

www.amordacados.blogspot.com

Catedral Encarnada disse...

Caro amigo Jotas foi com agrado que li o seu comentário no meu blogue, já actualizei a minha lista de link´s com o seu e estou também como seu seguidor.

Com certeza passarei a ser uma visita deste seu belo espaço.

Obrigado

Joseph Lemos disse...

Caro Jotas

Acordo total!

Só mais uma coisinha: diz a sabedoria popular que "com pouco se contenta um pobre", mas por outro lado, sempre ouvi dizer que um esfomeado não sabe comer,lambuza-se!

carlos disse...

estive fora em Londres mas apraz-me comentar este facto. Nós Sporting, pensamos jogo a jogo para nós é mto bom o terceiro lugar e acho que vou levar 6 na luz. O que é certo é que 10 vitorias seguidas é um feito mt bom para uma equipa nova e sem estar sequer construída. Para o ano exigo mais ao meu clube. Este ano apenas o terceiro lugar, nao entro em euforias. Titulos é para os dois de sempre, ou pelo menos os que se dizem os dois de sempre. Para mim na ultima decada só existiu 1, basta ver os titulos

Jotas disse...

E tanto vibraste com esse 1, o que é para mim algo anormal ter adeptos assim numa equipa dita grande. Mas folgo em ver e acho muito bom que os adeptos verdes e brancos estejam a emergir de novo e ao invés os verdes e branco por fora, mas azuis e branco por dentro a diminuir.
Essa quer queira quer não é uma enorme vantagem dos benfiquistas, os quais apenas se rev~em no seu clube, não precisando do outros para se afirmarem e argumentarem seja o que for.

 
Adaptado por Blogger Benfiquista