segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

OS INQUÉRITOS DO CD da LIGA - Que se apure a verdade.

- O Conselho de Disciplina da Liga de Clubes, tem neste momento em mãos dossiers muito complicados de casos que infelizmente ocorrem vezes demais nos estádios portugueses, já aqui falei do assunto, sem contudo me alongar em demasia em pormenores e será esta a última vez que falarei sobre estes casos até a decisão final.
    Num entanto, li com atenção a entrevista concedida pelo Presidente daquele orgão ao jornal "Record", entrevista essa muito interessante, até para se perceber com que meias se coze este orgão disciplinar e desde logo, para mim, ficaram duas ideias bem patentes: Que o CD não pode ir mais longe, porque a legislação aprovada pelos clubes não permite, facto esse que limita em muito uma acção disciplinar séria e conveniente para encobrir acções dúbias por parte dos clubes, que assim, se protegem de actos ilícitos por si efectuados, sem que sejam alvos de punições demasiado severas, o que desde logo, tira seriedade aos clubes e qualquer legitimidade de se fazerem passar por sérios, quando na verdade não o são, este orgão disciplinar da Liga, não está sujeito ao poder dos clubes, mas sim limitado na sua acção pelo ponto anterior, mas está imune a pressões e pela primeira vez consegue perceber-se que algo está diferente, olhando-se menos para os nomes e mais para as acções praticadas, o que me apraz registar, mas que muito transtorno vai causando aqueles que estavam habituados a agir de toda a maneira e feitio de forma impune.
   Posto isto, verifica-se que este orgão, tem novamente em mãos casos de extrema complexidade, até pelo nome dos clubes envolvidos, Braga, Benfica e Porto, digo isto não por não acreditar que este orgão esteja realmente imune a pressões, mas porque sei que sofrerá imensas pressões e algumas das quais bem por baixo da mesa.
  Mas vamos aos factos: 1º caso a julgar, incidentes no Túnel do Estadio do Braga: Foi visivel para todos o que se passou no relvado e algumas coisas que se passaram no interior do túnel de acesso as cabines, não se percebendo por isso, qual a razão dos castigos a Leone e Cardozo, mas percebendo-se claramente que o clube bracarense e os jogadores Vandinho, Ney e Mossoró, devem e têm de ser severamente castigados pelos actos por si cometidos, estranhando-se apenas, a razão para tanta demora em punir aquilo que foi vísivel em directo na Televisão, já quanto ao inquérito do resto, que seja célere na decisão e que se apure a verdade, não com video montagens que a direcção bracarense entregou, mas com aquelas que chegaram às nossas casas pela televisão.
   Temo que a acção de certos intervenientes vá passar impune e aí, já não é como quis dar a entender o Dr. Ricardo Costa, por limitações do Regulamento Disciplinar, mas sim por inércia do orgão a que preside, 2 meses já seria tempo mais que suficiente para todos os amantes do futebol soubessem a verdade, conhecessem as punições, para que realmente possamos acreditar que o futebol neste momento não é uma anarquia e que as infracções não caiem em saco roto.
2º Caso - Túnel do Estádio da Luz, no jogo Benfica - Porto. Aqui estamos perante um caso mais bicudo, não por envolver um clube que como se sabe estranha imenso qualquer acção movida contra si, fruto dos imensos anos em que tal não era possível, pelas razões que todos conhecemos e que não adianta voltar a repetir, mas sim porque envolve suspensões preventivas de jogadores e porque neste caso específico, os regulamentos criados pelos clubes e através de uma norma proposta pelo clube que agora é vítima, prevêem punições de gravosas consequências.
   Diz Ricardo Costa e bem que "todos os processos que envolvem jogadores têm prioridade", mas a questão que se põe e para qual não há ainda resposta, é quanto tempo demora a recolha da prova para o apuramento da verdade de modo a poder julgar? É que os trâmites processuais da recolha de prova, são normalmente demorados nestes casos e o curioso de tudo isto, é que um jogador arrisca-se a estar impedido de jogar 2 meses e depois ser absolvido e eu pergunto, que raio de absolvição é esta que me impediu 2 meses de jogar? Onde está a presunção de inocência? Não é curioso verificar que um clube pode perder mais pela acção de um jogador seu que por tentativa de corrupção? Enfim incongruências de um regulamento que não se percebe.
   Mas no jornal " A Bola ", que não sei porque meio, só pode ter tido acesso às imagens, tal a minunciosa descricção dos factos ali relatados, descreve que para além de Hulk e Sapunaru, também Helton, Fucile e Rodriguez, estiveram envolvidos em agressões aos "stewards" de uma forma digna de um qualquer filme do Rambo e curiosamente, o clube em vez de repreender e castigar internamente os seus jogadores pelos danos causados ao clube, não, lança as culpas para o CD da Liga, que são uns mauzões, que foram provocados, que não podem punir assim o Porto, que é perseguição e mais uma série de balelas, que cada vez mais me convencem que de facto o Porto estranha agora que seja alvo de processos com os outros clubes, porque já há mais de 20 anos, com situações bem mais gravosas, nada lhes era imputado e como agora, apesar de tudo, existe um pouco mais de verdade e igual tratamento, naturalmente estranham e revoltam-se, pois na altura dos guarda abeis e afins é que era. Lastimável.

   Mas mais lastimável ainda é querer branquear-se o que é evidente, afirmando que tal só aconteceu porque estavam naquele local elementos sem acesso ao mesmo, o que é pura mentira para enganar o povinho, o que aconteceu (segundo o relato do jornal acima referido), é que no final do jogo, o Chefe de Segurança dos "Stewards", legitimado para ali estar, ao terminar a partida, chamou os seus subalternos, para que à semelhança do que se passa em todos os campos, no sentido de precaver confrontos entre os intervenientes no jogo, fizessem um corredor no centro do túnel, para separar as equipas na sua entrada para os balneários e tudo decorreu normalmente com as equipas, só que com a entrada do árbitro, Hulk e Sapunaru, derigiram-se a Lucílio Baptista, para tirar satisfações da sua arbitragem, com o mau perder que os caracteriza e o tal chefe da segurança (colete laranja) e alguns stewards (colete verde) rapidamente separaram os intervenientes como é sua obrigação, começando aí as agressões, pois o que eles queriam é que os deixassem acercar da equipa de arbitragem, isto foi visto pelo Delegado da Liga, pela P.S.P. e pelo 4º arbitro e devidamente mencionado no relatório.
  Depois, esses jogadores dirigiram-se para os balneários e devem ter contado aos colegas o que se passou e então Helton, Rodriguez e Fucile, desancaram a bater em quem tinha colete verde, com Helton a dar um pontapé naquela parte que a nós homens dói imenso e Rodriguez, qual pugilista, a socar várias vezes um steward que também apresentou queixa.
   Curiosamente, quais madalenas ofendidas e obviamente por ordens da SAD portista, o plantel do clube, faz um black out aquele jornal, pois teve a ousadia de relatar e desmascarar tudo e isso não se faz, aliás, isso antes não se fazia.
  Isto é o que foi descrito por aquele jornal e que pelos vistos é bem evidente nas imagens e a ser verdade meus senhores, tal situação é de passar impune? Só porque noutros tempos, era useiro e vezeiro bater-se em tudo o que mexia nas Antas sem punição, deve agora seguir-se o mesmo critério? Não me parece, então que se apure a verdade e a ser esta a verdade, estou curioso por saber se realmente este orgão está ou não imune a pressões.

18 comentários:

GIL VICENTE disse...

Boa análise, caro Jotas.
Agora, é preciso que a Liga apure a verdade. No caso do túnel de Braga, nem é preciso chegar aí. As grandes agressões deram-se à luz do dia, frente às câmaras de televisão.
No túnel da Luz não há imagens camufladas.
Ninguém sabe porque é que a Liga ainda não castigou os agressores que todo o mundo viu em Braga. A não ser que queira virar costas como fez o árbitro assistente (em alguma coisa e por alguma coisa ele é considerado o número 1) e a polícia que assistiu a tudo e ... ala que se faz tarde!

Um abraço

Anónimo disse...

Meu caro,
O problema é que nestes processos é preciso ouvir testemunhas (que têm que ser chamadas em dias que possam ir à liga), receber provas (como sejam as imagens, relatórios extras, etc) e analisar toda a informação.

Há muitos acontecimentos dentro e fora do campo em que a única prova que o CD é o que vem no relatório do árbitro e do delegado da liga e por isso toma as decisões em 2 ou 3 dias.

Mas neste tipo de processos é necessário precaução.

Além disso o CD segue as regras aprovadas pela Liga de Clubes... e se os jogadores do FCP estão suspensos até à decisão a culpa é de quem? Do FCP que foi quem propôs a mudança de regra. O CD nada teve a ver com essa mudança e nem foi chamado a votar essa mudança.

Ricardo Costa demonstrou até agora um excelente trabalho. Muitos culpam o CD pela constantes multas ao Benfica... mas ele não pode fazer nada contra isso. Os Delegados da Liga apontam tudo o que se passa nos jogos do Benfica com adeptos do Benfica. Tudo e mais alguma coisa.

Esses delegados (que não são escolhidos pelo CD mas sim pelos senhores que mandam na Liga) exageram, manipulam e mentem nos relatórios... mas o CD tem que punir segundo o que está escrito nos relatórios e não tem poderes para investigar o que quer que seja.

carlos silva disse...

àcerca desta entrevista gostaria de dizer que o presidente da liga pode estar imune a pressões sim senhor, mas pelo que foi dito já foram pedidos 10sumarissimos ao Bruno Alves por alguem (secalhar o Porto), e portanto essas continuam a existir, o que não devia de ser prática comum.

Gostaria de salientar que estive presente no Futsal, e se aqui foi referido a uefa futsal cup eu também queria referir o momento mágico de café ao Pedro Costa e que resultou no golo de cardinal digno dos melhores lances de futebol que já vi na minha vida.
Vejam aqui, para quem nao viu e gosta de futebol:

http://www.youtube.com/results?search_query=Sporting+2-+0+benfica+futsal&search_type=&aq=f

Gostaria também de dizer que como adepto e por vezes ouvem-se gritar benfica no estadio dos outros clubes, pois bem neste jogo eu Estive lá e o benfica nao cantou uma musica ao clube, esteve constantemente a provocar o clube adversário(Sporting), que normalmente respondia, mas chegaram a dizer: " o Verylight ta guardado", bom tenho muita pena que assim seja.

tibi disse...

very light ta guardado e tambem provocaram as mulheres que tavam ao meu lado a cantarem casa de putas casa de putas casa de putas!inda falam dos super dragoes enfim!

carlos silva disse...

E gostava de ver um post sobre isto...http://www.maisfutebol.iol.pt/desporto/makukula-balboa-benfica-jorge-jesus-jesus-adu/1113849-4062.html

Jotas disse...

Em primeiro lugar, quero dizer que para quem não sabe, qualquer clube pode pedir a instauração de um sumaríssimo a qualquer jogador e como defensor nato do Porto e que muito me apraz registar nos teus comentários, o que para um sportinguista! é no mínimo curioso, devias saber disso e saber que Luisão já foi castigado com sumaríssimo por reclamação do Porto e isso não é pressão, é um acto legal e previsto nos regulamentos caso não saibas, quanto ao futsal, parabéns pela justa vitória, dos melhores em campo e de facto o lance do café é sublime como alguns que o futsal nos vai brindando, mas infelizmente para ti, o futsal decide-se em play-off e o Benfica é tri-campeão.
Quanto as atitudes das claques, gostava de ver em ti maior isenção, até porque com já aqui referi, não vejo substanciais diferenças em nenhuma delas, e é por essa má educação que ao contrário de ti, nunca fiz parte de claques, nunca gostei de estar ao pé delas e nunca me revi em nenhuma, agora não me parece pelo que ouvi na Tv que a Juve Leo tivesse primado pela educação, mas enfim, tu estavas lá e eu não e apenas lamento que te identifiques tanto coma tua claque que pelos vistos na tua opinião é 100% correcta e não tem telhados de vidro, eu em relação as do meu clube, acho que têm e muitos episódios tristes que em nada dignificam o clube e só acho que se devia ser duro e punitivo para certos comportamentos das claques, embora aceite que tu aches que apenas as do Benfica devem ser punidas porque as outras são um exemplo a seguir, então os Sper Dragões nem vou comentar, fica para cada um o que pensam sobre um movimento que devia ser revisto e a continuarem assim acabado.
Aliás , é lamntável verificar que a sua legalização nada resolveu, até porque os dados são falsos e os criminosos ali infiltrados, não estão dados como elemntos das claques que apresentam sócios na ordem dos 500 e depois se apresentam com mais de 2000.
Lamento também, que o tema seja um e se venha aqui discutir assuntos, só por raiva ao Benfica, que nada têm a ver com o que está no post.
Para finalizar, dizer que eu estou a gerir este espaço da forma que acho que devo gerir, porque sou o único admnistrador dele, quem gosta de comentar ou propor certos assuntos da sua conveniência, pode propor por mail ou criar um blogue seu.

m. lopes disse...

Muito Obrigado Jotas!

Iremos também colocar o link do teu blog.

Abraço e volta sempre, nós gostamos de ter comentários para podermos interagir mais com os nossos visitantes.

amo o futebol disse...

Se na verdade, os factos relatados no jornal a bola forem verdade, são graves e só quem pactua com a indisciplina pode achar que dali não devam sair castigos.
Acho ainda que quem acompanha o futebol como eu há tantos anos e apesar da minha opinião valer tanto como as outras, não pode deixar de concordar que de facto, o Porto estava mal habituado, com inúmeros episódios de muito maior gravidade que este e sem nunca ser alvo de qualquer processo, agora é natural, que com este tipo de actos, ao serem alvos de processos, isso seja um factor estranho e até alheio ao que era norma, portanto a questão que aqui se põe é: querem continuar como era antes, ou preferem que agora estes actos não passem impunes? ou dito de outra forma, se estes actos fossem cometidos por jogadores do Benfica, o teor dos comentários seriam iguais? Pelo hesterismo que assisto nas hostes leoninas e tripeiras sempre que um erro de arbitragem benificia o Benfica, temo que não.

Rui Lança disse...

Boa tarde,

Parabéns pela abordagem...parece que vai ser um resto de época dificil e como o próprio lema do Benfica faz transparecer, contra muitos mesmo.

Aproveito para convidar a passar pelo meu blog

http://coachdocoach.blogspot.com/

Cumps,

rl

Anónimo disse...

OH Jotas
Conheci agora o blog nojento "mesa redonda" por teu intermédio, por causa da hitória do prémio....
Aquilo é pior do que bater no menino Jesus e na avó ao mesmo tempo, mais faccioso que o Deus me livre e tu para além de lhes dares prémios ainda lá comentas sem sem a deitar abaixo aquela vale merda mais o filho da puta do nuno de óculos azuis anti benfica primário ... ora vai-te foder tu também
Viva o GLORIOSO

Jotas disse...

Caro anónimo que nem coragem tens para te identificar, em 1º lugar o blogue Mesa Redonda é um blog de referência para mim por 2 razões: 1º porque é representado por pessoas dos 3 grandes, Benfica incluído, 2º porque gosto de ler as opiniões e pessoas de todos os clubes desde de que de forma educada o que não é o teu caso e porque sou benfiquista, não sou faccioso e se critico de forma veemente os anti, acho que não devo ser anti nada, tenho clube e esse clube é o Benfica, depois não admito que um parvalhão qualquer, ainda por cima escondido no anonimato me venha para aqui ofender, até porque o nível deste blogue, que aceita com muito orgulho a opinião livre e educada de pessoas de todos os clubes, porque adora a pluralidade de opiniões e porque acha que o futebol não se faz apenas com adeptos de um clube, e se a tua forma de comentar em blogues é ordinária como foi este comentário, agradeço que não ponhas mais aqui os pés e se o fizeres com este nível de linguagem serás apenas e só apagado, porque se há coisa de que me orgulho neste meu espaço é a elevação de todos os que aqui comentam e não vou admitir excepçõs, por isso se tens por habito levar onde mandas os outros levar isso é lá contigo, mas ou moderas a linguagem ou aqui não escreves mais.

am disse...

Caro Jotas

Em relação ao post, é uma excelente análise. Concordo em absoluto com o que escreveste.

Já reparei que recebeste o prémio relíquia. Como também fui um dos contemplados, e tinha que escolher cinco blogs, decidi atribuir-te novamente o prémio.

Simplesmente, porque o mereces.

Abraço

Jotas disse...

Grande am, muito obrigado, é muito gratificante ser reconhecido pelos próprios bloggers.

forteifeio disse...

Pelo o que sei também existe um pontapé na cabeça de alguém que está no chão. E o tunel de Braga, será que está fechado para obras?

Lobos do Mar disse...

Boa tarde pessoal,o meu blogue chama-se lobos do Mar (VARZIM SPORT CLUB) e queria colocar todos os blogues de futebol no meu blog, se aceitarem colocar o nosso link no vosso blog faremos o mesmo no "Lobos do Mar"
www.adeptosdovarzim.blogspot.com

Aguardamos Resposta

Saudações

Lobos do Mar disse...

Muito obrigado pelas suas palavras... Jotas

E quanto ao regresso do grande Varzim á liga Sagres, espero que seja para breve...

Continua a acompanhar o dia a dia deste clube histórico em: www.adeptosdovarzim.blogspot.com

Saudações Varzinistas

troza disse...

Com a suspensão preventiva dos jogadores do Porto, as coisas devem resolver-se num instante.

Não sei como são outras ligas em termos de eficiencia mas o jogo do Braga-Benfica já devia estar mais que resolvido e não está...

E o que se mostra é algo que sinto há muito tempo. O Benfica e o Sporting não fazem nada para acabar com o dominio do Pinto da Costa pk têm dirigentes que também não querem jogar 100% limpo... o que me desilude muito como Benfiquista. As regras permitem que passe quase tudo imune. E são os clubes que fazem as regras e aqui, desconfio eu, que a culpa principal seja dos 3 grandes.

E falando das bocas do "ganhem no campo e não no tunel"... O caso do Braga e a falta que o Cardozo fez ao Benfica é que poderão estar a influenciar um campeonato pelo que aconteceu ou não aconteceu no túnel. Enfim...

O futebol português é uma vergonha. É isto, é a taça da liga feita de propósito para irem os 3 grandes às meias finais, arbitros abaixo do nivel de muito ranhosos... enfim...

Não que a Fifa e a Uefa estejam melhores que as entidades portuguêsas de futebol... mas enfim. Cada vez mais se vê este desporto transformado noutra coisa qualquer... e faço mais uma vez a comparação com o Wrestling, pk já esteve mais longe de ser tal e qual aquilo...

sloml disse...

Tenho andado arredado destas lides blogueiras devido a falta de tempo, que lá vou arranjando apenas para manter o meu actualizado.

Em relação a este post, também li a entrevista e tenho a dizer que aprecio a coragem deste senhor, mas também sei que estas discussões nunca vão passar do mesmo. Este é apelidado de benfiquista e os adeptos do Porto (e até do Sporting, que continuam a ser os mesmos tristes que só vêm anti-Benfica à frente e vão lambendo as botas aos portistas) chamam-lhe todos os nomes porque ele tem a coragem de ir contra o sistema. Quando as decisões são ao contrário e favorecem o Porto vêm os benfiquistas a chamar portistas a quem toma essas decisões e nunca sairemos daqui. Acho que, para quem gosta verdadeiramente de futebol, estas discussões de quem é mais ou menos prejudicado são estéreis e inúteis. Eu só quero que o Benfica ganhe sempre, mas sempre dentro da lei. Nunca sendo beneficiado por arbitragens. Só peço isenção. Porque todos sabemos que na história já houve clubes muito beneficiados pelos homens do apito devido a pressões exteriores. Acho que o mundo (e neste caso o mundo do futebol) seria muito melhor se tudo isto terminasse, se tivessemos dirigentes sérios e se só contasse o jogo jogado dentro do campo. São esses os meus votos para 2010.

Grande abraço, Jotas

 
Adaptado por Blogger Benfiquista