terça-feira, 1 de setembro de 2009

MASSACRE NA LUZ - Um Benfica imparável, sem dó nem piedade.

---- Foi uma jornada, em que o destaque vai direitinho para o Benfica, que com um exibição de luxo, a relembrar o Benfica de outros tempos, com uma dinâmica fantástica e uma enorme qualidade de jogo, assim vale a pena ver futebol.
BENFICA 8 SETÚBAL 1 - Um resultado que já não se usa, foi o coroar de uma exibição digna de reis, num jogo em que seria injusto destacar qualquer individualidade, quando toda a gente cumpriu tão bem o seu papel.
   Muitos vão agora dizer que o Setúbal é muito fraco e não joga nada, é verdade, é ainda uma equipa nova, em processo de construcção e com alguns jogadores de qualidade tão duvidosa, que apetece perguntar se por acaso não há portugueses melhores. Mas aos que afirmam isso, apenas contraponho com o seguinte: este Setúbal que levou 8, sim 8, é aquela equipa que nas duas jornadas anteriores, apenas tinha sofrido 1 golo, que mais nenhuma equipa lhe vai ganhar por tal margem e que hoje em dia, já nem a equipas das terceiras divisões é fácil marcar tantos golos, basta relembrar que à mais de 15 anos que não havia uma goleada assim, foi também o Benfica com 8 a 0 ao Famalicão, por isso há mérito e muito da equipa orientada por Jorge Jesus.
    Num entnato, não pode haver lugar a deslumbramentos, pois esta goleada valeu apenas 3 pontos, mas a qualidade exibida, permite ver que a pré-época não foi bluff e que ganhe no final ou não, esta equipa vai ser muito competitiva e isso é uma facto indesmentível.
   O Benfica entrou com um ritmo muito forte desde cedo e aos 2 minutos, já havia desperdiçadouma grande oportunidade, depois, continuando a um ritmo tipo TGV, começou a abrir brechas no autocarro sadino em 541, pelo que não espantou ninguém o 1º golo, logo aos 15 minutos, apontado por Javi Garcia, um senhor jogador, depois, foi continuar igual e 2,3,4,5 até ao intervalo e mais um ou outro que ficaram por marcar.
  Destaque para o facto dos 3 primeiros golos do Benfica serem apontados em lances de bola parada, o que na minha opinião, demonstra uma coisa, trabalho, muito trabalho, mérito, muito ao treinador, pois hoje, não se sabe como vai ser marcado um livre ou um canto para a área adversária, tala a variedade de lances treinados ao pormenor, pormenor esse, que em muitos jogos tem feito e vai continuar a fazer toda a diferença.
   Com uma 1ª parte de luxo, veio a 2ª parte e se compreensivelmente o ritmo baixou, Jorge Jesus continuava a exigir o máxumo aos seus jogadores e sabendo que o jogo estava ganho e os jogadores satisfeitos, eis que inteligentemente, lança Fábio Coentrão e que coelho tirado da cartola, Coentrão entrou e o brigou novamente a equipa a correr muito e répida, tal a dinâmica que voltou a imprimir ao jogo e como tal, só se podia adivinhar uma coisa, o dilatar do marcador, foram até aos 8 e podiam ter ido até aos 10, assim quisessem.
  Mas a descomprensão natural e normal, permite uma outra facilidade e como tal, o tento de honra do Setúbal e o resultado fechado com uma goleada que muito dificilmente se verá outra vez nos relvados nacionais e até intrenacionais.
   Com uma goleada assim, acho que nem é preciso falar do árbitro.
  Parabéns ao Benfica, pelo prazer de ver jogar tão bom futebol.
ACADÉMICA 0 SPORTING 2 - Em contraponto com o jogo da Luz, em Coimbra, assistiu-se a um jogo quase sempre mal jogado, sem sabor e quase sem remates, principalmente na 1ª parte e apesar da vitória justa do Sporting, tal a inoperência do seu adversário, esta começou a desenhar-se por linhas tortas, com um penalti claro de Carriço sobre Licá, logo aos sete minutos, que a ser marcado, podia mudar o jogo e afundar ainda mais animicamente uma equipa já de si frágil.
     Foi de facto um jogo sem grande interesse, neste período, nenhuma das equipas conseguia ligar uma jogada com princípio meio e fim, a excepção foi apenas um belo remate de Yannick ao poste, aliás o joagdor mais perigoso da equipa leonina a comprovar que é ali que rende, não é nem nas alas, nem no apoio aos avançados.
  Na 2ª parte, o jogo melhorou um pouco, fruto de uma maior dinâmica do Sporting e aí mérito seja dado a Paulo Bento, que lançou Vuckcevic ao intervalo e vendo que o jogo não desatava, arriscou tudo com a entrada de Saleiro, alargando a sua frente de ataque, o que lhe permitiu que aos poucos fosse abrindo brechas na muralha de Coimbra, mas sempre com um futebol lento, prevísivel e desgarrado.
    Contudo o domínio do jogo era do Sporting, pois esta Académica, distante daquela da época passada, jogava ainda pior que os seus opositores, pelo que não espantou o golo do Sporting, após bela jogada e cruzamento do recém entrado Vuckcevic, o único jogador com capacidade de desiquílibrios individuais no meio campo leonino.
   Tenta a Académica reagir, mas a verdade é que não conseguiu chegar com perigo à área do Sporting e já reduzida a dez, por expulsão de Miguel Pedro, por acumulação de amarelos, critério que não foi usado em relação a Pedro Silva, é o Sporting, por intermédio de Yannick. consumando assim a 1ª vitória leonina esta época.
     Jorge Sousa esteve mal, não colocando em causa a justiça da vitória do Sporting, mas as decisões referidas no texto, podiam ter mudado o curso do jogo.
NAVAL 1 PORTO 3 - Não vi o jogo, mas julgo que foi uma vitória sem contestação, mesmo sem realizar um grande jogo, fez o suficiente para justificar os 3 pontos.
     Falcão voltou a marcar e Varela, está em bom momento. Infelizmente não posso falar mais, porque de facto não tenho dados para o fazer.
     Referência novamente para os poucos golos em muitos jogos e os empates a prevaleceram, excepção para o jogo do Benfica em que houve 9 golos.
    RESTANTES RESULTADOS: P. Ferreira 0 Guimarães 0; Leiria 0 Maritímo 0; Leixões 0 Rio-Ave 0, Braga 3 Belenenses 1; Nacional 1 Olhanense 1.

2 comentários:

garanhão plus disse...

Foi mesmo um massacre.
O Benfica está num grande nível e acho mesmo engraçado, que alguns papagaios do Porto que aqui costumam vir, estejam tão caladinhos.
Medinho? Pois claro.

António Pista disse...

Depois de lançar A Mesa Redonda nas mais altas rodas da blogosfera nacional, regresso à minha casa, ao Águia de Ouro, que criei no dia 25 de Abril de 2007, desta vez não estou sozinho e vou trazer alguns amigos benfiquistas comigo.

Com um novo design e uma mais diversa e especializada opinião, o Águia de Ouro volta com mais força que nunca.

Visitem, comentem e desfrutem:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

 
Adaptado por Blogger Benfiquista